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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Uso recente de álcool, tabaco e outras drogas entre estudantes adolescentes trabalhadores e não trab Popular Versão: 
Atualização:  23/8/2010
Descrição:
SOUZA, Delma P. Oliveira de ; SILVEIRA FILHO, Dartiu Xavier da

Foi realizado um estudo transversal, de base populacional, para determinar a prevalência do uso recente de substâncias psicoativas em uma amostra probabilística de 798 adolescentes trabalhadores e de 1.493 não trabalhadores, matriculados na rede estadual de educação básica da área urbana de Cuiabá, Brasil. Um questionário de autopreenchimento foi aplicado em sala de aula, indagando sobre aspectos demográficos, sociais e o consumo de substâncias psicoativas.”

Palavras-chave: Trabalho. Estudante adolescente. Substâncias psicoativas. Epidemiologia. Saúde pública.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Os lugares da sociologia na formação de estudantes do ensino médio: as perspectivas de professores Popular Versão: 
Atualização:  15/8/2013
Descrição:
MOTA, Kelly Cristine Corrêa da Silva

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre o ensino da sociologia no ensino médio. O objetivo é compreender o lugar do conhecimento sociológico na formação escolar de estudantes desse nível de ensino, a partir de perspectivas de professores de sociologia. Leituras teóricas, leituras de documentos legais e entrevistas com professores indicaram os conhecimentos sociológicos como componentes fundamentais na formação de estudantes cidadãos e críticos. A problematização desse argumento, a partir de uma concepção ampliada de educação, cidadania e crítica apontou que o trabalho docente na área está pautado no pressuposto da escolarização e da precarização política dos jovens para o exercício da cidadania e da crítica. A sociologia ensinada nas escolas, percebida como elemento privilegiado na constituição dessas dimensões, acaba por sublinhar um pretenso despreparo, desinteresse e incapacidade política dos jovens para tal exercício. Além disso, ignora outras práticas e espaços sociais que conduzem o ser humano a uma formação crítica e cidadã.

Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Sociologia no ensino médio. Cidadania e crítica.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos Popular Versão: 
Atualização:  15/8/2013
Descrição:
CARVALHO, Marília

Baseado em pesquisa desenvolvida junto às turmas de 1ª a 4ª séries de uma escola pública no município de São Paulo, este artigo discute as diferenças entre a classificação racial dos alunos feita pelas professoras ou por eles mesmos. O conceito de raça adotado é o de "raça social", isto é, um constructo social baseado numa idéia biológica errônea, mas eficaz na manutenção de privilégios. Conclui que o fato de a desigualdade de desempenho escolar entre brancos e negros na escola estudada ser maior quando se usa a classificação das professoras em lugar da auto-classificação decorre tanto de as professoras clarearem crianças de melhor desempenho quanto de avaliarem com maior rigor crianças que percebem como negras, principalmente os meninos. Enfatiza ainda que não se trata de acusar as professoras de uma deliberada discriminação racial, mas de perceber como o racismo, presente na sociedade brasileira como um todo, penetra também nas relações escolares.

Palavras-chave: Racismo. Ensino fundamental. Desempenho escolar. Avaliação.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Neoliberalismo e a crise nos movimentos sociais Popular Versão: pdf
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
LIMANSKI, Tiago

O artigo contempla uma discussão pertinente a dinâmica dos movimentos sociais frente aos impasses do movimento de desregulamentação impulsionado com o advento do ideário neoliberal.

O autor aborda conceitos e práticas neoliberais dentro da globalização, expõe relações destas com a tendência de fragmentação das lutas sociais em que não existe um sentido claro do coletivo, mas determinações pontuais; movimentos feministas, pelo meio ambiente, dos afrodescendentes. "Estes novos entendimentos não somente adulteram a gênese que permeia a articulação da classe expropriada, como também seu produto final, ou seja, as perspectivas quanto ao processo de mudança na estrutura social que por via de reforma conciliam os interesses opostos em um processo ímpar de inserção na estrutura social". Citando Florestam Fernandes, seu contexto e pensamento, o qual afirma que se faz necessário: "uma ação coletiva e simultânea dos indivíduos, tanto em nível de categorias, quanto em nível de classe social", insere a escola nesta problemática. Desmistifica a escola como agente transformador do meio social, ou seja, segundo o autor, não é na escola, mas em direção a escola, que a ruptura social deve se constituir.

Palavras-chave: Escola. Meio social. Estrutura social.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!A crucificação da moral: a sedução do Cristianismo na análise genealógica de Nietzsche Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
LIMA Jr, Francisco Chagas Vieira

O presente artigo aborda a mudança de paradigma na moralidade ocidental a partir da concepção genealógica de Nietzsche, buscando caracterizar o momento histórico da suplantação dos valores considerados vulgares dos escravos sobre os valores considerados elevados dos aristocratas de acordo com o viés historiográfico. Para isso, utiliza o material teórico especializado, tendo como foco principal a obra nietzscheana encabeçada pela “A Genealogia da Moral”, em que este filósofo se debruça sobre o abismo existente entre os ideais romanos e os ideais cristãos. O artigo também tenta explicar os motivos subjacentes ao triunfo desses ideais cristãos na Civilização Ocidental.

Palavras-chave: Moralidade. Aristocracia. Cristianismo. Poder. Ideais escravistas.

Downloads 2243  2243  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Espaço Acadêmico  Site http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/issue/current
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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Um estudo das relações de poder na escola pública de ensino fundamental à luz de Weber e Bourdieu: d Popular Versão: 
Atualização:  23/8/2010
Descrição:
CASTRO, Magali de

A escola pública de ensino fundamental de periferia é uma instância onde a circulação de capital econômico e social é restrita e onde a exigência de capital cultural é menor do que em outros níveis e ambientes. Nela travam-se lutas pelo poder e se fazem relações de poder de forma clara e, às vezes, impositiva. Partindo da abordagem teórica de Weber e Bourdieu, este estudo analisa as relações de poder em duas escolas públicas de periferia de Belo Horizonte, em dois momentos: na interação rotineira do dia-a-dia, quando é exercido o poder simbólico e, em determinados momentos, quando a luta por posições de poder ou pela imposição de ideias desvenda o poder, tornando-o manifesto e revelado.

Palavras-chave: Poder. Escola pública ensino fundamental. Administração escolar. Organização da educação.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!A revolução do presente Popular Versão: 
Atualização:  11/5/2010
Descrição:
FONSECA, Tania Mara Galli; ENGELMANE, Selda; Kirs, Patrícia Gomes

Enfoca-se a construção do presente perguntando o que se passa na atualidade a partir de Foucault. Privilegia-se a perspectiva que positiva a capacidade de crítica que atravessa o nosso tempo. Foca-se não os empreendimentos revolucionários em si, mas a cartografia dos traços de entusiasmo pelo porvir que sustenta a construção de devires desenhados nas práticas cotidianas dos sujeitos. Visa-se o plano ético de existir, mostrando a vontade de revolução contra o que nos torna fracos, a vontade de poder que se dirige como crítica ao próprio presente, manifestando-se como enunciação coletiva que as práticas organizam e produzem na superfície dos rostos.

Palavras-chave: Atualidade. História. Revolução. Dever.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!O consumo: uma perspectiva sociológica Popular Versão: 
Atualização:  22/3/2012
Descrição:
RIBEIRO, Raquel

Resumo: Apresentamos os resultados preliminares de uma investigação sobre o consumo, numa perspectiva sociológica, desenvolvido no âmbito do CAPP e do CES-ISCSP. Trata-se de um projecto de pesquisa essencialmente qualitativo, cujos principais objectivos são identificar quais os consumos que servem, no quotidiano dos indivíduos, de fronteiras perceptivas entre estratos sociais e, por outro lado, compreender os processos que subjazem à escolha e utilização desses consumos, nas suas diversas acepções. O estudo assentou na aplicação de um questionário a uma amostra de 545 indivíduos, na realização de entrevistas em profundidade e na observação de uma população dos 18 aos 45 anos, residente nas áreas de Lisboa e Leiria, apresentando-se uma análise comparativa de perfis e resultados para estas duas cidades. Os dados mostram que o consumo é um dos critérios mais relevantes para a diferenciação social e que o seu papel é visto de forma diferente nas duas cidades analisadas.

Palavras-chave: Consumo. Estratificação. Sociologia. Lisboa. Leiria.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Discursos do mundo do trabalho nos livros didáticos do ensino médio Popular Versão: 
Atualização:  26/2/2009
Descrição:
DIAS, Rosanne Evangelista ; ABREU, Rozana Gomes de

Neste estudo, focalizamos os discursos sobre o mundo do trabalho nos livros didáticos da área de ciências da coleção De olho no mundo do trabalho (editora Scipione), como parte de uma política curricular para o ensino médio. Entendemos a constituição de políticas curriculares como um processo de negociação complexo que inclui influência, produção e disseminação de textos circulantes que estão sujeitos à recriação contínua no contexto da prática (Ball). Analisamos como os discursos sobre o mundo do trabalho são apropriados e recontextualizados (Bernstein) na elaboração de livros didáticos e quais novos sentidos e significados são produzidos. Identificamos no discurso sobre a formação para o trabalho sentidos e significados que precisam ser refletidos pela comunidade educacional, considerando as relações estabelecidas entre os contextos econômico e educacional que resultam em formas de ensino e aprendizagem que acentuam o caráter de performatividade (Lyotard).

Palavras-chave: Ensino médio. Livro didático. Políticas curriculares. Trabalho.

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Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!A modernização na era das incertezas: crise e desafios da teoria social. Popular Versão: 
Atualização:  19/10/2010
Descrição:
BRITO, Daniel Chaves de ; RIBEIRO, Tânia Guimarães

O artigo discute os desafios colocados às teorias sociais modernas gerados pela crise nas teorias do planejamento do desenvolvimento, diante da conformação de uma sociedade de risco _ individual, social e ambiental. Neste sentido as teses formuladas no âmbito das teorias desenvolvimentistas, que prometiam realizar a felicidade da humanidade, transformaram-se em um projeto normativo e teórico de modernização-racionalização, pela via da certeza de seus resultados através do planejamento. No entanto, contrariamente a esta perspectiva concebida no seio da filosofia iluminista, acaba por constituir a ideia de progresso paralelamente a uma situação iminente de riscos sociais, que então, contra-argumenta as teorias sociais modernas e sua perspectiva de análise globalizante.

Palavras-chave: Teoria da modernidade. Planejamento do desenvolvimento. Sociedade de risco. Modernização. Desenvolvimento sustentável.

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