Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A História da Igreja como Comunhão de Comunidades Locais: O caso da Diocese de Balsas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
COUTINHO, Sérgio Ricardo
"A história da Igreja como comunhão de igrejas locais não existe". A afirmação é de Giuseppe Alberigo. Para ele, faltam estudos, no tempo e no espaço, da experiência cristã como "comunhão de comunidades locais", pois é significativa a carência de uma história da Igreja de inspiração "ortodoxa oriental", daí enfatizar a necessidade de se construir uma história da Igreja a partir das comunidades cristãs concretas, onde se deu (e se dá) a experiência da fé. Nos parece que, para explorarmos uma História da Igreja que leve em conta a idéia de communio entre as igrejas locais, deveríamos também redirecionar a história de uma igreja local que leve em conta o mesmo pressuposto, ou seja, estudar a dinâmica dos processos de comunhão e participaç&atatilde;o no seu interior. Assim, o objetivo deste artigo é o de apresentar, brevemente, uma pesquisa em fase de desenvolvimento sobre a trajetória histórica, de mais de 50 anos, das comunidades eclesiais reunidas na "igreja local" de Balsas, no sul do Maranhão.
|
830 0 bytes REVER http://http://www.pucsp.br/rever/rv2_2003/t_coutin.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Religião, Diversidade e Valores Culturais: conceitos teóricos e a educação para a Cidadania |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Eliane Moura da
Neste artigo são apresentadas algumas das questões conceituais e teóricas que nortearam a implantação do Ensino Religioso nas escolas públicas de São Paulo. Defendendo o ensino público laico, a diversidade, o multiculturalismo e o pluralismo, o estudo dos fenômenos religiosos foi valorizado como patrimônio cultural e histórico, enfatizando as diversas expressões e crenças definidas como religiosas no campo da História Cultural. Chamando a atenção para os diferentes sentidos e usos de termos que, em determinada situação, geram crenças, ações, instituições, condutas, mitos, ritos. Como atividade pedagógica, o trabalho com a diversidade religiosa se torna elemento central de ação pró-ativa em favor de atitudes de tolerância e respeito às diferenças e compreensão da alteridade.
|
231912 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv2_2004/t_silva.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ensino Religioso na Escola Pública – Uma Mudança de Paradigma |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAMILO, Janaína
Durante o ano de 2003 foi desenvolvido o projeto “Ensino Religioso na Escola Pública do Estado de São Paulo”, que objetivou oferecer aos professores de ensino religioso a oportunidade de discutir propostas que viabilizassem o ensino religioso na Rede Oficial de Ensino, tendo como caminho norteador as premissas estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96), especialmente aquela que veta o proselitismo religioso na sala de aula. Assim, tanto durante a realização de seminários temáticos, quanto nas várias ações de capacitação dos professores, os debates evidenciaram que não podemos ensinar uma religião, mas religiões, tendo como conceitos éticos básicos o respeito à diversidade e o exercício da tolerância. Este artigo tem como proposta sugerir leituras teóricas sobre alteridade e representação e, também, propor atividades destinadas ao desenvolvimento desses conceitos em sala de aula, especialmente através de projetos interdisciplinares.
|
917 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv2_2004/t_camilo.htm |
|