Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Classificação e catalogação de cultura material: tipologias sepulcrais de israelitas presentes no ce |
Versão: pdf Atualização: 25/4/2011 |
Descrição:
SOARES, Marco Antonio Neves
Este texto é um dos resultados do projeto "Etnicidade e morte", e busca apresentar como se deu a organização, classificação e descrição do Fundo Cemitério São Rafael. Este fundo é um arranjo das variações sepulcrais de israelitas que se estabeleceram na região de Rolândia, no norte do Paraná, a partir década de 1930, e integra o Catálogo das variações sepulcrais de israelitas presentes nos cemitérios municipais de Rolândia-PR. Para isso, discute as questões teóricas que envolvem a cultura material, assim como as da arqueologia histórica, relacionando-as com a crítica histórica e com os procedimentos dos registros arquivísticos. É, portanto, um trabalho pluridisciplinar, envolvendo os campos da história das religiões, do patrimônio e da arquivologia, em uma reflexão localizada no campo da teoria da história.
Palavras-chave: Cultura material. Documento histórico. Classificação. Descrição. Patrimônio histórico. Etnicidade.
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658 0 bytes http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/ |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Sugestões de atividades para colaborar na leitura da cartilha – Diversidade Religiosa e Direitos Hum |
Versão: Atualização: 25/5/2010 |
Descrição:
(*) Fonte: GPER
Orientações didáticas para a utilização do documento “Diversidade Religiosa e Direitos Humanos. “A cartilha da DIVERSIDADE RELIGIOSA E DIREITOS HUMANOS é um texto produzido em 2004 para ser distribuído aos cidadãos brasileiros, a fim de refletirmos sobre as diferentes formar de compreender a presença do transcendente, pois o Brasil é um país que não possui uma religião, mas garante a todos os seus cidadãos a liberdade de professarem ou não um credo religioso, como afirma a Constituição que garante a inviolabilidade de uma liberdade de consciência e crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e a proteção aos locais de culto e suas liturgias (Artigo 5o. inciso VI), este direito à liberdade religiosa está confirmada na Declaração dos Direitos Universais do Ser Humano. Ao fazer memória da formação do povo brasileiro vamos encontrar Guaranis, Jês, portugueses, açorianos, nigerianos, angolanos, franceses, ingleses, italianos, alemães, austríacos e tantos outros que formaram o povo brasileiro. A leitura é breve, mas a densidade da contemplação poderá colaborar na reflexão dos cidadãos que estão com você em suas salas de aula.”
Palavras-chave: Diversidade religiosa. Direitos humanos. Formação do povo brasileiro.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Significado da cultura para o Ensino Religioso (II) |
Versão: Atualização: 30/5/2008 |
Descrição:
Seehaber, Liliana Claudia
A perspectiva religiosa, para aqueles que crêem, ultrapassa as percepções cotidianas, porque se move além das realidades da vida em direção a outras mais amplas, que as corrigem e completam, e sua preocupação definidora não é a ação sobre essas realidades mais amplas, mas sua aceitação, a fé nelas. A perspectiva religiosa repousa no sentido do "verdadeiramente real" e as atividades simbólicas da religião como sistema cultural se dedicam a produzir, intensificar e tanto quanto possível, torná-lo inviolável. Assim, o significado cultural religioso repousa na crença em um sistema de símbolos que atuam para estabelecer poderosas, penetrantes e duradouras disposições e motivações nos homens através da formulação de conceitos de uma ordem de existência geral e vestindo essas concepções com tal aura de fatualidade que as disposições e motivações parecem singularmente realistas.
Palavras-chave: Religião. Atividade Simbólica. Significado.
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