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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Experiência religiosa e experiência estética em artistas plásticos: perspectivas da psicologia da re Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Paiva, Geraldo José de, Garcia, Agnaldo, Gonçalves, Andréa K. et al.

Pode a experiência religiosa ser substituída pela experiência estética? Os estudiosos se dividem na resposta. Situando a pergunta no quadro de referência conceitual e epistemológico que distingue entre religião substantiva e religião funcional, levantamos a hipótese de que não há substituição substantiva, mas pode haver substituição funcional entre essas experiências. Levantamos a hipótese ulterior de que a experiência estética pode ser uma experiência do sagrado. As hipóteses foram examinadas com os dados obtidos em entrevistas com oito renomados artistas plásticos, por ocasião da 23ª Bienal de São Paulo, em 1996. Os dados revelaram diferenças, continuidades e analogias entre arte e religião assim como entre arte e sagrado, que permitiram reconhecer em alguns casos substituição funcional da religião pela arte, principalmente se dotada da densidade do sagrado.
Psicol. Reflex. Crit., 2004, vol.17, no.2, p.223-232. ISSN 0102-7972.

Palavras-chave: Estética. Sagrado. Arte. Religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do  Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Costa, Marcio da e Koslinski, Mariane Campelo.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa, intitulada "Educação e exclusão social - o sagrado sob ameaça", que procura identificar fatores que influiriam na formação de apreciações valorativas mais ou menos favoráveis à escola. A hipótese básica da investigação propõe a existência de um esvaziamento do significado do espaço escolar, para alguns setores sociais longamente expostos a um processo de redução das oportunidades de mobilidade social ascendente, pelas vias características das sociedades modernas. Um breve relato da pesquisa com estudantes do Rio de Janeiro é apresentado, bem como sua metodologia - que envolve grupos focais e survey - e uma revisão de literatura aparentada ao problema, a qual antecede a exposição de resultados obtidos por meio dos grupos focais realizados. Os dados sistematizados tendem a fortalecer a hipótese principal: a escola parece um elemento dúbio e questionável para a parcela mais "excluída" dos estudantes ouvidos. Porém, há circunstâncias que confundem este quadro, acentuando a experiência escolar como um aspecto central do valor atribuído pelos estudantes à escola e, de certa forma, contrabalançando os efeitos disruptivos de um quadro econômico de agudos conflitos sociais associados a padrões de desigualdade social extremos e duradouros.
Rev. Bras. Educ., jan./abr. 2006, vol.11, no.31, p.133-154. ISSN 1413-2478.

Palavras-chave: Escola. Sociedade. Conflitos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Islã Clássico: itinerários de uma cultura Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
PEREIRA, Rosalie de Souza. (Org.).

Lançado recentemente pela editora Perspectiva, o livro “O Islã Clássico: itinerários de uma cultura” (organizado por Rosalie Helena de Souza Pereira) é uma importante obra a respeito do Islam e da cultura árabe. Trata-se de uma preciosa contribuição para pesquisadores da cultura árabe e do Islã no Brasil, visto ser ainda escasso entre nós – dada a complexidade do tema - o material produzido sobre o mundo muçulmano.

Palavras-chave: Islã. Cultura. Muçulmanos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente Popular Versão: 
Atualização:  18/4/2008
Descrição:
Cury, Carlos Roberto Jamil.

O texto objetiva refletir sobre a rumorosa questão que envolve o Ensino Religioso em escolas públicas. Esse ensino religioso, ainda que facultativo, vem revelando-se problemático em Estados laicos, perante o particularismo e a diversidade dos credos religiosos. Cada vez que tal proposta compareceu à cena dos projetos educacionais, veio carregada de uma discussão intensa em torno de sua presença e factibilidade em um país laico e multicultural. No caso do Brasil, o conjunto de princípios, fundamentos e objetivos constitucionais, por si só, garante amplas condições para que, com a toda a liberdade e respeitadas todas as opções, as igrejas, os cultos, os sistemas filosófico-transcendentais possam, legitimamente, recrutar fiéis, manter crentes, manifestar convicções, ensinar seus princípios, fundamentos e objetivos e estimular práticas em seus próprios ambientes e locais. Além disso, hoje mais do que ontem, as igrejas dispõem de meios de comunicação de massa, em especial as redes de televisão ou programas religiosos em canais de difusão, para o ensinamento de seus princípios.
Rev. Bras. Educ., set./dez. 2004, no.27, p.183-191. ISSN 1413-2478.

Palavras-chave: Ensino religioso. Cultura. Ensino público.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Necessidade, Teleologia e Hilemorfismo em Aristóteles Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Angioni, Lucas
Resumo: Este artigo busca mostrar que a concepção de teleologia de Aristóteles não é incompatível com a admissão de uma "necessidade bruta" dos movimentos da matéria. Aristóteles concebe que a necessidade bruta ligada aos movimentos da matéria não é por si só suficiente para explicar o comportamento dos entes naturais. Mas Aristóteles concebe tal necessidade bruta como condição sine qua non, subordinada à teleologia: a plena explicação do comportamento dos seres vivos articula-se pelo hilemorfismo: a "necessidade da matéria" é condição sine qua non, incorporada na causalidade teleológica da forma.

Palavras-chave: Teologia. Necessidade. Comportamento.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A religião como necessidade social  Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
FERREIRA, Ismael de Vasconcelos.

Sendo a religião um assunto dos mais comentados e discutidos atualmente, este artigo propõe uma análise da necessidade da religião sob o ponto de vista da Sociologia. Para tanto, buscou-se na opinião de reconhecidos teóricos da Sociologia da Religião embasamentos que permitissem identificar a atuação da religião nas mais diversas esferas da sociedade. E com estes mesmos embasamentos, procurou-se identificar a importância da análise da religião, conhecer o pensamento desses teóricos a respeito da religião e analisar a religião enquanto resposta aos problemas humanos e sociais.

Palavras-chave: religião, análise, sociologia, sociedade, problemas humanos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso e a Interpretação da Lei Popular Versão: pdf
Atualização:  15/8/2013
Descrição:
DICKIE, Maria Amélia Schmidt. e LUI, Janayna de Alencar.

Resumo: O trabalho trata das diferentes interpretações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, especialmente da reformulação de seu artigo 33, de 1997, que implementou e regulou o ensino religioso em escolas públicas. Sendo essa regulamentação referente aos ensinos de primeiro e segundo graus, ficou a cargo dos diferentes estados por em prática os ditames legais, através de suas Secretarias de Educação. Vamos considerar dois casos específicos, o de São Paulo e o de Santa Catarina, mostrando como essas diferentes interpretações da lei condicionaram o tipo de atuação possível de agentes religiosos nos processos tanto de capacitação dos professores como de definição de currículos.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Legislação. Santa Catarina. São Paulo.


Downloads 363  363  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.academicoo.com/texto-completo/o-ensino-religioso-e-a-interpretacao-da-lei
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A sociologia da religião como recapitulação da teologia cristã: Weber e as raízes proféticas do raci Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FREITAS, Renan Springer de.

Desde os escritos seminais de Max Weber, a sociologia da religião tem retratado a profecia hebraica como a própria matriz do racionalismo ocidental, ao mesmo tempo em que lhe tem atribuído a promessa de um futuro no qual Israel prevaleceria sobre todas as outras nações. Após a experiência do exílio babilônico, essa promessa teria transformado os judeus em um "povo-pária", auto-segregado, ritualista, legalista, orientado por uma ética dual e, como tal, incapaz de conferir uma dinâmica universalista ao monoteísmo ético peculiar a seu próprio Livro sagrado. A profecia hebraica teria, nessa perspectiva, dado início a um processo evolutivo que somente o Novo Testamento, com sua doutrina da salvação universal, via sacrifício do Redentor, teria sido capaz de levar adiante. Argumenta-se que tal linha de raciocínio, que se encontra na base de todo o empenho, de matriz weberiana, em explicar a evolução da ética ocidental, se desenvolveu no interior de um arcabouço cuja natureza é teológica; mais precisamente, nos marcos da "teologia cristã da superação", assim chamada por postular que o Novo Testamento superou o judaísmo ao universalizar o acesso à graça divina que este último havia restringido a um pretenso "povo escolhido".

Palavras-chave: Sociologia da religião. Racionalismo ocidental. Profecia hebraica. Teologia cristã.

Downloads 654  654  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. bras. Ci. Soc., out. 2007, vol.22, no.65, p.1  Site 
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Religião e política na América Latina: uma análise da legislação dos países Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
OROI, Ari Pedro; URETA, Marcela

O texto está dividido em duas partes. Na primeira, são analisados os vários modelos de relação estabelecidos legalmente nos países da América Latina entre igrejas e Estado, religião e política. Na segunda, são analisadas as implicações desses modelos para as temáticas da secularização e da liberdade religiosa.

Palavras-chave: Constituições latino-americanas. Liberdade religiosa. Religião na América Latina. Secularização.

Downloads 482  482  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Horiz. antropol. v.13 n.27 Porto Alegre jan./jun.   Site http://www.scielo.org
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!As concepções educacionais de Martinho Lutero Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro.

Este artigo tem como objetivo apresentar a concepção de educação de Martinho Lutero no movimento da Reforma Protestante do século XVI, revelando aproximações entre história, religião e política. Em um século marcado por inúmeras indagações e mudanças, Lutero apresenta críticas em prol de uma Reforma na Igreja e também faz propostas para uma reforma da educação escolar de sua época, até então marcada pela formação exclusiva de religiosos e eclesiásticos. Ele propõe, em dois textos de sua autoria, uma educação escolar cristã que apresente uma nova organização em relação a: currículos, métodos, professores, formas de financiamento e manutenção das escolas. Também reflete sobre a utilidade dessa educação e propõe que ela: atenda a todos; seja criada e mantida pelas autoridades públicas e não mais pela Igreja; seja de frequência obrigatória, para a qual apela aos pais e às autoridades por essa tarefa. Ainda que algumas dessas características não apresentem Martinho Lutero como precursor, é inevitável o reconhecimento de que ele, aliado à figura de Filipe Melanchthon e às transformações ocorridas em seu tempo, contribuiu significativamente para a extensão do direito à Educação, marcada sobretudo em sua proposta de criação das escolas elementares, além da reorganização dos colégios secundários e da universidade, enfatizando a ação do Estado como responsável pela educação escolar.

Palavras-chave: Martinho Lutero. Reforma protestante. Direito à Educação. Estado e Educação.

Downloads 972  972  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Pesqui., jan./abr. 2007, vol.33, no.1, p.163  Site http://www.scielo.org
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