Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Prática docente na Educação Superior: um estudo sobre a formação do professor de Ensino Religioso no  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NASCIMENTO, Devison Amorim do
Este estudo pretende demonstrar, segundo a opinião dos egressos, se as práticas dos docentes do Curso de Licenciatura Plena em Ciências da Religião da UEPA proporcionam subsídios para a formação de professores de Ensino Religioso capacitados para atuar na disciplina. Ou seja, visa esclarecer se as estratégias formativas e o domínio de conteúdo dos docentes estão, realmente, como prevê o Projeto Pedagógico do Curso, formando profissionais capazes de transpor os conteúdos apreendidos no curso para as aulas de ER, de maneira a proporcionar aos educandos o conhecimento do fenômeno religioso de maneira proveitosa e significativa. Em outras palavras, investigo se os professores de Ensino Religioso estão saindo do Curso de Ciências da Religião da UEPA munidos dos dois pilares necessários para nortear uma boa prática de ER, haja vista que para isso é mister que o profissional tenha domínio tanto dos conteúdos epistemológicos do fenômeno religioso quanto dos aspectos pedagógicos para atuar na área da docência. A investigação traz, ainda, em seu bojo, informações a respeito da história do Ensino Religioso no Brasil, no Pará e sobre a criação do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião da UEPA. Além de explanar sobre os aspectos legais da disciplina supramencionada e das formas equivocadas que vem sendo desenvolvidas ao longo de sua trajetória.
Palavras-chave: Prática e Formação Docente. Curso de Ciências da Religião. Ensino Religioso.
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6590 0 bytes http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=146105 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Pureza Nagô e Nações Africanas no Tambor de Mina do Maranhão  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FERRETTI, Mundicarmo
O Maranhão é conhecido como principal centro de preservação da cultura jeje-dahomeana do Brasil, embora a maioria dos terreiros de mina reproduza principalmente o modelo da Casa de Nagô e não o da Casa das Minas (jeje). A primeira, apesar de tradicionalista e fundada por africanas, distancia-se do candomblé da Bahia e goza de menor prestígio do que a Casa das Minas. Os outros terreiros da capital maranhense que cultuam entidades africanas originaram-se direta ou indiretamente da Casa de Nagô ou de terreiros de outras “nações” já desaparecidos. Os demais terreiros de São Luís foram abertos para entidades espirituais não africanas (caboclas), principalmente por curadores ou pajés, geralmente procurando fugir à discriminação de que eram alvo. Apesar da Casa das Minas não ter autorizado o funcionamento ou reconhecido outra casa mina-jeje, alguns terreiros de mina que também cultuam voduns do Daomé, procuram se legitimar no campo religioso afro-brasileiro afirmando possuir alguma ligação com ela ou com suas fundadoras africanas. Nesse trabalho se analisa a construção da identidade jeje da Casa Fanti-Ashanti e o filme documentário Atlântico Negro - Na rota dos orixás, de Renato Barbieri, onde ela é apresentada como a representante da cultura do Dahomé no Brasil.
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3782 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2170 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Protestantismo, Modernização e Estado Leigo: Luteranos confessionais entre a ortodoxia e a laicidade  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JÚNIOR, Arnaldo Érico Huff
O protestantismo é regularmente identificado a processos de modernização, quer seja como padrão e controle disciplinadores de condutas, quer como um passo geral rumo à livre escolha religiosa e, conseqüentemente, à individuação moderna. Tal pré-concepção pode, todavia, embaçar a vista de quem observa algumas manifestações protestantes, eminentemente aquelas ortodoxas ou fundamentalistas. Pretendo aqui, a partir da análise de um episódio que envolveu, ao redor da discussão sobre ensino religioso e ensino laico nos anos 1930, o Sínodo Evangélico Luterano do Brasil e a Coligação Pró-Estado Leigo, problematizar tais ligações naturalizadas entre protestantismo e modernização. A estrutura ortodoxa que permeava os discursos e práticas daqueles protestantes luteranos, ainda que os tenha levado a sustentar a separação entre Igreja e Estado, diferia em muito do que hoje se possa compreender como modernização ou processos de individuação. Em se falando em protestantismo e modernização, se faz necessário um olhar complexo e contextualizado por sobre um fenômeno que é plural.
Palavras-chave: Protestantismo. Luteranismo confessional. Modernização.
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1721 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv1_2008/t_huff.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Religião e Política na Fronteira: desinstitucionalização e deslocamento numa relação historicamente  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BURITY, Joanildo A.
Este trabalho passa em revista o debate contemporâneo sobre as novas fronteiras entre religião e política, destacando os limites da concepção liberal clássica, que animou e ainda anima boa parte dos trabalhos sobre o tema, notadamente os de cunho mais normativo. A nova situação aponta para uma configuração do religioso que opera segundo uma lógica de deslocamento de fronteiras e ressignificação ou redescrição de práticas. O efeito contraditório mais marcante destes dois processos é o de que o aprofundamento da experiência religiosa como algo pessoal, individual, íntimo se dá ao par com uma desprivatização ou publicização do religioso. Não se tratando de uma deontologia da relação religião/política, mas uma construção histórica de longa data da qual a solução liberal é apenas um capítulo, argumenta-se que mudanças históricas, ocorridas particularmente a partir dos anos 80, contribuíram para redefinir a fronteira público/privado de modo a alterar ou provocar um realinhamento na relação entre religião e política. A redefinição das fronteiras disdisdissolveu ou deslocou o sentido do político e do religioso - fundamentalmente desterritorializadores e, em parte, desinstitucionalizando-os.
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7057 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv4_2001/t_burity.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Religião e individuação: uma abordagem junguiana do simbolismo religioso  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
LIMA, July Yukie Abe de; PEDRON, Luana; KANBARA, Mariana H.; BERTHOLI JR., Nelson Roberto; COSTA, Rodrigo César; MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos; ANDRADE, Solange Ramos de
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar de que maneira os valores religiosos influenciam no processo de individuação, com referencial teórico junguiano, a partir de uma abordagem do simbolismo. É importante ressaltar que o trabalho aqui apresentado constitui apenas o enfoque principal de uma pesquisa mais ampla, em que alguns conceitos da teoria junguiana foram explorados para um melhor entendimento do Processo de Individuação, assim como a compreensão do conceito de religião. Na pesquisa integral, o simbolismo foi abordado de forma enfática visto que é de suma importância para estabelecer uma correlação entre os conceitos junguianos de Processo de Individuação e Religião. Desta forma, a abordagem do simbolismo religioso é essencial para a discussão bibliográfica proposta, cuja finalidade é analisar em que medida a religião influencia o processo de individuação.
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699 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st7.html |
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