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santo daime (0)


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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Discursos sobre as religiões afro-brasileiras - Da desafricanização para a reafricanização Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JENSEN, Tina Gudrun

O artigo trata de discursos sobre a cultura africana no decorrer da historia das religiões do Brasil. Praticantes da Umbanda, que originou-se nos anos 20 no sudeste do Brasil, tentaram de de-africanizar e de 'purificar' as origens da Umbanda dissociando-a de suas influências afro-brasileiras. Durante os anos 60, religiões afro-brasileiras como o Candomblé espalharam-se do nordeste para o sudeste do Brasil. Muitos praticantes do Candomblé, especialmente brancos da classe média, têm se engajado em uma africanização da sua religião destacando a origem africana dela. O artigo propõe que o movimento da Umbanda para o Candomblé, ou seja, de africanização para a reafricanização reflete mudanças sociais. Neste sentido, Umbanda exprime valores da sociedade moderna como os do nacionalismo, igualdade e mobilidade social, ou seja, valores baldados durante a ditadura militar. A re-introdução de religiões afro-brasileiras depois da queda da ditadura militar representa o surgimento de identidades que eram oprimidas anteriormente mas que agora impõem-se no contexto de novas formas de criações de identidade sob condições pós modernas.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Significado da Cultura (I) Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Seehaber, Liliana Claudia

Ao falar da significação da cultura, não me reportarei ao conceito dado pelo senso comum, o qual dirá que "cultura é tudo o que é produzido pelo homem que o difere dos animais". Este conceito não deixa de ser uma verdade, mas para compreendermos o significado da cultura precisamos ir além. Para os autores Clifford Geertz e Michel de Certeau, cultura denota um padrão de significados incorporados aos símbolos e historicamente transmitidos. Expressões de forma simbólicas por meio dos quais os homens se comunicam, perpetuam e desenvolvem seus conhecimentos e suas atitudes em relação à vida.

Palavras-chave: Significação. Cultura. Simbólico.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Sagrado como foco de fenômeno religioso Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Gil Filho, Sylvio Fausto

O presente artigo traz à discussão que o sagrado e o profano seriam dois universos da existência assumidas pelo homem em sua história. São maneiras de ser no mundo e no cosmos. A referência do sagrado posiciona o homem diante de sua própria existência. De modo abrangente, a reflexão sobre o sagrado interessa tanto às ciências humanas como à filosofia e à religião.

Palavras-chave: Sagrado. Profano. Existência.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!"Bye Bye, Brasil": o Declínio das Religiões Tradicionais no Censo 2000 Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PIERUCCI, Antônio Flávio

No campo das religiões em nosso País, estamos diante de mudanças sociais aceleradas. Elas são principalmente culturais, mas têm importante dimensão demográfica e é justamente para salientar a significação sociológica mais ampla dessa dimensão populacional inevitável, que o artigo elege o ponto de vista do declínio demográfico de três das nossas religiões tradicionais: o catolicismo, o luteranismo e a umbanda. São mutações socioculturais de monta essas que o censo demográfico de 2000 descreve com números checados e rechecados por pessoal técnico da maior competência, dotados, por isso, da vantagem comparativa de ser altamente confiáveis, diferindo nesse aspecto dos dados quantitativos que circulam normalmente na mídia, provenientes não raro de fontes religiosas de (des)informação.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Efetivação do Ensino Religioso nas escolas públicas no Paraná Popular Versão: 
Atualização:  18/4/2008
Descrição:
Aluna: Tânia Conceição Iglesias do Amaral
Prof. Dr. Cezar de Alencar Arnaut de Toledo (orientador)

A partir da promulgação da alteração do artigo 33, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394 de 20 de dezembro de 1996), feita pela Lei 9.475/97, o Ensino Religioso tem-se constituído em um foco de grande interesse, discussão e pesquisa em âmbito nacional. O núcleo desse interesse é questionamento da legitimidade do Ensino Religioso, principalmente na escola pública, e mais recentemente a inserção dessa modalidade de ensino como disciplina constante da base comum da grade curricular da educação nacional brasileira. Ocorre que, durante o processo histórico educacional do Brasil, excetuando o período da instituição da República, quando se estabeleceu um conflito entre Estado e Igreja, o Ensino Religioso sempre foi nomeado como disciplina escolar, mesmo que nem sempre tenha tido tal caráter. A novidade é que a partir de julho de 1997, por meio da Lei 9.475, o Ensino Religioso ganhou uma nova configuração que se encontra organizada no documento intitulado Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER), que lhe permitiu ser assumido como parte integrante da formação básica do cidadão pelo sistema educacional brasileiro no campo da organização dos conteúdos do componente curricular.

Palavras-chave: Ensino religioso. Escola pública. Sistema educacional.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Conceito de Soteriologia na Trilogia Religiosa de Gil Vicente, “O Auto da Barca do Inferno, O Auto Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
COSTA, Marcos Alberto Galdino

Este trabalho tem como alvo, mostrar o conceito de salvação no teatro religioso de Gil Vicente, “a trilogia das barcas”, dando-nos assim, uma oportunidade de percebermos a idéia popular e clerical a respeito de tão relevante assunto, em vésperas da Reforma Protestante. Ainda tentaremos mostrar por meio do conceito de salvação de Gil Vicente que, tanto a salvação pela graça, quanto à salvação por méritos humanos, já eram fundamentos antigos e sólidos, influenciadores na vida cotidiana dos indivíduos, tanto no âmbito clerical quanto no laicato. A salvação nas obras de Gil Vicente que são, tanto pelas obras como também, pela graça divina, mostram conceitos ensinados antes de Gil Vicente, durante sua vida e que perdura até nossos dias, e, que foram e ainda são aceitos pelas sociedades em suas mais variadas formas. Pois, há cristãos que entendem ser a salvação responsabilidade única do ser humano, outros entendem que é obra exclusiva de Deus e, outros que é obra de Deus com a cooperação do ser humano. Temos ainda a pretensão de mostrar que a igreja com sua força religiosa e política, é formadora e transformadora de opiniões na sociedade onde ela está inserida.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Formação do Professor de Ensino Religioso (I) Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo; Boeing, Antonio

No Brasil, somente nos Estados de Santa Catarina e Pará encontramos licenciaturas para formar o professor do Ensino Religioso. Em todos os outros Estados da Federação existem cursos livres, de extensão ou de especialização para complementar a formação de professores de outras áreas no campo do Ensino Religioso. Lembramos que é a graduação que habilita o docente a atuar na educação básica, as demais modalidades apenas complementam em situação de ausência do profissional habilitado.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Formação acadêmica.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso na formação docente: um olhar sobre a metodologia de ensino religioso em cursos d Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
KLEIN, Remí

Trabalho visa socializar projeto de pesquisa sobre o Ensino Religioso na formação docente. Parte do pressuposto da importância da capacitação em Metodologia de Ensino Religioso nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, visto que, pela legislação vigente em nível nacional e estadual (RS), não é exigida nenhuma formação específica, além da habilitação docente propriamente dita, para lecionar a referida disciplina na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Abarca o embasamento legal sobre o assunto e o confronta com uma pesquisa de campo, envolvendo a própria prática docente, bem como a atuação de outros docentes e a participação de discentes na referida disciplina pedagógica em Cursos de Licenciatura em Pedagogia em Instituições de Ensino Superior na região da Grande Porto Alegre.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Legislação. Formação docente. Metodologia. Práxis educativa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Arte do Congado e Moçambique do Sapé Representado no Instituto Cultural Inhotim Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNIOR, Delson Aguinaldo de Araújo

Quero falar do “quilombo” do Sapé. O assunto é muito grande, mal acabamos de enquadrá-lo em categorias e linhas gerais, já o vemos subdividir-se em múltiplas direções com abordagens até mesmo infinitas. Entre as várias análises que poderíamos fazer em relação à Comunidade do Sapé, aprofundaremos nas raízes culturais e religiosas do mesmo. A unidade de espaço estabelecida será a região do Sapé e Marinhos. Lembrando que Marinhos, falaremos em uma segunda estância. E por fim abordaremos a unidade de ação através da percepção e perspectiva que o Sapé transmite para o outro através de suas raízes culturais expressas no congado, ações esta que influenciaram os artistas americanos a representá-los no segundo maior museu de arte contemporânea da América, o Instituto Cultural Inhotim. Por fim trabalharemos com a influencia dos negros desta região na constituição da igreja do Sapé em especial a via sacra que é constituída por elementos negros. A Comunidade do Sapé encontra-se na cidade de Brumadinho, cidade localizada na zona metalúrgica de Minas Gerais. A comunidade é conhecida como “quilombo” do Sapé, por ser constituída apenas por negros. Não tendo ligação com movimentos revoltosos no período escravistas, pois a comunidade se formou após a abolição.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Platonismo como Fundamento Racional e Espiritual da Mística Cristã Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CRUZ, André Silvério da; BRETTAS, Anderson C.F.

Este artigo tem por objetivo analisar os aspectos filosóficos e teológicos da mística cristã que, em sua experiência de fé, se fundamenta no princípio radical de um Deus supremo, Uno e trinitário que encarnou na história dos homens. Tal crença foi instituída pela experiência mística dos primeiros cristãos, os quais eram judeus, que está relatada nos textos bíblicos muito antes de existir a justificativa filosófica-teológica dos tempos da Patrística. Na primeira parte do trabalho, serão apresentados, de maneira breve, os pressupostos filosóficos do platonismo que definiram os horizontes do dogma trinitário de Deus. Pensadores cristãos tomaram consciência de que a filosofia de Platão era fortemente impregnada por um espírito místico e religioso que se constituía como fonte inexaurível para os espíritos sedentos do divino. Na segunda parte da reflexão, será demonstrada a doutrina teológica de Bento XVI, que segue essa linha espiritual. Ele tem como tema central, no seu livro Jesus de Nazaré, a convicção de que, para entender a pessoa de Jesus Cristo, é necessário partir de sua união com o Pai, crer no mistério da divindade trinitária, vivenciar essa crença iniciada no eu interior e que se revela como fé na concretude do mundo, lugar de todos os homens. Pela densidade da obra, a nossa reflexão centra-se no Sermão da Montanha e na Oração do Senhor.

Downloads 1768  1768  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
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