Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Territorialidades religiosas no Brasil oitocentista: a imprensa evangélica e a implantação do presbi  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PEREIRA, Marco Aurélio Monteiro
Estudar a formação das identidades e das territorialidades religiosas evangélicas e especificamente, presbiterianas no Brasil, em seus primórdios de construção, coloca, inicialmente, uma questão que diz respeito ao próprio campo de abordagem. Os cientistas sociais tendem a ver a religião de diferentes formas. Em primeiro lugar, como uma forma de conhecimento associada à dimensão ideológica de opressão, produtora de ignorância, ao alienar o ser humano da compreensão das formas de opressão de classe por ele vivenciadas, por meio da promessa de salvação e de recompensa em outra vida. Em segundo, pesquisadores comprometidos com instituições religiosas tendem a ver a religião como a plena afirmação dos valores e estruturas organizacionais intrínsecos a elas. Possuem, normalmente, uma produção institucional e apologética.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Tradição, mercado e poder: um estudo de caso das aproximações e conflitos entre o protestantismo his  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MENEZES, Jonathan
O campo religioso brasileiro dinamiza-se por sua constante mutação e plasticidade, e os historiadores, enfim, começam a preencher a lacuna que havia no âmbito da história sobre as religiões e religiosidades. No contexto em que crescem consideravelmente os trabalhos e pesquisas sobre esse fenômeno do campo social e cultural, que gravita em torno de práticas religiosas e representações do sagrado, denominado neopentecostalismo, a presente comunicação visa abordar a neopentecostalização das igrejas protestantes históricas, fato que, segundo apontam algumas pesquisas de estudiosos da religião, vem incrementando o patente colapso da identidade protestante, aliado à tão ponderada “crise das instituições tradicionais produtoras de sentido” na pós-modernidade.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Violência e sagrado: o que no criminoso anuncia o santo?  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FREITAS, Eliane Tânia Martins de
Este artigo apresenta um exame preliminar de dois cultos religiosos populares que ocorrem atualmente no Nordeste do Brasil. Em dois cemitérios, no Rio Grande do Norte, o cangaceiro Jararaca e o ladrão homicida Baracho (espécie de ‘serial killer’, conhecido como ‘matador de motoristas’), são objetos de devoção religiosa por parte de crentes que afirmam ter alcançado milagres por seu intermédio ou que acreditam que virão a alcançá-los por meio de promessas que então, à beira de seus túmulos, não hesitam em fazer. A fé em seus milagres convive com a memória dos feitos dos bandidos que foram em vida, narrados com um misto de admiração e reprovação moral. O tradicional modelo do bandido social, que rouba para dar aos pobres, vem então em seu socorro, de modo a permitir uma continuidade entre o passado criminoso e o presente ‘santificado’. Dentre os fatores centrais nesse processo de ‘santificação’ do bandido, segundo o discurso dos entrevistados, estão a morte violenta e o sofrimento físico e moral a ela associados. O quadro esboçado aqui nos mostra que se trata de santos muito especiais, isto é, santos precários, posto que sua santidade é objeto de constante controvérsia e contestação mesmo por aqueles que acreditam em seu poder de operar milagres. E parece ser mesmo isso o que os torna tão interessantes, mesmo do ponto de vista dos seus adeptos.
Palavras-chave: Santos populares. Criminosos. Bandido social. João Baracho. Jararaca (José Leite de Santana).
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