Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Significado da cultura para o Ensino Religioso (II) |
Versão: Atualização: 30/5/2008 |
Descrição:
Seehaber, Liliana Claudia
A perspectiva religiosa, para aqueles que crêem, ultrapassa as percepções cotidianas, porque se move além das realidades da vida em direção a outras mais amplas, que as corrigem e completam, e sua preocupação definidora não é a ação sobre essas realidades mais amplas, mas sua aceitação, a fé nelas. A perspectiva religiosa repousa no sentido do "verdadeiramente real" e as atividades simbólicas da religião como sistema cultural se dedicam a produzir, intensificar e tanto quanto possível, torná-lo inviolável. Assim, o significado cultural religioso repousa na crença em um sistema de símbolos que atuam para estabelecer poderosas, penetrantes e duradouras disposições e motivações nos homens através da formulação de conceitos de uma ordem de existência geral e vestindo essas concepções com tal aura de fatualidade que as disposições e motivações parecem singularmente realistas.
Palavras-chave: Religião. Atividade Simbólica. Significado.
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2008 0 bytes GPER http://www.gper.com.br |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Pensamento Católico nos Tempos e Contratempos da Cultura e Educação Brasileira |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CRUZ, André Silvério da
O objetivo desse curso é analisar a presença e a influência do pensamento católico na educação brasileira. A proposta é rediscutir o papel do catolicismo na educação, que apresentou três etapas distintas. A primeira correspondeu à sociedade colonial e a educação e filosofia jesuítica, que teve como proposta o ensino da doutrina cristã e das primeiras letras conciliando a missão evangelizadora do novo mundo com a transmissão da cultura luso-européia e com o aprendizado da língua indígena, a qual os jesuítas viam, como humanistas, ser indispensável para a vivência e a experiência cultural. A segunda etapa pertenceu ao contexto do II Império e ao período áureo do regalismo e à transição para a Primeira República. Representou o momento do conservadorismo até a letargia, a ignorância, o pietismo e a alienação do catolicismo entranhado na cultura e nas instituições escolares. A terceira etapa representou o fim do regalismo e o desprestígio da Igreja com o Decreto 119-A de 7 de janeiro de 1890, que determinou a separação da Igreja com o Estado, confirmada pela Constituição de 1891, inaugurando uma nova fase, na qual foi necessária uma tomada de posição do catolicismo. O trabalho de renovação do espírito católico, iniciado pelo padre Júlio Maria, teve continuidade com D. Sebastião Leme que, por meio da Carta Pastoral de 1916, representou o primeiro sinal de mobilização dos católicos brasileiros. Impulsionou o trabalho de grandes intelectuais, o que teve repercussão efetiva na imprensa, na educação e no surgimento de grandes movimentos sociais que estão atuantes até a atualidade. A finalidade dessa reflexão é chamar a atenção para a dimensão do espírito religioso católico ainda presente na sociedade e na educação brasileira.
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2033 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do |
Versão: Atualização: 30/5/2008 |
Descrição:
Costa, Marcio da e Koslinski, Mariane Campelo.
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa, intitulada "Educação e exclusão social - o sagrado sob ameaça", que procura identificar fatores que influiriam na formação de apreciações valorativas mais ou menos favoráveis à escola. A hipótese básica da investigação propõe a existência de um esvaziamento do significado do espaço escolar, para alguns setores sociais longamente expostos a um processo de redução das oportunidades de mobilidade social ascendente, pelas vias características das sociedades modernas. Um breve relato da pesquisa com estudantes do Rio de Janeiro é apresentado, bem como sua metodologia - que envolve grupos focais e survey - e uma revisão de literatura aparentada ao problema, a qual antecede a exposição de resultados obtidos por meio dos grupos focais realizados. Os dados sistematizados tendem a fortalecer a hipótese principal: a escola parece um elemento dúbio e questionável para a parcela mais "excluída" dos estudantes ouvidos. Porém, há circunstâncias que confundem este quadro, acentuando a experiência escolar como um aspecto central do valor atribuído pelos estudantes à escola e, de certa forma, contrabalançando os efeitos disruptivos de um quadro econômico de agudos conflitos sociais associados a padrões de desigualdade social extremos e duradouros. Rev. Bras. Educ., jan./abr. 2006, vol.11, no.31, p.133-154. ISSN 1413-2478.
Palavras-chave: Escola. Sociedade. Conflitos.
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2075 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
“Os rituais na folia de reis: uma das festas populares brasileiras”. |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PERGO, Vera Lucia
As festas populares são tradições que constituem a resistência dos povos em defesa de sua cultura e de seus costumes. Estudos como os de Antonio de Paiva Moura2 abordam a temática das festas folclóricas no Brasil. Segundo esse autor, para a caracterização das festas populares brasileiras, há que se apresentar seus componentes estruturais, ou seja, as atividades de caráter religioso, como a missa, a procissão, a bênção, a novena e a reza são ministradas por sacerdotes ou ainda por pessoas autorizadas pela Igreja; as de caráter profano-religiosos buscam homenagear as figuras sacras, sempre de forma festiva e alegre, na qual há levantamento de mastro, bailados como “Congados”, “Folia de Reis”, “Império do Divino”, “Reinado do Rosário”, “Pastorinhas”, sendo ministradas por leigos com a aprovação do sacerdote. As festas populares de caráter profano apresentam o sentido de diversão, visando a entreter os visitantes por mais tempo nas festas, como os leilões, as danças, as comidas, as barraquinhas, entre outros. Cabe apontar que, a “Folia de Reis” apresenta um caráter profano-religioso e faz parte do ciclo natalino, realizado de 24 de dezembro a 6 de janeiro, havendo comemorações ao nascimento de Jesus por meio de festividades.
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2092 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st1.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ensino Religioso: um perfil pedagógico |
Versão: Atualização: 30/5/2008 |
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
Na sua construção, o Ensino Religioso, assim como as demais áreas do conhecimento, é um marco estruturado de leitura e interpretação da realidade, essencial para garantir a possibilidade de participação do cidadão na sociedade de forma autônoma. Para tal, possui uma linguagem própria, favorece a compreensão do fenômeno religioso na sociedade, deverá possibilitar ao estudante enfrentar situações em seu cotidiano, a partir da construção de argumentações elaborando propostas para sua comunidade, seja família, escola, associações e outras da qual participe.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Sociedade. Família.
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2116 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/ |
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