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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Diálogo inter-religioso e diversidade cultural na formação de Professores de Ensino Religioso Escola Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
COSTA, Iolanda Rodrigues da; MELO, Maria de Lourdes Santos

Este trabalho trata de uma experiência de construção curricular no âmbito do Ensino Religioso Escolar-ERE no decorrer da formação inicial de professores no Curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará-UEPA. O objetivo foi contribuir para a ruptura com conteúdos e práticas pedagógicas fundadas em abordagens catequéticas na escola, por meio da construção coletiva de planos de ensino de 5a a 8a séries do Ensino Fundamental. O principio adotado foi o diálogo inter-religioso e o respeito à diversidade cultural existente na sociedade. A experiência ocorreu durante as atividades pedagógicas da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, ministradas no 3o e 4o anos do curso. A metodologia adotada envolveu: a confecção de quatro planos de ensino para o ano letivo, que ficaram sobre a responsabilidade dos alunos da turma, organizados em quatro equipes e elaboração de cronograma de trabalho; pesquisas de campo realizadas em escolas publicam de Belém que investigou sobre as dificuldades dos professores e, expectativas dos alunos do Ensino Fundamental em relação aos conteúdos de ensino religioso; estudos sobre currículo, planejamento, e dos os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso Escolar, bem como, outros documentos referentes ao ERE. O trabalho resultou na elaboração de planos de ensino fundamentados nos princípios do diálogo inter-religioso e da diversidade cultural da sociedade, que estão disponíveis para cópia e utilização dos alunos do curso, egressos e professores de ERE.

Palavras-chave: Prática de Ensino. Diálogo Inter-religioso. Diversidade Cultural. Ensino Religioso Escolar.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Oduduwa Templo dos Orixás: Território de entrelaçamento de religiões brasileiras de matriz africana Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RIBEIRO, Ronilda Iyakemi

No Brasil, país da diáspora africana em que, por razões históricas, não foram cultivadas famílias de babalaôs, observa-se nas duas últimas décadas, um movimento de introdução aos conhecimentos de Ifá-Orunmilá, que tem como principais atores babalaôs da Nigéria e de Cuba. Babalaôs nigerianos, trazidos regularmente ao Brasil, por iniciativa do Babalorixá King (Sikiru King Salami), vêm desenvolvendo no interior do Oduduwa Templo dos Orixás, em Mongaguá, litoral de SP, um trabalho de fortes implicações religiosas e educacionais. O fenômeno religioso que tem lugar nesse espaço sagrado apresenta a peculiaridade de reunir praticantes de diversas religiões de matriz africana, que para lá se dirigem em busca de conhecimentos da Religião Tradicional Iorubá. Nos dias dedicados aos rituais, líderes de praticantes de diversas expressões da religiosidade africana, entre os quais Umbanda e Candomblé, advindos de outros municípios, de outros estados brasileiros e de outros países, chegam ao local acompanhados de seus "filhos-de-santo”. Ali reunidos compartilham informações sobre diversos temas relativos a suas práticas religiosas e mágicas e buscam conhecimentos teológicos e litúrgicos próprios da matriz iorubá. Os principais tópicos aqui abordados são os seguintes: Ifá-Orunmilá, a divindade oracular; importância dos babalaôs na organização religiosa iorubá; presença de Ifá-Orunmilá na diáspora africana no Brasil e Cuba e particularidades do fenômeno social que ocorre no Oduduwa Templo dos Orixás e suas implicações educacionais e religiosas.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Aleister Crowley no Esoterismo Ocidental e em Grupos Místicos Brasileiros: Uma Interpretação Pós-Mod Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MIZANZUK, Ivan Alexander

Primeiramente, acredito que a melhor maneira de iniciar esta apresentação é dizer o que não vou falar sobre Crowley. Muitos os conhecem como “satanista”, “drogado”, “matador de crianças”, entre tantos outros títulos de repulsa. Contudo, poucas pessoas sabem o quanto disso é realmente verdadeiro, o quanto foi inventado e, principalmente, pouquíssimos conhecem algo sobre seus escritos esotéricos. É para sanar este último ponto que desejo lhes falar hoje. Portanto, não entrarei profundamente em questões sobre os abusos de Crowley com as drogas, por exemplo, pois basta dizer aqui que ele era um boêmio do início do século XX, fortemente influenciado pelo movimento romântico e pelo pensamento libertino, e que não via razão para seguir certas normas da sociedade. Além disso, seu vício com heroína, por exemplo, se deu em grande parte devido à sua asma, que na época era tratada com drogas pesadas.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A distinção de Ensino Religioso e Catequese Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
POLIDORO, Lurdes Fátima; STIGAR, Robson

Pretendemos apresentar neste artigo algumas ideias sobre a diferença da disciplina Ensino Religioso (ER) da tradicional Catequese, objetivando uma identidade de cada um desses componentes, refletindo, assim, sobre a história e a identidade do Ensino Religioso em contraste com a Catequese, e redimindo as distorções históricas do Ensino Religioso no Brasil. Acreditamos que tal processo só será possível com a mudança de paradigma em relação aos fundamentos pedagógicos e epistemológicos do Ensino Religioso e uma maior conscientização do que vem a ser Catequese e Ensino Religioso.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Catequese.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A didática do Ensino Religioso: contribuições para a formação de professores em curso normal Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
WACHS, Manfredo Carlos

Trabalho visa socializar projeto de pesquisa sobre o Ensino Religioso na formação docente do curso Normal, em nível de Ensino Médio. Levanta a problemática da legislação quanto ao curso Normal e ao curso de Pedagogia, conforme o Parecer 01/2006 e a reflexão sobre a temática focada no contexto do Rio Grande do Sul. Como forma de delimitação, o texto aborda a realidade abrangida pela 2a Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul. Abarca o embasamento legal sobre o assunto e o confronta com uma pesquisa de campo inicial, envolvendo a própria prática docente.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Legislação. Formação docente. Didática. Práxis educativa. Curso Normal.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Na Igreja, nas Casas e nas Ruas: Estratégias de Expansão e Participação na Visão Celular no Governo  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ANDRADE, Eliana Santos

Os últimos trinta anos do século XX provocaram mudanças radicais na configuração mundial representadas principalmente pelo avanço do capitalismo globalizado e das tecnologias sobretudo nas áreas de informática e telecomunicações. Como não poderia deixar de ser, a religião não escapa a estas transformações econômicas, políticas e sócio-culturais que perpassam toda a sociedade, ela acompanha as mudanças sociais tentando ajustar-se, adaptar-se a novas situações e novas demandas. Surgida neste contexto de transformações vivenciadas no protestantismo dos últimos anos, o movimento chamado de Visão Celular no Governo dos 12 abriga em si muitas das práticas difundidas entre os protestantes na contemporaneidade, como a adoção de modelos de gestão eclesiástica do tipo empresarial, a ênfase na guerra espiritual e a promoção de marchas. Esta comunicação tem como objetivo discutir algumas práticas e representações presentes neste novo movimento religioso surgido no meio protestante, privilegiando os aspectos sócio-políticos e tendo como campo empírico a cidade de Salvador na Bahia. Numa perspectiva da sociologia da religião , temos como referenciais teóricos Max Weber e Pierre Bourdieu.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Deus e Crenças Religiosas no Discurso Filosófico Pós-Moderno. Linguagem e Religião Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
QUEIROZ, José J.

Com este artigo pretendemos expor alguns discursos de filósofos pós-modernos sobre Deus, religião e crenças. A primeira parte relata as reflexões de alguns nomes famosos da filosofia pós-moderna, que se reuniram em 1996, na Itália, para um colóquio sobre a religião e o fenômeno mundial do retorno das crenças na atualidade, época que com frequência é indicada com o polêmico termo “Pós Modernidade” ou “condição pós moderna”. Precede essa exposição uma tomada de posição na arena dessa polêmica. A segunda parte busca adentrar na virada linguística dos últimos decênios e no relevante papel atribuído à linguagem por estudiosos modernos e pós-modernos tendo em mira as contribuições da filosofia da linguagem para o estudo e a análise da religião e das crenças religiosas.

Palavras chave: Pós Modernidade. Crenças religiosas. Filosofia. Linguagem.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso na educação infantil de duas escolas públicas do município do Rio de Janeiro: o q Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRANCO, Jordanna Castelo; CORSINO, Patrícia

Este artigo busca fazer uma análise dos conteúdos e das práticas de dez aulas de ensino religioso de turmas de Educação Infantil, de duas escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, que atendem crianças de quatro a seis anos de idade e como e o que as crianças significam dessas aulas. Foi observado que nas aulas, dadas de forma ritualizada, as crianças rezam, cantam, ouvem histórias bíblicas moralizantes e doutrinárias, aprendem a obediência e o bom comportamento. Mas suas falas e ações revelam seus modos singulares de ver o mundo, refratando o discurso das professoras.

Palavras-chave: Educação Infantil. Ensino religioso. Desenvolvimento infantil. Valores morais. Práticas pedagógicas.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Fenômeno Religioso e a Filosofia Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Alailson de

Apresenta as similaridades existentes nas buscas empreendidas pelo pensamento religioso e a filosofia. Emparelha a iniciativa religiosa com o fazer filosófico tomando por base a busca pelo sentido da vida. Investiga as semelhanças entre o pensamento filosófico e a religião a partir de trechos selecionados de obras filosóficas e de escritos sagrados. Analisa as críticas de Marx, Feurbach e Nietzsche à religião bem como as semelhanças entre a filosofia e o pensamento religioso que podem ser extraídas mesmo a partir das referidas críticas.

Palavras-chave: Metafísica. Unidade. Conhecimento. Sentido. Originário.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Sagrado como foco de fenômeno religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FILHO, Gil S. F.

O sagrado e o profano seriam dois universos da existência assumidas pelo homem em sua história. São maneiras de ser no mundo e no cosmos. A referência do sagrado posiciona o homem diante de sua própria existência. De modo abrangente, a reflexão sobre o sagrado interessa tanto às ciências humanas como à filosofia e a religião.

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