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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino Religioso no desenvolvimento integral da pessoa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LINS, Maria Judith Sucupira da Costa

Este artigo focaliza o ensino religioso nas escolas como um fator do desenvolvimento pessoal. Não há intenção de descrever nenhuma religião em particular. O objetivo deste artigo é mostrar como é importante para as crianças e para os jovens que tenham a oportunidade de receberem ensino religioso nas escolas. Referências bibliográficas mostram que o ensino religioso é um tópico de interesse aos educadores em diferentes países. Foi descrito que o ensino religioso é também um componente para o desenvolvimento social, cognitivo, emocional e moral dos estudantes. É também sugerido que este artigo deva ser continuado por pesquisas.

Palavras-chave: Ensino religioso. Desenvolvimento humano. Formação da pessoa. Escola. Religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Pureza Nagô e Nações Africanas no Tambor de Mina do Maranhão Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERRETTI, Mundicarmo

O Maranhão é conhecido como principal centro de preservação da cultura jeje-dahomeana do Brasil, embora a maioria dos terreiros de mina reproduza principalmente o modelo da Casa de Nagô e não o da Casa das Minas (jeje). A primeira, apesar de tradicionalista e fundada por africanas, distancia-se do candomblé da Bahia e goza de menor prestígio do que a Casa das Minas. Os outros terreiros da capital maranhense que cultuam entidades africanas originaram-se direta ou indiretamente da Casa de Nagô ou de terreiros de outras “nações” já desaparecidos. Os demais terreiros de São Luís foram abertos para entidades espirituais não africanas (caboclas), principalmente por curadores ou pajés, geralmente procurando fugir à discriminação de que eram alvo. Apesar da Casa das Minas não ter autorizado o funcionamento ou reconhecido outra casa mina-jeje, alguns terreiros de mina que também cultuam voduns do Daomé, procuram se legitimar no campo religioso afro-brasileiro afirmando possuir alguma ligação com ela ou com suas fundadoras africanas. Nesse trabalho se analisa a construção da identidade jeje da Casa Fanti-Ashanti e o filme documentário Atlântico Negro - Na rota dos orixás, de Renato Barbieri, onde ela é apresentada como a representante da cultura do Dahomé no Brasil.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Igreja universal do reino de Deus, um empreendimento religioso atual e seus modos de expansão (Bra Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAMPOS, Leonildo Silveira

A Igreja universal do reino de Deus é um empreendimento de constituição recente, pois foi organizada no Rio de Janeiro em 1977, por um pequeno grupo de pentecostais oriundos da Igreja de nova vida. Participaram de sua fundação Edir Macedo de Bezerra, um ex-católico e ex-umbandista, seu cunhado Romildo Ribeiro Soares e Roberto Augusto Lopes.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Arte, a Arquitetura e o Sagrado Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ABUMANSSUR, Edin Sued

O belo só surge nas reflexões dos teólogos cristãos no bojo das discussões sobre a possibilidade e formas do conhecimento de Deus. A questão estética é vista a partir deste ângulo gnosiológico. O pensamento iconoclasta, que não reconhece no mundo sensível um caminho seguro em direção a Deus, encontrou na arte abstrata a sua mais acabada expressão. Porém, diante do problema do conhecimento de Deus, suas possibilidades e formas, a arquitetura não pode ser avaliada pelo mesmo registro das artes plásticas. Por não buscar representar a Deus da mesma maneira que uma escultura ou uma pintura, a arquitetura religiosa seguiu um caminho próprio, paralelo às querelas iconoclastas. As religiões pentecostais nas grandes metrópoles têm se utilizado de edifícios construídos para outros fins, teatros, oficinas, supermercados, garagens de automóveis. A novidade no uso desses edifícios está no entendimento de seu caráter provisório. Agora a provisoriedade é, ela mesma, parte do espaço sagrado. Essa arquitetura não chega a ser religiosa mas o uso religioso desses edifícios fala de um sagrado. Há uma convergência entre a maneira como a arte abstrata e o espaço sagrado são experimentados. Gerações futuras poderão entender o espírito religioso atual olhando para essas igrejas? O que poderão dizer a respeito?

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Os últimos dias: os pentecostais e o imaginário do fim dos tempos Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GUIMARÃES, Robson Franco

O pentecostalismo brasileiro, em suas diferentes expressões, vem sendo investigado, por diferentes pesquisadores, devido ao seu expressivo crescimento no número de adeptos e à sua visibilidade. Porém, sobre a relação entre pentecostalismo e escatologia somente tem sido apontada, indiretamente, sua importância nas origens do movimento pentecostal. Este estudo busca compreender a mentalidade dos pentecostais da Assembléia de Deus de Belo Horizonte (MG) relacionada ao imaginário do fim dos tempos, nas três últimas décadas do século passado, interligando uma análise da hermenêutica bíblica desse grupo relacionada à emergência dos últimos dias, com sua interpretação dos acontecimentos históricos à luz da perspectiva do fim da história e com a construção de uma identidade própria e diferenciadora de outros grupos cristãos, na qual a escatologia é um dos elementos centrais. Foram pesquisados depoimentos orais e fontes escritas.

Palavras-chave: Pentecostalismo. Escatologia. Identidade. Imaginário.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Diálogo inter-religioso e diversidade cultural na formação de Professores de Ensino Religioso Escola Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
COSTA, Iolanda Rodrigues da; MELO, Maria de Lourdes Santos

Este trabalho trata de uma experiência de construção curricular no âmbito do Ensino Religioso Escolar-ERE no decorrer da formação inicial de professores no Curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará-UEPA. O objetivo foi contribuir para a ruptura com conteúdos e práticas pedagógicas fundadas em abordagens catequéticas na escola, por meio da construção coletiva de planos de ensino de 5a a 8a séries do Ensino Fundamental. O principio adotado foi o diálogo inter-religioso e o respeito à diversidade cultural existente na sociedade. A experiência ocorreu durante as atividades pedagógicas da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, ministradas no 3o e 4o anos do curso. A metodologia adotada envolveu: a confecção de quatro planos de ensino para o ano letivo, que ficaram sobre a responsabilidade dos alunos da turma, organizados em quatro equipes e elaboração de cronograma de trabalho; pesquisas de campo realizadas em escolas publicam de Belém que investigou sobre as dificuldades dos professores e, expectativas dos alunos do Ensino Fundamental em relação aos conteúdos de ensino religioso; estudos sobre currículo, planejamento, e dos os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso Escolar, bem como, outros documentos referentes ao ERE. O trabalho resultou na elaboração de planos de ensino fundamentados nos princípios do diálogo inter-religioso e da diversidade cultural da sociedade, que estão disponíveis para cópia e utilização dos alunos do curso, egressos e professores de ERE.

Palavras-chave: Prática de Ensino. Diálogo Inter-religioso. Diversidade Cultural. Ensino Religioso Escolar.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Oduduwa Templo dos Orixás: Território de entrelaçamento de religiões brasileiras de matriz africana Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RIBEIRO, Ronilda Iyakemi

No Brasil, país da diáspora africana em que, por razões históricas, não foram cultivadas famílias de babalaôs, observa-se nas duas últimas décadas, um movimento de introdução aos conhecimentos de Ifá-Orunmilá, que tem como principais atores babalaôs da Nigéria e de Cuba. Babalaôs nigerianos, trazidos regularmente ao Brasil, por iniciativa do Babalorixá King (Sikiru King Salami), vêm desenvolvendo no interior do Oduduwa Templo dos Orixás, em Mongaguá, litoral de SP, um trabalho de fortes implicações religiosas e educacionais. O fenômeno religioso que tem lugar nesse espaço sagrado apresenta a peculiaridade de reunir praticantes de diversas religiões de matriz africana, que para lá se dirigem em busca de conhecimentos da Religião Tradicional Iorubá. Nos dias dedicados aos rituais, líderes de praticantes de diversas expressões da religiosidade africana, entre os quais Umbanda e Candomblé, advindos de outros municípios, de outros estados brasileiros e de outros países, chegam ao local acompanhados de seus "filhos-de-santo”. Ali reunidos compartilham informações sobre diversos temas relativos a suas práticas religiosas e mágicas e buscam conhecimentos teológicos e litúrgicos próprios da matriz iorubá. Os principais tópicos aqui abordados são os seguintes: Ifá-Orunmilá, a divindade oracular; importância dos babalaôs na organização religiosa iorubá; presença de Ifá-Orunmilá na diáspora africana no Brasil e Cuba e particularidades do fenômeno social que ocorre no Oduduwa Templo dos Orixás e suas implicações educacionais e religiosas.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Busca pelo Sagrado: O mito do herói e os ritos de passagem Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
AMADO, André Miele

O rito de passagem ou de iniciação é um rito que marca a transição de um status social ou sexual a outro. Ritualmente reproduz o nascimento, a saída do bebê da barriga da mãe e a entrada para uma nova realidade. Assim como no nascimento, o rito de passagem exige o desprendimento, esforço, sacrifício. Em algumas culturas tais ritos são acompanhados de escarificações e privações.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Caboclo Angélico “Baixa” no Kardecismo para “Anunciar” a Umbanda Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
OLIVEIRA, José Henrique Motta de

Neste artigo ofereceremos um novo olhar sobre a “anunciação” da umbanda: a manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas no médium Zélio de Moraes, numa sessão da Federação Espírita de Niterói, no dia 15 de Novembro de 1908. Como todo mito-fundador, a narrativa entremeia a realidade com fantasia. Mas o que interessa é o valor simbólico que o mito representa para os atuais adeptos, cuja importância se compara ao nascimento de Jesus, para os cristãos. Nesta perspectiva, proponho uma análise alternativa àquelas realizadas por Diana Brown e Emerson Giumbelli, nas quais a relevância simbólica do evento fora suplantada por questões relativas à consolidação da classe média carioca. As teorias de Pierre Bourdieu sobre o funcionamento do campo religioso me auxiliaram na tarefa de justificar o ostracismo vivido por Zélio de Moraes dentro do “movimento umbandista”: o que estava em jogo naquele momento era a busca pela legitimidade de uma religião periférica, e não quem fora o fundador da Umbanda.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A distinção de Ensino Religioso e Catequese Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
POLIDORO, Lurdes Fátima; STIGAR, Robson

Pretendemos apresentar neste artigo algumas ideias sobre a diferença da disciplina Ensino Religioso (ER) da tradicional Catequese, objetivando uma identidade de cada um desses componentes, refletindo, assim, sobre a história e a identidade do Ensino Religioso em contraste com a Catequese, e redimindo as distorções históricas do Ensino Religioso no Brasil. Acreditamos que tal processo só será possível com a mudança de paradigma em relação aos fundamentos pedagógicos e epistemológicos do Ensino Religioso e uma maior conscientização do que vem a ser Catequese e Ensino Religioso.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Catequese.

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