Educadores

Ínicio : Ensino Religioso : Artigos : 

santo daime (0)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Islã Clássico: itinerários de uma cultura Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
PEREIRA, Rosalie de Souza. (Org.).

Lançado recentemente pela editora Perspectiva, o livro “O Islã Clássico: itinerários de uma cultura” (organizado por Rosalie Helena de Souza Pereira) é uma importante obra a respeito do Islam e da cultura árabe. Trata-se de uma preciosa contribuição para pesquisadores da cultura árabe e do Islã no Brasil, visto ser ainda escasso entre nós – dada a complexidade do tema - o material produzido sobre o mundo muçulmano.

Palavras-chave: Islã. Cultura. Muçulmanos.

Downloads 1434  1434  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCSP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Protestantismo Tupiniquim, Modernidade e Democracia: limites e tensões da(s) identidade(s) evangélic Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CERVEIRA, Sandro Amadeu

Esse trabalho pretende apresentar elementos para o debate a respeito da identificação do ser evangélico no Brasil contemporâneo a partir de uma perspectiva político relacional de identidade. Exploramos alguns elementos sociológicos comuns à maioria das comunidades evangélicas, analisados utilizando a noção de seita como concebida por Weber e Troeltsch. Sem pretensões de descrever minuciosa e exaustivamente os elementos litúrgicos ou doutrinários das muitas denominações evangélicas, propõe-se que essa forma específica de organização eclesiástica sectária, marcada pelo conversionismo, denominacionalismo e condição minoritária, deve ser levada em consideração no esforço analítico sobre a identidade evangélica no Brasil. O foco do trabalho, portanto, concentra-se na interação entre o jogo de forças envolvido na construção dessa identidade e os processos de modernização e democratização.

Palavras-chave: Evangélicos. Identidade. Seita. Modernização. Democracia.

Downloads 1436  1436  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv1_2008/t_cerveira.htm
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso: um componente do currículo da Escola Básica Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

O Ensino Religioso foi historicamente colocado na escola dentro de um projeto religioso, visando salvaguardar a presença da igreja católica, perdida com a Proclamação da República, pois durante a colônia e o império brasileiro, por meio do regime do padroado (vínculo entre Igreja e Estado), esta presença era garantida por lei. Na Constituição de 1931 ficou determinado a presença do Ensino Religioso obrigatório para a escola e facultativo para o aluno, estando as questões organizacionais escolares sob a responsabilidade do governo e o conteúdo, a escolha dos livros, assim como a doutrina e a moral dos professores cabia às autoridades religiosas. Desde a primeira legislação republicana não definia uma única religião, pois o Brasil já havia reconhecido a diversidade religiosa, permitindo que os diferentes cultos aqui se estabelecessem. O problema é mantido, com a cultura de que este país possui uma religião oficial, o que não é verdadeiro.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Escola. Ensino.

Downloads 1446  1446  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A parábola migrou pro poema: o bom samaritano em “Um cadáver de poeta”, de Álvares de Azevedo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BELÚZIO, Rafael Fava

Com este trabalho proponho uma leitura do poema “Um cadáver de poeta” – presente na “Segunda parte” da Lira dos vinte anos (1852), de Álvares de Azevedo – em especial no que diz respeito à migração da parábola do bom samaritano para a fatura do poema analisado, quer dizer, verificarei em que medida o texto bíblico – fator externo – fora internalizado em “Um cadáver de poeta”.

Downloads 1458  1458  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Escolas públicas e ensino religioso subsídios para a reflexão sobre o Estado laico, a escola pública Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Fischmann, Roseli

“...a questão do direito à educação e suas inter-relações com o direito à liberdade de crença num Estado laico, como é o Brasil, é preciso antes lembrar documentos jurídicos nacionais e internacionais de proteção de direitos no campo religioso e da educação. Ao mesmo tempo, é indispensável lembrar características da história do Brasil, no que se refere ao Estado como construção histórica...”.

Palavras-chave: Educação. Campo religioso.

Downloads 1459  1459  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ethos que Unifica Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVAL, Isaias; KEINKE, Rita de Cássia Marques; DALDEGAN, Viviane Mayer

A educação, no contexto contemporâneo, possui o grandioso papel de incentivar a sociedade para uma mudança de postura frente as diferenças e por assim dizer, pautar-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos. É nesse sentido que situamos o Ensino Religioso como uma área de conhecimento merecedora de estudo com leitura nas mais diversas áreas do conhecimento. Portanto, a idéia que se propõe é uma reflexão fundamentada na Pedagogia da Alteridade, não voltada para a vivência de valores enquanto estudo isolado dos mesmos, mas uma postura crítica que apóia-se naquilo que o outro tem a me dizer, entendendo dessa forma, a diversidade dos fenômenos religioso. Em virtude dessa mentalidade tem-se a intenção de despertar a sociedade para o ethos alicerçado no saber ouvir o diferente. Para isso, é importante ter claro a diferença entre a reciprocidade e a gratuidade, grande desafio da prática pedagógica do Ensino Religioso. Esta proposta acarretará numa educação global, desvinculada de preconceitos, uma herança para as gerações futuras, tarefa fundamental da escola enquanto construtora e reconstrutora dinâmica da diversidade de saberes.

Palavras-chave: Educação. Ensino Religioso. Ethos. Alteridade. Gratuidade. Reciprocidade. Fenômeno religioso. Saber ouvir.

Downloads 1460  1460  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Formação do Professor de Ensino Religioso (II) Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo; Boeing, Antonio

A questão dos cursos de Especialização ou pós-graduação lato sensu, oferecidos por instituições de ensino superior ou por instituições especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional, independem de autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento e devem atender ao disposto nesta Resolução. Estes cursos são oferecidos para matrícula de portadores de diploma de curso superior e ficam sujeitos à supervisão dos órgãos competentes a ser efetuada por ocasião do recredenciamento da instituição.

Palavras-chave: Curso. Especialização.

Downloads 1476  1476  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Transposição Didática: a passagem do saber científico para o saber escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
STIGAR, Robson; POLIDORO, Lurdes de Fátima

Neste artigo vamos procurar conceituar o que vem a ser a Transposição Didática, sua relação com a ciência e com a educação, sua importância para o saber e, por fim, qual a sua contribuição para a disciplina de Ensino Religioso.

Palavras-chave: Ciência. Educação. Ensino Religioso.Transposição Didática.

Downloads 1482  1482  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.ciberteologia.org.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Formar acólitos da educação ou produtores do conhecimento? Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

“O professor é aquele que de repente aprende”, afirma Riobaldo, no romance “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa. Dessa maneira, este é o desafio que coloco ao refletir sobre a formação do docente, de maneira particular no Ensino Religioso, partindo do pressuposto que este profissional deve ser capacitado como todo e qualquer professor, já que será responsável por um dos componentes curriculares com uma intenção clara: a formação do cidadão que possui uma cultura e está inserido em contexto de rápidas e significativas transformações.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Cultura.

Downloads 1492  1492  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ethos no Ensino Religioso Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Longhi, Miguel

A preocupação com o Ethos no Programa de Ensino Religioso justifica-se pela estreita relação existente entre comportamento e tradição religiosa. Se educar é o processo de abertura do ser humano para se compreender, então torna-se impossível pensar o humano separando-o de sua dimensão de transcendência; pois, o conhecimento que emancipa o ser humano não é apenas de natureza científica. É no interior da experiência religiosa que o ethos, modo de ser das coisas e das pessoas, tecido vivo de relações e inter-relações entre elementos da cultura, da tradição e da religião que formam e constituem a estrutura explicitativa e significativa do ser, e como fonte do dever para o agir moral do ser humano, encontra sua expressão mais autêntica, antiga e universal.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Cultura. Experiência religiosa.

Downloads 1501  1501  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 (31) 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 »