Educadores

Ínicio : Ensino Religioso : Artigos : 

santo daime (0)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Significado da cultura para o Ensino Religioso (II) Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Seehaber, Liliana Claudia

A perspectiva religiosa, para aqueles que crêem, ultrapassa as percepções cotidianas, porque se move além das realidades da vida em direção a outras mais amplas, que as corrigem e completam, e sua preocupação definidora não é a ação sobre essas realidades mais amplas, mas sua aceitação, a fé nelas. A perspectiva religiosa repousa no sentido do "verdadeiramente real" e as atividades simbólicas da religião como sistema cultural se dedicam a produzir, intensificar e tanto quanto possível, torná-lo inviolável. Assim, o significado cultural religioso repousa na crença em um sistema de símbolos que atuam para estabelecer poderosas, penetrantes e duradouras disposições e motivações nos homens através da formulação de conceitos de uma ordem de existência geral e vestindo essas concepções com tal aura de fatualidade que as disposições e motivações parecem singularmente realistas.

Palavras-chave: Religião. Atividade Simbólica. Significado.

Downloads 2008  2008  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Religião no Contexto da Cultura, Teologia e Ética Global Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
HEFNER, Philip

A AIDS/HIV é um tema especial e desafiador para a teologia porque incorpora várias dimensões da reflexão inter-religiosa: a teologia, a ciência e a ética. Este artigo apresenta uma paleta de questões que são ao mesmo tempo desafio e fonte de recursos na abordagem do tema. São considerados três tipos de questões: (1) o papel da religião na cultura, (2) as interpretações teológicas sobre natureza, doença e mal e (3) a formação de uma ética global.

Palavras-chave: Cultura. Doença. Ética global. HIV/AIDS. Mal. Meta-narrativa. Morte. Organização da consciência.

Downloads 2008  2008  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv2_2007/t_hefner.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Globalização: Antropologia e Religião Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Velho, Otávio

O artigo procura abordar a temática da globalização, fazendo um apelo a um quadro antropológico de referências, sobretudo à idéia de mito. Ao mesmo tempo, procura explorar as relações da globalização enquanto perspectiva e mito (em contraste com a globalização
como objeto) com um “espírito de época” que se manifestaria transversalmente em diversos domínios, de saberes quanto de práticas sociais em geral. Privilegia o campo da religiosidade
e a própria prática antropológica como pontos de entrada
captar esse “espírito de época”.

Palavras-chave: Mito. Globalização. Práticas sociais.

Downloads 2009  2009  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Umbanda e Neurociências: a influência dos estímulos sensoriais do ritual na indução do transe mediún Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MORINI, Carlos Augusto Trinca

Como ponto de partida nesta tentativa de explicação sobre as estruturas cerebrais que possibilitam os estados alterados de consciência, destaca-se dois autores, William Blake e William James, que, partindo de premissas e linguagens bem diferentes, conseguiram sintetizar em poucas palavras o que, nos dias atuais, se convencionou chamar de “Estados Alterados de Consciência” (E.A.C.).

Palavras-chave: Consciência. Estados alterados de consciência. Transe mediúnico.

Downloads 2014  2014  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Católicas e Femininas: Identidade Religiosa e Sexualidade de Mulheres Católicas Modernas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RODRIGUES, Cátia S. Lima

O artigo analisa, segundo uma pesquisa psicossocial empírica, a forma como mulheres católicas de classe média integram – ou não - a aprendizagem sobre a sexualidade no âmbito de um ambiente católico com os elementos novos que lhes são sugeridos pela cultura urbana em que vivem quando adultas. A partir de 22 casos de mulheres entre 20 a 60 anos de idade, a autora investiga se e como os valores interiorizados na Igreja e na família se sustentam no embate com a cultura moderna em que essas mulheres precisam redefinir sua identidade e sua sexualidade de mulheres e de católicas. Cinco pontos cruciais são tomados sob a lupa da investigadora: planejamento familiar, aborto e fertilização artificial, relações sexuais fora do casamento e divórcio. O objetivo do artigo é o de trazer ao leitor/a algo dos processos e metamorfoses pelas quais passa a mulher católica na formação de sua sexualidade ao se ver presa na contradição entre o que ensina a Igreja católica e o que é proposto como meta e estilo de realização para jovens mulheres de uma cidade como São Paulo.

Downloads 2017  2017  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv2_2003/t_rodrig.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Pensamento Católico nos Tempos e Contratempos da Cultura e Educação Brasileira Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CRUZ, André Silvério da

O objetivo desse curso é analisar a presença e a influência do pensamento católico na educação brasileira. A proposta é rediscutir o papel do catolicismo na educação, que apresentou três etapas distintas. A primeira correspondeu à sociedade colonial e a educação e filosofia jesuítica, que teve como proposta o ensino da doutrina cristã e das primeiras letras conciliando a missão evangelizadora do novo mundo com a transmissão da cultura luso-européia e com o aprendizado da língua indígena, a qual os jesuítas viam, como humanistas, ser indispensável para a vivência e a experiência cultural. A segunda etapa pertenceu ao contexto do II Império e ao período áureo do regalismo e à transição para a Primeira República. Representou o momento do conservadorismo até a letargia, a ignorância, o pietismo e a alienação do catolicismo entranhado na cultura e nas instituições escolares. A terceira etapa representou o fim do regalismo e o desprestígio da Igreja com o Decreto 119-A de 7 de janeiro de 1890, que determinou a separação da Igreja com o Estado, confirmada pela Constituição de 1891, inaugurando uma nova fase, na qual foi necessária uma tomada de posição do catolicismo. O trabalho de renovação do espírito católico, iniciado pelo padre Júlio Maria, teve continuidade com D. Sebastião Leme que, por meio da Carta Pastoral de 1916, representou o primeiro sinal de mobilização dos católicos brasileiros. Impulsionou o trabalho de grandes intelectuais, o que teve repercussão efetiva na imprensa, na educação e no surgimento de grandes movimentos sociais que estão atuantes até a atualidade. A finalidade dessa reflexão é chamar a atenção para a dimensão do espírito religioso católico ainda presente na sociedade e na educação brasileira.

Downloads 2033  2033  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do  Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Costa, Marcio da e Koslinski, Mariane Campelo.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa, intitulada "Educação e exclusão social - o sagrado sob ameaça", que procura identificar fatores que influiriam na formação de apreciações valorativas mais ou menos favoráveis à escola. A hipótese básica da investigação propõe a existência de um esvaziamento do significado do espaço escolar, para alguns setores sociais longamente expostos a um processo de redução das oportunidades de mobilidade social ascendente, pelas vias características das sociedades modernas. Um breve relato da pesquisa com estudantes do Rio de Janeiro é apresentado, bem como sua metodologia - que envolve grupos focais e survey - e uma revisão de literatura aparentada ao problema, a qual antecede a exposição de resultados obtidos por meio dos grupos focais realizados. Os dados sistematizados tendem a fortalecer a hipótese principal: a escola parece um elemento dúbio e questionável para a parcela mais "excluída" dos estudantes ouvidos. Porém, há circunstâncias que confundem este quadro, acentuando a experiência escolar como um aspecto central do valor atribuído pelos estudantes à escola e, de certa forma, contrabalançando os efeitos disruptivos de um quadro econômico de agudos conflitos sociais associados a padrões de desigualdade social extremos e duradouros.
Rev. Bras. Educ., jan./abr. 2006, vol.11, no.31, p.133-154. ISSN 1413-2478.

Palavras-chave: Escola. Sociedade. Conflitos.

Downloads 2075  2075  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso na formação docente: um olhar sobre a metodologia de ensino religioso em cursos d Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
KLEIN, Remí

Trabalho visa socializar projeto de pesquisa sobre o Ensino Religioso na formação docente. Parte do pressuposto da importância da capacitação em Metodologia de Ensino Religioso nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, visto que, pela legislação vigente em nível nacional e estadual (RS), não é exigida nenhuma formação específica, além da habilitação docente propriamente dita, para lecionar a referida disciplina na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Abarca o embasamento legal sobre o assunto e o confronta com uma pesquisa de campo, envolvendo a própria prática docente, bem como a atuação de outros docentes e a participação de discentes na referida disciplina pedagógica em Cursos de Licenciatura em Pedagogia em Instituições de Ensino Superior na região da Grande Porto Alegre.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Legislação. Formação docente. Metodologia. Práxis educativa.

Downloads 2092  2092  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!“Os rituais na folia de reis: uma das festas populares brasileiras”. Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PERGO, Vera Lucia

As festas populares são tradições que constituem a resistência dos povos em defesa de sua cultura e de seus costumes. Estudos como os de Antonio de Paiva Moura2 abordam a temática das festas folclóricas no Brasil. Segundo esse autor, para a caracterização das festas populares brasileiras, há que se apresentar seus componentes estruturais, ou seja, as atividades de caráter religioso, como a missa, a procissão, a bênção, a novena e a reza são ministradas por sacerdotes ou ainda por pessoas autorizadas pela Igreja; as de caráter profano-religiosos buscam homenagear as figuras sacras, sempre de forma festiva e alegre, na qual há levantamento de mastro, bailados como “Congados”, “Folia de Reis”, “Império do Divino”, “Reinado do Rosário”, “Pastorinhas”, sendo ministradas por leigos com a aprovação do sacerdote. As festas populares de caráter profano apresentam o sentido de diversão, visando a entreter os visitantes por mais tempo nas festas, como os leilões, as danças, as comidas, as barraquinhas, entre outros. Cabe apontar que, a “Folia de Reis” apresenta um caráter profano-religioso e faz parte do ciclo natalino, realizado de 24 de dezembro a 6 de janeiro, havendo comemorações ao nascimento de Jesus por meio de festividades.

Downloads 2092  2092  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st1.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino Religioso: um perfil pedagógico Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

Na sua construção, o Ensino Religioso, assim como as demais áreas do conhecimento, é um marco estruturado de leitura e interpretação da realidade, essencial para garantir a possibilidade de participação do cidadão na sociedade de forma autônoma. Para tal, possui uma linguagem própria, favorece a compreensão do fenômeno religioso na sociedade, deverá possibilitar ao estudante enfrentar situações em seu cotidiano, a partir da construção de argumentações elaborando propostas para sua comunidade, seja família, escola, associações e outras da qual participe.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Sociedade. Família.

Downloads 2116  2116  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/
Avaliação: 7.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 (33) 34 35 36 37 38 39 40 41 »