Educadores

Formação Continuada - EaD - Cursos ofertados pela Seed

Nesta página você encontra a lista de cursos que estão sendo ofertados pela Secretaria de Estado da Educação, na modalidade de Educação à Distância,  no ano de 2014.

Aprendizagem com Mobilidade

Sobre o curso: O curso Aprendizagem com mobilidade tem como finalidade ampliar e aprofundar o estudo sobre a utilização dos dispositivos móveis na educação.

Público-Alvo:  Professores da Rede Estadual de Ensino

Carga horária: 32 horas

Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar

Sobre o curso: Ofertado pelo Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional, tem como objetivo subsidiar e instrumentalizar as equipes pedagógicas das escolas da rede estadual de ensino que fazem parte do Plano de Ações Descentralizadas (PAD) para o processo de Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar.

Público-alvo: Equipes pedagógicas das escolas da rede estadual de ensino que fazem parte do Plano de Ações Descentralizadas - PAD.

Carga-horária: 60 horas

Documentação e Legislação Escolar

Sobre o curso: O curso é uma proposta do Departamento de Legislação Escolar (DLE) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e visa proporcionar o estudo das orientações do departamento e da legislação educacional vigente.

Público-Alvo: Agentes Educacionais II que atuam como Secretários Escolares na Rede Pública Estadual de Ensino.

Carga-horária: 40 horas

Educação ambiental na escola com ênfase em unidades de conservação

Sobre o curso: Proposto pela Secretaria de Educação (Seed), Departamento de Tecnologias Educacionais (DPTE) e Coordenação de Desenvolvimento Socioeducacional (CDS) por meio da equipe de Educação Ambiental em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com o objetivo de apresentar técnicas e metodologias que propiciem a realização de ações educativas e práticas sustentáveis, principalmente no contexto do Programa Parque Escola.

Público-alvo: Professores das escolas participantes do Programa Parque Escola; técnicos pedagógicos de Educação Ambiental no núcleo regional de ensino; técnicos pedagógicos da Seed; gerentes e monitores das Unidades de Conservação do Paraná; profissionais do IAP e Sema que trabalham com Educação Ambiental.

Carga-horária: 40 horas.

Início: 29/09/2014 Término: 30/11/2014.

Educando com a Horta escolar e a Gastronomia no Paraná - Etapa 1

Sobre o curso: Proposto pela Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Público-alvo: Professores, pedagogos e gestores da Educação Básica do estado do Paraná, lotados em estabelecimentos de ensino cadastrados no Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia no Paraná, incluindo técnicos correspondentes dos NRE.

Período de duração do curso: 22/09/2014 a 02/11/2014.

Carga-horária: 48 horas.

Educando com a Horta escolar e a Gastronomia no Paraná - Etapa 2

Sobre o curso: Proposto pela Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (CANE) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Público-alvo: Professores, pedagogos e gestores da Educação Básica do estado do Paraná, lotados em estabelecimentos de ensino cadastrados no Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia no Paraná, incluindo técnicos correspondentes dos NRE.

Período de duração do curso: 22/09/2014 a 02/11/2014.

Carga-horária: 48 horas.

Formação de Brigadistas Escolares

Sobre o curso: Oferecido pela Seed/Pr em parceria com a Defesa Civil, o curso tem como principal objetivo formar profissionais da educação para compor as brigadas escolares nos estabelecimentos da rede pública de ensino.

Público-Alvo: Profissionais da Educação Básica do Estado do Paraná.

Carga horária: 60 horas

Formação de Professores que atuam no Apoio à Escolarização de Alunos com Deficiência Física Neuromotora

Sobre o curso: Proposto pelo Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (DEEIN), tem como objetivo orientar teórica e metodologicamente o Professor de Apoio à Comunicação Alternativa (PAC) para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos estudantes com deficiência física neuromotora.

Público-alvo: Professores de Apoio à Comunicação Alternativa (PAC)

Carga-horária: 45 horas

Formação de Professores-Tutores

Sobre o curso: Proposto pelo Departamento de Formação dos Profissionais da Educação (DFPE), tem como objetivo formar Professores e Agentes Educacionais II para a prática de tutoria em cursos na modalidade a distância, ofertados pela Seed-PR.

Público-alvo: Professores e Agentes Educacionais II da Rede Pública Estadual de Ensino.

Carga-horária: 40 horas.

Formação em Alimentação Escolar

Sobre o curso: Proposto da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar - CANE e tem como objetivo orientar e instruir, a partir da Instrução Normativa nº 01/2014 - Sude/Dilog/Cane, todos os responsáveis na execução do PEAE na rede Estadual de Ensino.

Público-alvo: Responsáveis pelo Programa Estadual de Alimentação Escolar - PEAE.

Carga-horária: 24 horas.


Grupo de Estudo em Rede - GER

Sobre o curso:  O Grupo de Estudo em Rede – GER é uma ação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná que integra o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino e se caracteriza pela interação virtual entre os professores da Rede Pública de Ensino que atuam no ensino médio.

Público-Alvo: Professores da Rede Estadual de Ensino

Carga-horária: 200 horas

Metodologia de Ensino dos Jogos Pré-Enxadrísticos

Sobre o curso: O curso Metodologia de Ensino dos Jogos Pré-Enxadrísticos é uma proposta da Coordenação Estadual do Xadrez nas Escolas do Paraná e da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Público-Alvo: Professores de qualquer área de conhecimento da Educação Básica do estado do Paraná, lotados em estabelecimentos de ensino que desenvolvam ou pretendam desenvolver projetos de ensino de xadrez.

Carga-horária: 40 horas

Recomendar esta página via e-mail: