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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Geografia da Religião a partir das formas simbólicas em Ernst Cassirer: um estudo da Igreja Internac Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
SILVA, Alex Sandro da; FILHO, Sylvio Fausto Gil

A Geografia da Religião se desenvolve junto com a nova Geografia Cultural no Brasil a partir da década de 1990. Os estudos das relações entre religião e espaço possuem várias abordagens, alguns trabalhos são focados na estrutura espacial da religião, enquanto outros buscam a análise da percepção espacial e do espaço de ação do Homem religioso. Com base na filosofia das formas simbólicas de Ernst Cassirer, parte-se do pressuposto de que a espacialização do fenômeno religioso é extensão da ação intuitiva do Homem através do sentimento e do pensamento religioso. Dessa forma, um procedimento teórico fecundo para o estudo do fenômeno deve partir da análise do espaço intuitivo do sentir, conceber e agir do Homem religioso. Para exemplificar essa abordagem da espacialização do fenômeno religioso, analisar-se-á o caso da Igreja Internacional da Graça de Deus.

Palavras-chave: Religião. Geografia. Formas simbólicas. espacialização

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Educação Confessional Fundamentalista no Brasil atual: uma análise do sistema escolar da IASD Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
SCHUNEMANN, Haller Elinar Stach

O Fundamentalismo religioso está presente no Brasil em sua forma protestante. Uma das características do Fundamentalismo é a organização de um sistema educacional próprio. A maior rede educacional fundamentalista protestante no Brasil é mantida pela Igreja Adventista. A pesquisa consistiu em examinar as publicações referentes à educação adventista. A análise do material demonstrou objetivo central da educação: a conversão religiosa dos alunos. As práticas curriculares têm os conteúdos ajustados à concepção religiosa da Igreja mantenedora, em uma proposta denominada integração fé-ensino, na qual os conteúdos - em especial de Ciências Naturais e Humanas - são reelaborados a partir da doutrina adventista. Além disso, percebe-se uma clara rejeição das ideias ou propostas de ensino que são identificadas como humanismo secular ou pós-modernismo. É possível concluir que a proposta educacional fundamentalista passa ao aluno uma visão unilateral e está em conflito com os objetivos da educação que pretende desenvolver uma visão pluralista do mundo.

Palavras-chave: Educação Confessional. Fundamentalismo. Educação Particular. Educação Adventista.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Psicologia cultural da religião: perspectivas, desafios, possibilidades Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
BELZEN, Jacob A.

Após definir o que é Psicologia da Religião, o autor assinala que esta disciplina pode ser estudada a partir de várias perspectivas, mas desde uma perspectiva que permita distinguir suas características propriamente psicológicas. A Psicologia Cultural oferece exatamente essa possibilidade. Embora possam ser identificados vários tipos de Psicologia Cultural, o desafio contemporâneo para a Psicologia da Religião é o emprego daquelas aproximações que permitem a conceituação e investigação das relações entre religião como fenômeno cultural e o funcionamento psíquico. Este artigo passa em revista algumas teorias antigas da Psicologia compatíveis com o insight da Psicologia Cultural, para discutir, em seguida, algumas aproximações mais promissoras e comentar outras que estudam a Religião por meio da Psicologia.

Palavras-chave: Psicologia da Religião. Psicologia cultural da religião. Religião e cultura.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Cultura, religião e self-iialógico. Raízes e caráter de uma Psicologia Cultural Secular da Religião Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
BELZEN, Jacob A.

O artigo pretende introduzir o leitor à Psicologia Cultural da Religião, tomando por base o desenvolvimento histórico dessa abordagem psicológica na Holanda da primeira metade do século XX até nossos dias. O artigo conecta a Psicologia Cultural da Religião à teoria do self dialógico (dialogical self), assim como o concebem os psicólogos H. J. M Hermans e H. J. G. Kempen, partindo de autores que têm sua origem no pragmatismo, no construcionismo e nas chamadas teorias narrativas. A preocupação central do autor é a de deixar clara a importância da dimensão cultural para a Psicologia da Religião. Neste sentido, ele propõe uma Psicologia Cultural da Religião e mostra como ela vem sendo elaborada na Holanda a partir de impulsos nascidos na Universidade de Nimega.

Palavras-chave: Religião e cultura. Psicologia cultural. História da Psicologia Cultural.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Espiritualidade e religiosidade: articulações Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
PINTO, Ênio Brito

A partir da constatação de que o termo “espiritualidade” ainda não tem uma conotação psicológica tão clara quanto seria desejável, o texto debate, com fundamentação na Psicologia da Personalidade, na Psicologia do Desenvolvimento e na Psicologia da Religião, o que se pode entender por ‘espiritualidade’ em Psicologia e como esse conceito se diferencia do conceito de “religiosidade”. Além disso, faz-se algumas considerações sobre como essa conceituação pode auxiliar o psicoterapeuta em seu trabalho clínico.

Palavras-chave: Espiritualidade. Religiosidade. Psicologia da Religião. Gestalt-terapia.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O contexto pluralista para a formação do professor de ensino religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; ALVES, Luiz Alberto Sousa

O pluralismo religioso no Brasil é cada vez mais explícito, sobretudo no que diz respeito ao processo de busca de algo que transcenda o ser humano. Nesta perspectiva, não apenas a mobilidade entre as opções de pertença a religiões, de modo particular a desinstituicionalização religiosa dos brasileiros, está sendo analisada, mas, neste contexto, está sendo estruturado um novo modelo de ensino religioso que contribua na discussão do aspecto religioso presente nas pessoas e na sociedade deste país.

Palavras-chave: Educação. Ensino Religioso. Brasil. Movimentos Religiosos. Religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Diversidade Religiosa e Direitos Humanos Popular Versão: 
Atualização:  18/4/2008
Descrição:
Secretaria Especial de Direitos Humanos

O Estado Brasileiro é laico. Isso significa que ele não deve ter, e não tem religião. Tem, sim, o dever de garantir a liberdade religiosa. Diz o artigo 5o, inciso VI, da Constituição: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.” A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais da humanidade, como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual somos signatários.

Palavras-chave: Liberdade. Religião.Direito.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino Religioso: um perfil pedagógico Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

Na sua construção, o Ensino Religioso, assim como as demais áreas do conhecimento, é um marco estruturado de leitura e interpretação da realidade, essencial para garantir a possibilidade de participação do cidadão na sociedade de forma autônoma. Para tal, possui uma linguagem própria, favorece a compreensão do fenômeno religioso na sociedade, deverá possibilitar ao estudante enfrentar situações em seu cotidiano, a partir da construção de argumentações elaborando propostas para sua comunidade, seja família, escola, associações e outras da qual participe.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Sociedade. Família.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ethos no Ensino Religioso Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Longhi, Miguel

A preocupação com o Ethos no Programa de Ensino Religioso justifica-se pela estreita relação existente entre comportamento e tradição religiosa. Se educar é o processo de abertura do ser humano para se compreender, então torna-se impossível pensar o humano separando-o de sua dimensão de transcendência; pois, o conhecimento que emancipa o ser humano não é apenas de natureza científica. É no interior da experiência religiosa que o ethos, modo de ser das coisas e das pessoas, tecido vivo de relações e inter-relações entre elementos da cultura, da tradição e da religião que formam e constituem a estrutura explicitativa e significativa do ser, e como fonte do dever para o agir moral do ser humano, encontra sua expressão mais autêntica, antiga e universal.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Cultura. Experiência religiosa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso, por quê? Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio; Cardoso, Cláudia

Desde o período da monarquia brasileira, a disciplina de Ensino Religioso foi inserida nos currículos das escolas. O projeto do deputado geral Rui Barbosa (1882-1883) orientava que seria ensinado, pelos ministros de culto no prédio da escola, depois do horário normal, o ensino religioso para as crianças que os pais solicitassem, podendo ocorrer estas aulas até três vezes por semana. Mais tarde, uma longa discussão surgiu polemizando sobre a continuação ou não da disciplina no espaço escolar.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Espaço escolar. Currículo.

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