Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A visão do budismo em Eça de Queirós  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
REAL, Miguel
O Budismo evidencia-se no Eça de Fradique Mendes como uma entre diversas crenças que o homem europeu refinado do final do século XIX deve «experimentar» ou «crer» para uma total compreensão da essência da religião e, por via desta, da essência do homem. Não se trata, portanto, de uma adesão empenhada, mas de realizar o lema fradiquista de tudo experimentar para tudo conhecer. A experiência do Budismo integra-se, assim, na realização plena do homem do mundo próprio de uma mentalidade finissecular. O Budismo evidencia-se, deste modo, como mais uma religião que a «curiosidade» de Fradique Mendes exige conhecer.
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608 0 bytes Ulusofona http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A teologia, o feminino  |
Versão: Atualização: 18/4/2008 |
Descrição:
Valerio, Adriana
O artigo retrata exemplos de mulheres e místicas que leram a Bíblia de uma forma nova e diferente de como a secular tradição masculina fez. Elas conseguiram reinterpretar sua experiência de fé com palavras originais e manifestam uma subjetividade cheia de dúvidas expressa sabiamente pelo uso da ironia. São elas: Domenica Narducci da Paradiso (+1553), que comenta com grande coragem a famosa proibição paulina "As mulheres calem em assembléia" (1Cor 14,34); Arcangela Tarabotti (+1652), que sem temor denuncia o escândalo dos enclausuramentos forçados; Sarah Grimké (+1873), que leva adiante uma leitura emancipacionista e igualitária das Sagradas Escrituras; Elisa Salerno (+1957), que encontra na má interpretação da Bíblia os fundamentos da exclusão feminina e acusa a Igreja Católica de "heresia antifeminista". O rastro de pensadoras nunca se exauriu e retoma vigor nos dias atuais com os estudos e as reflexões de teólogas que impulsionam suas igrejas a buscar novos modos de viver a igualdade e a diversidade, com o intuito de reconhecer na diversidade um valor imprescindível para a fé no Deus Uno e Trino. Rev. Estud. Fem., maio/ago. 2005, vol.13, no.2, p.367-376. ISSN 0104-026X.
Palavras-chave: Mulheres e Sagradas Escrituras. Mulheres e mística. Deus no feminino.
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2142 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A sociologia da religião como recapitulação da teologia cristã: Weber e as raízes proféticas do raci  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FREITAS, Renan Springer de.
Desde os escritos seminais de Max Weber, a sociologia da religião tem retratado a profecia hebraica como a própria matriz do racionalismo ocidental, ao mesmo tempo em que lhe tem atribuído a promessa de um futuro no qual Israel prevaleceria sobre todas as outras nações. Após a experiência do exílio babilônico, essa promessa teria transformado os judeus em um "povo-pária", auto-segregado, ritualista, legalista, orientado por uma ética dual e, como tal, incapaz de conferir uma dinâmica universalista ao monoteísmo ético peculiar a seu próprio Livro sagrado. A profecia hebraica teria, nessa perspectiva, dado início a um processo evolutivo que somente o Novo Testamento, com sua doutrina da salvação universal, via sacrifício do Redentor, teria sido capaz de levar adiante. Argumenta-se que tal linha de raciocínio, que se encontra na base de todo o empenho, de matriz weberiana, em explicar a evolução da ética ocidental, se desenvolveu no interior de um arcabouço cuja natureza é teológica; mais precisamente, nos marcos da "teologia cristã da superação", assim chamada por postular que o Novo Testamento superou o judaísmo ao universalizar o acesso à graça divina que este último havia restringido a um pretenso "povo escolhido".
Palavras-chave: Sociologia da religião. Racionalismo ocidental. Profecia hebraica. Teologia cristã.
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704 0 bytes Rev. bras. Ci. Soc., out. 2007, vol.22, no.65, p.1 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A Ressocialização da Fé: A estigmatização das religiões afro-brasileiras no sistema penal carioca  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CASTRO E SILVA, Anderson Moraes de
Este artigo foi elaborado a partir dos dados que foram colhidos por mim no Instituto Presídio Hélio Gomes, no primeiro semestre de 2005. Naquele momento, eu utilizava a metodologia de pesquisa intitulada de “observação participante” para, junto aos agentes penitenciários lotados nas Turmas de Guardas, observar o modo como o uso extrajudicial da força física permeava a interação entre custodiadores e custodiados (Castro e Silva, 2006). A questão religiosa, embora cortasse transversalmente distintos aspectos da vida intramuros, não fora contemplada na construção do texto final daquela pesquisa. Entretanto, posteriormente, ao rever os dados anotados no diário de campo de forma mais acurada, algumas questões me intricaram. São essas inquietações, articuladas com a previsão constitucional de liberdade de culto e ao processo de estigmatização intramuros das religiões afro-brasileiras, que pretendo explorar aqui. Antes, porém, é conveniente que consideremos alguns aspectos específicos da assistência religiosa nas prisões.
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533 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A ressignificação do discurso psiquiátrico no cotidiano de uma instituição disciplinar kardecista na  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PETERS, Carlos Eduardo Marotta
O espiritismo kardecista chegou ao Brasil no final do século XIX. Era visto, naquela época, como mais uma novidade cultural vinda da França, país de referência para a cultura burguesa que dava os seus primeiros passos no Brasil. O kardecismo, em essência, é uma doutrina religiosa que nasceu no contexto do cientificismo do século XIX. Trata-se de um pensamento que articula elementos do evolucionismo, do positivismo e de diversas concepções reencarnacionistas, advindas de antigas religiões orientais e da tradição filosófica greco-romana. Uma das novidades doutrinárias propostas pelo kardecismo foi a articulação de um discurso eminentemente religioso, preocupado com a evolução dos espíritos e com a possibilidade de contatos entre esses e o mundo dos vivos e o pensamento científico. As obras de Allan Kardec, considerado o decodificador do Espiritismo moderno, em função dessa junção, acabam por sacralizar os discursos científicos, colocando-os a serviço das revelações dos espíritos.
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534 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
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