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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Formar acólitos da educação ou produtores do conhecimento? Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

“O professor é aquele que de repente aprende”, afirma Riobaldo, no romance “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa. Dessa maneira, este é o desafio que coloco ao refletir sobre a formação do docente, de maneira particular no Ensino Religioso, partindo do pressuposto que este profissional deve ser capacitado como todo e qualquer professor, já que será responsável por um dos componentes curriculares com uma intenção clara: a formação do cidadão que possui uma cultura e está inserido em contexto de rápidas e significativas transformações.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Cultura.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ethos no Ensino Religioso Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Longhi, Miguel

A preocupação com o Ethos no Programa de Ensino Religioso justifica-se pela estreita relação existente entre comportamento e tradição religiosa. Se educar é o processo de abertura do ser humano para se compreender, então torna-se impossível pensar o humano separando-o de sua dimensão de transcendência; pois, o conhecimento que emancipa o ser humano não é apenas de natureza científica. É no interior da experiência religiosa que o ethos, modo de ser das coisas e das pessoas, tecido vivo de relações e inter-relações entre elementos da cultura, da tradição e da religião que formam e constituem a estrutura explicitativa e significativa do ser, e como fonte do dever para o agir moral do ser humano, encontra sua expressão mais autêntica, antiga e universal.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Cultura. Experiência religiosa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Entre crentes e pagãos: ensino religioso em São Paulo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LUI, Janayna de Alencar

O artigo procura refletir sobre as estratégias de atuação dos atores envolvidos no processo de implantação do Ensino Religioso nas escolas públicas do Estado de São Paulo, tendo como foco as relações instituídas no interior do campo estudado. Com a análise da interpretação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96) e a posterior modificação de seu artigo n. 33 pela Lei n. 9.475/97, algumas questões envolvendo a escolha dos conteúdos, capacitação docente e formação do professor aparecem como indicativas para se entender o posicionamento dos grupos envolvidos. Pela participação de grupos como o Conselho de Ensino Religioso de São Paulo, a Associação dos Professores de Ensino Religioso de São Paulo, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o Conselho Estadual de Educação é possível compreender a formação do campo de disputa decorrente da implantação da disciplina nas escolas públicas.

Palavras-chave: Educação religiosa. Escolas públicas. Currículos. São Paulo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso, por quê? Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio; Cardoso, Cláudia

Desde o período da monarquia brasileira, a disciplina de Ensino Religioso foi inserida nos currículos das escolas. O projeto do deputado geral Rui Barbosa (1882-1883) orientava que seria ensinado, pelos ministros de culto no prédio da escola, depois do horário normal, o ensino religioso para as crianças que os pais solicitassem, podendo ocorrer estas aulas até três vezes por semana. Mais tarde, uma longa discussão surgiu polemizando sobre a continuação ou não da disciplina no espaço escolar.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Espaço escolar. Currículo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso no Ensino Médio Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Gonçalves, Adalgisa O.

Todos os dias somos interpelados por motivos religiosos que nos fazem refletir. São manifestações de regimes teocráticos, capas de revistas anunciando ou denunciando algum tipo de incursão religiosa, igrejas fundadas pelo insight de algum iluminado, etc. Para conviver com essa diversidade, no campo religioso, não basta saber que ela existe, mas saber reconhecê-la e decodificá-la. Isso não se aprende da noite para o dia, mas em um processo intencional e organizado de educação. A compreensão da história e decodificação dos símbolos; a interpretação e a resignificação da cultura e a reverência nas relações sócio-religiosas; a interpretação e a resignificação do fato religioso na busca de sentido; a compreensão da experiência religiosa e do sagrado são competências desenvolvidas ao longo da Educação Básica. O Ensino Médio é o momento em que os educandos têm a possibilidade de sistematizar os conhecimentos construídos. A contextualização desses saberes se dará com muito mais significado nesse segmento.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Resifignicação. Educação.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Estado e ensino religioso no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Fonseca, Alexandre Brasil

Neste artigo apresentamos, de forma sucinta, os conflitos existentes na história brasileira em torno das disputas sobre a presença do ensino religioso nas escolas públicas. Na conclusão discutiremos a necessidade de o Estado assumir uma neutralidade positiva no que se refere à abordagem de temas relacionados à religiosidade e seus embates com outras esferas da sociedade.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Estado.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Discursos sobre as religiões afro-brasileiras - Da desafricanização para a reafricanização Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JENSEN, Tina Gudrun

O artigo trata de discursos sobre a cultura africana no decorrer da historia das religiões do Brasil. Praticantes da Umbanda, que originou-se nos anos 20 no sudeste do Brasil, tentaram de de-africanizar e de 'purificar' as origens da Umbanda dissociando-a de suas influências afro-brasileiras. Durante os anos 60, religiões afro-brasileiras como o Candomblé espalharam-se do nordeste para o sudeste do Brasil. Muitos praticantes do Candomblé, especialmente brancos da classe média, têm se engajado em uma africanização da sua religião destacando a origem africana dela. O artigo propõe que o movimento da Umbanda para o Candomblé, ou seja, de africanização para a reafricanização reflete mudanças sociais. Neste sentido, Umbanda exprime valores da sociedade moderna como os do nacionalismo, igualdade e mobilidade social, ou seja, valores baldados durante a ditadura militar. A re-introdução de religiões afro-brasileiras depois da queda da ditadura militar representa o surgimento de identidades que eram oprimidas anteriormente mas que agora impõem-se no contexto de novas formas de criações de identidade sob condições pós modernas.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Necessidade, Teleologia e Hilemorfismo em Aristóteles Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Angioni, Lucas
Resumo: Este artigo busca mostrar que a concepção de teleologia de Aristóteles não é incompatível com a admissão de uma "necessidade bruta" dos movimentos da matéria. Aristóteles concebe que a necessidade bruta ligada aos movimentos da matéria não é por si só suficiente para explicar o comportamento dos entes naturais. Mas Aristóteles concebe tal necessidade bruta como condição sine qua non, subordinada à teleologia: a plena explicação do comportamento dos seres vivos articula-se pelo hilemorfismo: a "necessidade da matéria" é condição sine qua non, incorporada na causalidade teleológica da forma.

Palavras-chave: Teologia. Necessidade. Comportamento.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Simbólico no Ensino Religioso Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Schlögl, Emerli

O universo simbólico do qual emergem as culturas religiosas é absolutamente diverso e enriquecido por significações profundas para o psiquismo humano. Não pode haver Ensino Religioso se não houver uma aproximação entre os indivíduos e o contexto simbólico. As religiões, enquanto criações metafóricas do humano em contato com o mistério, fazem uso dos mitos, que nada mais são do que textos construídos sobre os códigos simbólicos, dos rituais que conjugam em si movimentos e desejos na expressão do contato do ser com o mundo supra-sensível.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Simbólico. Cultura religiosa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso nas Escolas Particulares Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

No dia 12 de maio deste ano (2006), o Conselho Estadual de Educação do Paraná aprovou o PARECER 120/06, na realidade foi em resposta à solicitação feita pela diretoria da Associação de Educação Católica do Paraná (AECPR) sobre a Deliberação n. 01/06-CEE/PR que fixou as normas do Ensino Religioso no Sistema Estadual de Ensino do Paraná. As questões referiam-se especificamente: 01. à presença dos alunos ou não nas aulas de Ensino Religioso; 02. aos conteúdos do Ensino Religioso; 03. aos professores autorizados a lecionar o Ensino Religioso e à formação destes docentes. A escola privada não é obrigada a incluir em seu currículo o Ensino Religioso, entretanto as que optarem por esta disciplina deverão seguir a Deliberação 01/06.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Formação docente. Sistema educacional.

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