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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Psicologia cultural da religião: perspectivas, desafios, possibilidades Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
BELZEN, Jacob A.

Após definir o que é Psicologia da Religião, o autor assinala que esta disciplina pode ser estudada a partir de várias perspectivas, mas desde uma perspectiva que permita distinguir suas características propriamente psicológicas. A Psicologia Cultural oferece exatamente essa possibilidade. Embora possam ser identificados vários tipos de Psicologia Cultural, o desafio contemporâneo para a Psicologia da Religião é o emprego daquelas aproximações que permitem a conceituação e investigação das relações entre religião como fenômeno cultural e o funcionamento psíquico. Este artigo passa em revista algumas teorias antigas da Psicologia compatíveis com o insight da Psicologia Cultural, para discutir, em seguida, algumas aproximações mais promissoras e comentar outras que estudam a Religião por meio da Psicologia.

Palavras-chave: Psicologia da Religião. Psicologia cultural da religião. Religião e cultura.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Psicanálise e umbanda: a demonização do Exu como interdição simbólica e intolerância religiosa Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2011
Descrição:
OLIVEIRA, Sidney

Parte-se neste trabalho de uma reflexão inspirada na vocação social da psicanálise e sua particular investigação e teorização da cultura para, posteriormente, elucidar alguns aspectos da intolerância religiosa por meio da interdição simbólica e imaginária e da destituição política e cultural. O contexto em que se incide esse processo e que será tomado como continente de análise é de uma religião tipicamente brasileira: a Umbanda. Dentro dela, optou-se por investigar uma entidade muito conhecida e, sem dúvida, um das mais polêmicas: o Exu. Parte-se da premissa que o processo de demonização do Exu cumpre especialmente uma função de opressão e desmonte do universo representacional simbólico e cultural.

Palavras-chave: Psicanálise. Umbanda. Intolerância Religiosa. Direitos Humanos. Universo Simbólico.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Protestantismo, Modernização e Estado Leigo: Luteranos confessionais entre a ortodoxia e a laicidade Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JÚNIOR, Arnaldo Érico Huff

O protestantismo é regularmente identificado a processos de modernização, quer seja como padrão e controle disciplinadores de condutas, quer como um passo geral rumo à livre escolha religiosa e, conseqüentemente, à individuação moderna. Tal pré-concepção pode, todavia, embaçar a vista de quem observa algumas manifestações protestantes, eminentemente aquelas ortodoxas ou fundamentalistas. Pretendo aqui, a partir da análise de um episódio que envolveu, ao redor da discussão sobre ensino religioso e ensino laico nos anos 1930, o Sínodo Evangélico Luterano do Brasil e a Coligação Pró-Estado Leigo, problematizar tais ligações naturalizadas entre protestantismo e modernização. A estrutura ortodoxa que permeava os discursos e práticas daqueles protestantes luteranos, ainda que os tenha levado a sustentar a separação entre Igreja e Estado, diferia em muito do que hoje se possa compreender como modernização ou processos de individuação. Em se falando em protestantismo e modernização, se faz necessário um olhar complexo e contextualizado por sobre um fenômeno que é plural.

Palavras-chave: Protestantismo. Luteranismo confessional. Modernização.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Protestantismo Tupiniquim, Modernidade e Democracia: limites e tensões da(s) identidade(s) evangélic Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CERVEIRA, Sandro Amadeu

Esse trabalho pretende apresentar elementos para o debate a respeito da identificação do ser evangélico no Brasil contemporâneo a partir de uma perspectiva político relacional de identidade. Exploramos alguns elementos sociológicos comuns à maioria das comunidades evangélicas, analisados utilizando a noção de seita como concebida por Weber e Troeltsch. Sem pretensões de descrever minuciosa e exaustivamente os elementos litúrgicos ou doutrinários das muitas denominações evangélicas, propõe-se que essa forma específica de organização eclesiástica sectária, marcada pelo conversionismo, denominacionalismo e condição minoritária, deve ser levada em consideração no esforço analítico sobre a identidade evangélica no Brasil. O foco do trabalho, portanto, concentra-se na interação entre o jogo de forças envolvido na construção dessa identidade e os processos de modernização e democratização.

Palavras-chave: Evangélicos. Identidade. Seita. Modernização. Democracia.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Produção de sentidos e judaicidades em Florianópolis Popular Versão: pdf
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
SCHUCMAN, Lia Vainer; MAHEIRIE, Katia

O presente artigo tem como objetivo compreender os diferentes sentidos atribuídos a “ser judeu” no contexto florianopolitano, Santa Catarina, Brasil, no início do século XXI. Entendendo de que forma se constitui uma identidade judaica nesta cidade, utilizamos o referencial teórico da psicologia sócio-histórica sobre constituição de sujeito e identidade. Para esta análise utilizamos depoimentos e entrevistas de sujeitos judeus freqüentadores da Associação Israelita Catarinense (A.I.C). Os resultados da pesquisa apontam para uma re(criação) do judaísmo de acordo com os interesses desta coletividade, estando diretamente relacionado às apropriações dos significados convencionais do judaísmo e da produção de novos sentidos para o que é “ser judeu” de acordo com histórias de vida, vivências afetivas, emocionais e intelectuais de cada sujeito. Assim cada um dos entrevistados encontrou em Florianópolis a liberdade e a possibilidade de atuar, concretizar, e construir um judaísmo aberto para as características deste coletivo, ocorrendo uma auto-identificação em semelhanças e diferenças com esta identidade.

Downloads 672  672  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2515
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Pressupostos para a abordagem semiótica da imagem religiosa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BORTOLOTTI, Ricardo Gião

A análise da imagem, nas suas mais diversas modalidades e concreções, atraiu renomados pensadores da arte, bem como filósofos, preocupados com a percepção estética. Discípulos de Saussure, na vertente dual da semiótica, realizaram trabalhos de peso na área, como bem notamos na trajetória de Barthes. Com efeito, por mais fecunda que se apresente essa semiótica, parece que não ultrapassa o domínio que a teoria de Peirce nos legou. Com sua estrutura lógico-triádica, amplia o campo da análise, possibilitando, ao crítico, um recorte de elementos do fenômeno conforme a tríade de suas categorias fenomenológicas, as quais combinam a qualidade, a existência e a lei, num mosaico em que, por sua vez, participam a representação, o objeto e o interpretante. Em outros termos, a semiótica peirceana, com sua noção de signo, fornece elementos para a análise da imagem, tomando o signo em si mesmo, na sua relação com o objeto e na sua relação com alguma idéia interpretante, criada na mente de alguém.

Downloads 481  481  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Prendimento e Desprendimento activo considerações de António Sérgio acerca do Budismo Popular Versão: pdf
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
PINHO, Romana Valente

Sérgio interpreta as teorias de Buda a partir das suas leituras anterianas e, especificamente, a partir das perspectivas budistas que Antero de Quental defende na sua obra. Um dos textos onde Antônio Sérgio mais discorre sobre o Budismo é Um problema Anteriano (Sobre a Ideia e a Realidade de Desprendimento Activo na Peregrinação Moral do Autor dos Sonetos), de 1943. Escrito em jeito de diálogo por considerar que, dessa forma, seria mais acessível ao grande público, o autor apresenta quatro interlocutores que inicialmente se mostram dispostos a debater as Cartas de Antero de Quental.

Downloads 491  491  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ulusofona  Site http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Práxis educativa no Ensino Religioso - confluência entre epistemologia e didática Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRANDENBURG, Laude Erandi

O trabalho enfoca a área do Ensino Religioso na perspectiva da relação entre a epistemologia e a didática que se concretiza na prática do currículo escolar na escola pública. Apresenta resultados de uma pesquisa sobre concepções epistemológicas e práticas no Ensino Religioso na rede estadual de escolas do Rio Grande do Sul, já concluída, e de uma pesquisa em andamento que faz um olhar para a mesma temática no âmbito municipal. Enfoca a problemática do Ensino Religioso e não ignora a polêmica que envolve seu reconhecimento como área de conhecimento, mas aponta possibilidades de práticas no cotidiano escolar, a partir de concepções epistemológicas a ela pertinentes. O respeito à diversidade religiosa, a articulação entre identidade e diferença, a convivência respeitosa e alteridade e o desenvolvimento da tolerância e resolução de conflitos evidenciam-se como concepções fundamentais. Esses princípios são resultados da manifestação de estudantes, docentes, direções de escola, setores de apoio como Conselho do Ensino Religioso - CONER, Coordenadorias de educação e Secretaria de Educação em consonância com o referencial bibliográfico da pesquisa. Inicialmente é feita a contextualização do assunto e caracteriza-se o Ensino Religioso como área de conhecimento. Em seguida aborda-se o lugar do Ensino Religioso no currículo e sua abordagem no cotidiano escolar através de uma didática específica conectada com os princípios epistemológicos que orientam a área do Ensino Religioso.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Práxis educativa. Concepções epistemológicas. Práticas no Ensino Religioso.

Downloads 2162  2162  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Práticas tradicionais de sepultamento na cidade de Diamantina Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2011
Descrição:
SILVEIRA, Felipe Augusto de Bernardi

O intuito dessa pesquisa é estabelecer as origens e razões sobre as formas tradicionais de enterramento católico dentro dos templos da cidade de Diamantina em Minas Gerais, sua relação com o espaço sagrado e a expectativa salvífica pelos efeitos telúricos do solo consagrado. O Artigo apreende momentos inicias do século XIX para tecer suas análises, antes da inclusão dos cemitérios verticais, produto do desenvolvimento da influência higiênica realizada pelas elites letradas no Brasil Império

Palavras-Chave: Cemitério. Diamantina. Práticas de Sepultamento.

Downloads 429  429  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Práticas Mágicas e Bruxaria entre as Pomeranas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BAHIA, Joana

Este trabalho pretende analisar as práticas mágicas que acompanham os principais ritos de passagem e as acusações de bruxaria que marcam o cotidiano dos imigrantes pomeranos, trabalhadores rurais de origem alemã vindos do Norte da Alemanha, que chegaram ao país no ano de 1870 e se localizam atualmente na região cenrtro-sul do Estado do Espírito Santo. Dentre os ritos de passagem, destaco as práticas mágicas que precedem o nascimento das crianças, o casamento e a importância das mulheres na condução das palavras e atos que marcam estes momentos da vida social de extrema importância para o grupo repensar a sua reprodução étnica e social. Cabe ressaltar a significação que as pomeranas possuem nos relatos de bruxaria expressos pela comunidade nos momentos “chave” para o entendimento das etapas de reorganização social e econômica desta parcela do campesinato, tais como: divisão e transmissão da herança e do patrimônio entre os membros da família, períodos de intensa atividade econômica (colheitas de café) e a distribuição das tarefas no interior da “household”.

Downloads 1104  1104  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2164
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