Categoria: Ensino Religioso Artigos |
As Influências da Lógica Mercadológica sobre as Recentes Transformações na Igreja Católica  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GUERRA, Lemuel
Nosso propósito neste artigo é discutir, usando os pressupostos do Paradigma do Mercado Religioso, que tem em Berger (1985) Finke & Stark (1988, 1992) e Stark & Iannaccone (1994), seus principais formuladores, as transformações que se realizam no campo do Catolicismo brasileiro, a partir de modificações na constituição interna da esfera da religião no Brasil, no final do século XX. Privilegia-se aqui a definição institucional do fenômeno religioso, sendo nosso objetivo demonstrar que, acima de todos os fatores que influenciam a dinâmica da esfera da religião, têm preponderância aqueles ligados ao nível de concorrência entre organizações religiosas. A partir desse ponto de vista, examinamos alguns fatos da história recente da religião no Brasil, apresentando uma interpretação do processo pelo qual a Igreja Católica vai perdendo sua posição de monopólio no mercado religioso nacional e se vê pressionada à realização de mudanças reativas em seus discursos e práticas religiosas, refletidas na hegemonização do modelo carismático, que vai, aos poucos, substituindo a preponderância anterior do modelo progressista.
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588 0 bytes REVER http://http://www.pucsp.br/rever/rv2_2003/t_guerra.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
As concepções educacionais de Martinho Lutero  |
Versão: Atualização: 6/6/2012 |
Descrição:
BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro.
Este artigo tem como objetivo apresentar a concepção de educação de Martinho Lutero no movimento da Reforma Protestante do século XVI, revelando aproximações entre história, religião e política. Em um século marcado por inúmeras indagações e mudanças, Lutero apresenta críticas em prol de uma Reforma na Igreja e também faz propostas para uma reforma da educação escolar de sua época, até então marcada pela formação exclusiva de religiosos e eclesiásticos. Ele propõe, em dois textos de sua autoria, uma educação escolar cristã que apresente uma nova organização em relação a: currículos, métodos, professores, formas de financiamento e manutenção das escolas. Também reflete sobre a utilidade dessa educação e propõe que ela: atenda a todos; seja criada e mantida pelas autoridades públicas e não mais pela Igreja; seja de frequência obrigatória, para a qual apela aos pais e às autoridades por essa tarefa. Ainda que algumas dessas características não apresentem Martinho Lutero como precursor, é inevitável o reconhecimento de que ele, aliado à figura de Filipe Melanchthon e às transformações ocorridas em seu tempo, contribuiu significativamente para a extensão do direito à Educação, marcada sobretudo em sua proposta de criação das escolas elementares, além da reorganização dos colégios secundários e da universidade, enfatizando a ação do Estado como responsável pela educação escolar.
Palavras-chave: Martinho Lutero. Reforma protestante. Direito à Educação. Estado e Educação.
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1029 0 bytes Educ. Pesqui., jan./abr. 2007, vol.33, no.1, p.163 http://www.scielo.org |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
As Ciências Religiosas Feministas: estado da questão  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
LACELLE, Élisabeth J.
Este texto apresenta um estado da questão dos estudos feministas da religião desde 1960. Depois de ter sublinhado os momentos importantes de sua colocação, a autora assinala os principais conceitos heurísticos associados à hermenêutica da suspeita: o patriarcado, o androcentrismo, o sexismo e as teorias dos gêneros feminino e masculino. As ciências religiosas feministas propõem novas metodologias e paradigmas científicos tais como o da inter-relação e da interação, também chamada de interconexão, entre a pesquisadora e o objeto/sujeito estudado. Elas se encontram na crítica pós-moderna da ciência, na da teologia ecumênica e na dos diálogos inter-religiosos. Com as ciências religiosas feministas, está em gestação, tanto nos meios intelectuais como nas instituições religiosas e sociais, um conhecimento do tipo sabedoria, que se preocupa, ao mesmo tempo, com a coerência racional.
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1055 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv1_2002/t_lacell.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Anticlericalismo e universo feminino - polêmicas e estereótipos  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FRANCO, José Eduardo
No combate contra a influência do clero e mais específica e violentamente contra o chamado jesuitismo, versão especializada do anticlericalismo, a propaganda anticlerical elege como alvos mais vulneráveis à acção do “inimigo clerical” dois grupos etários e um género sexual. No primeiro bloco encontram-se as crianças e os velhos, e no segundo as mulheres. Mas de entre estes, a mulher é apresentada, sem dúvida, como a “presa fácil” por excelência dos padres e mais ainda dos Jesuítas. Na célebre e muito difundida obra paradigmática do historiador francês Jules Michelet intitulada O Padre, a Mulher e a Família, que muito influenciou a modelação do anticlericalismo de Oitocentos no que ao universo feminino e à família dizem respeito, considera-se que através da mulher o padre influi perversamente no microcosmos familiar.
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571 0 bytes Ulusofona http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm |
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