Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Retiradas nordestinas: condição humana e valor transcendente (Os calvários em Morte e vida Severina, |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRAGA, Hermide Menquini
As manifestações em Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto e em Vidas secas , de Graciliano Ramos a despeito de serem textos literários de gêneros diferentes (auto e romance) expressam-se por enfoques díspares (um trazer a marca da denúncia declarada, intensificada pelo valor imanente do nascimento e o outro uma ironia sagaz ,pela fina argúcia da expressão psicológica) valorizam a vocação do homem que é perceber. Isso é possibilidade ornada de esperança. Detalhamos as duas situações no sentido de reconhecer na mediação da fabulação cara ao mito, no referencial de Mircea Eliade, e no atestado da antropologia filosófica, no tratado de Henrique Claudio de Lima Vaz, a resistência ao poder despropositado, gênese dos extremos sociais que convivem nos personagens nas duas obras. A condição humana sobrevive à seca e à desproporção material constituindo assim o discurso transcendental.
Palavras-chave: Morte e vida Severina. Vidas Secas. Nascimento. Expressão psicológica. Condição humana.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Restauração Católica, Educação e Cultura Escolar: Notas provisórias de uma pesquisa |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NERIS, Wheriston Silva
O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações entre o movimento reformador católico e a educação no Maranhão da segunda metade do século XIX, apoiando a perspectiva adotada no estudo das afinidades entre formação cultural e história do pensamento católico, entre história da educação e história cultural (FALCON, 2006). Consistindo em uma tentativa de avanço analítico com relação às conclusões do trabalho monográfico que apresentamos recentemente, concentramo-nos no papel da educação recebida pelos clérigos nas instituições educacionais onde eram formados (Seminário das Mercês e de Santo Antônio) com a finalidade de não apenas situá-las em uma configuração social de conjunto, donde se poderia observar a transversalidade em relação às diversas instituições e âmbitos formativos naquele período, como também entender de que maneira elas geravam efeitos imprevisíveis engendrados pelo seu próprio funcionamento e não diretamente explicáveis através das normas e programas rígidos adotados. Assim sendo, apoiamos o referido estudo nas contribuições dos trabalhos que tomam a cultura escolar como categoria de interpretação: Dominique Julia (2001), Antonio Vinao Frago (1995), André Chervel (1990), Vincent; Lahire & Thin (2001), Faria Filho (2000; 2004).
Palavras-chave: Maranhão. Restauração Católica. Educação. Cultura Escolar.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ressignificações no festejar: aspectos sócio-culturais da festa de São Bartolomeu em Maragogipe-Bahi |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Fernanda Reis dos
A festa de São Bartolomeu é a manifestação religiosa mais celebrada da cidade de Maragogipe, localizada na região do recôncavo da Bahia. Sendo um momento em que os sujeitos constroem alianças, negociam conflitos, identidades e estratégias, bem como um domínio privilegiado para a sociedade se manifestar enquanto uma coletividade diferenciada, transmite e reproduz valores, atualiza estruturas de autoridade, num jogo de múltiplas legitimações. Este trabalho pretende estudar esse festejo para melhor entender a dinâmica deste município, pois, por meio da festa problematizaremos a estrutura social. Discutindo, a partir da documentação, especificamente nos jornais a construção da “maragojipanidade”, que inclusive obscurece a existência de outras práticas religiosas, ou seja, objetivamos buscar essa pluralidade de sentidos que os sujeitos atribuem à mesma festa, considerando as diferentes apropriações. Nessa perspectiva, nos interessa investigar como a crença na “Terra dos Memeus” acontece, visto que a entendemos na prática, no vivido religioso, que transcende a experiência institucional, considerando a complexidade das práticas religiosas, que não se reduzem, por exemplo, à vontade de controle do sagrado pela instituição. Nessa perspectiva, compreendemos, que a devoção se resignifica, sendo um elemento dinâmico.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Resistência e transgressão na Colônia: agressões a imagens de santos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Marco Antônio Nunes da
É difícil determinar com exatidão se as profanações de imagens podem ser vistas como uma forma de resistência, mesmo porque a dificuldade em se atribuir verossimilhança a este tipo de denúncia é grande. Talvez o fato de que poucas denúncias se transformavam em processo mostre que mesmo na época tais histórias eram pouco levadas a sério. Mas, deixando de lado a veracidade ou não destes inúmeros casos, é interessante ver ao menos que a sociedade acreditava que isto pudesse acontecer, e muitos chegavam a afirmar que era uma prática comum do judaísmo, como o era, por exemplo, a guarda do sábado. Para as pessoas que faziam as denúncias, os cristãos-novos profanavam hóstias, crucifixos e imagens de Cristo ou de Nossa Senhora por não acreditarem neles, e também como forma de atacar o catolicismo. Era, na verdade, uma forma estereotipada de resistência atribuída aos cristãos-novos.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Representações e práticas mortuárias na cultura popular brasileira: influências e apropriações |
Versão: pdf Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
ANDRÉ, Richard Gonçalves
Este artigo tem por objetivo estabelecer um quadro analítico concernente às principais características das representações e práticas mortuárias existentes na cultura popular brasileira, tais como: o conhecimento do momento do trespasse; a participação da coletividade durante a agonia e o velório; as práticas de exortação e evocação dos mortos; o sepultamento em igrejas e, por fim, o processo de cemiterização. Da perspectiva teórico-metodológica, serão utilizados alguns dos conceitos da história cultural e da história das religiões, tais como representação, prática, apropriação, cultura popular, mito e rito, compreendendo as religiões e religiosidades como fenômenos culturais. A partir dessa reflexão, conclui-se que houve a permanência desse imaginário mórbido na atualidade, a despeito da expansão dos discursos médicos e higienistas no século XIX. Sobrevivência, contudo, que possui características próprias, uma vez que as atitudes em questão respondem aos problemas decorrentes de um diferente contexto histórico.
Palavras-chave: Morte. Representação. Prática. Apropriação. Cultura popular.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Religiosos Sem Igreja: Um Mergulho na Categoria Censitária dos Sem Religião |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Denise dos Santos
Este artigo analisa os discursos de indivíduos fluminenses que se declaram sem religião, ressaltando aspectos que não são observáveis através da categoria censitária, que com essa nomenclatura não traduz a essência das transformações presentes na atualidade por se limitar à vinculação institucional, sem levar em conta a experiência religiosa. Trata-se do resultado de uma pesquisa qualitativa, produzida com entrevistas semiestruturadas, aplicadas a 48 habitantes de diferentes localidades do Estado do Rio de Janeiro que se declararam sem religião; comprovando que, embora nos recenseamentos eles estejam agregados em uma só categoria, aparentemente secularizada, são constituídos por tipos com características e cosmovisões distintas, o que suscita uma classificação mais precisa. Se um deles reúne ateus e agnósticos, avessos aos conteúdos religiosos, o outro não os recusam, descolando-se somente das instituições religiosas.
Palavras-chave: Sem religião. Secularização. Religiosidade. Desinstitucionalização.
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628 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv4_2007/t_rodrigues.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Religiosidade e educação: uma análise de Ockham |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PERIN, Conceição Solange Bution; OLIVEIRA, Terezinha
Este trabalho tem por objetivo fazer um estudo sobre a influência de Guilherme de Ockham, franciscano do século XIV, com o conflito que se evidenciou entre a fé, baseada na concepção cristã que se construía nas verdades reveladas por Deus, e a razão, que se fundamentava no conhecimento por meio da experiência empírica, reflexiva. O autor, procurou explicitar aos homens da sua época que, as duas questões poderiam ser entendidas e analisadas sem, necessariamente, uma submeter-se à autoridade da outra. Desse modo, faremos uma abordagem sobre as afirmações realizadas por Ockham e que, segundo alguns autores, demarcaram um novo entendimento sobre a Fé e a Razão e que, consequentemente, provocaram, no período, modificações sócio-educacionais.
Palavras-chave: Guilherme de Ockham. Idade Média. Religião. Educação.
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796 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html |
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