Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Ensino Religioso: um componente do currículo da Escola Básica  |
Versão: Atualização: 30/5/2008 |
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
O Ensino Religioso foi historicamente colocado na escola dentro de um projeto religioso, visando salvaguardar a presença da igreja católica, perdida com a Proclamação da República, pois durante a colônia e o império brasileiro, por meio do regime do padroado (vínculo entre Igreja e Estado), esta presença era garantida por lei. Na Constituição de 1931 ficou determinado a presença do Ensino Religioso obrigatório para a escola e facultativo para o aluno, estando as questões organizacionais escolares sob a responsabilidade do governo e o conteúdo, a escolha dos livros, assim como a doutrina e a moral dos professores cabia às autoridades religiosas. Desde a primeira legislação republicana não definia uma única religião, pois o Brasil já havia reconhecido a diversidade religiosa, permitindo que os diferentes cultos aqui se estabelecessem. O problema é mantido, com a cultura de que este país possui uma religião oficial, o que não é verdadeiro.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Escola. Ensino.
|
1497 0 bytes GPER http://www.gper.com.br |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A Igreja Católica e o Poder Civil: Alianças e Conflitos na Princesa do Sertão na Primeira República  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAMPOS, Juliano Mota
A presente comunicação trata da relação entre a Igreja Católica e o poder civil na cidade de Feira de Santana, estado da Bahia,no período de 1890 a 1930.O trabalho busca analisar e compreender a natureza e a dinâmica das relações entre instituições, representadas respectivamente pelo clero secular e pelos parlamentares em um momento de separação entre as referidas instituições.Seria uma relação de dominação de um agente histórico sobre o outro ou uma aliança de interesses entre ambos? Como isso, refletia nos comportamentos dos diversos setores da sociedade feirense, haja vista que tais instituições estavam envolvidas nos projetos de urbanização e de transformações sócio-culturais, adotando novas posturas neste contexto?Pretende-se desmistificar a ideia de que essa urbe teve como pilar praticamente único, de sua formação, o comércio e as ações públicas governamentais. Até então, a prática do clero católico era vista como um dado cultural isolado e estanque no tempo, responsável apenas pelas celebrações religiosas e práticas catequéticas.O estudo tem como referencial teórico a História Cultural e está baseado em atas de irmandades, da Câmara e do Conselho Municipal, livros de tombo, jornais e os códigos de postura municipal.
Palavras-chave: Igreja Católica. Feira de Santana. Estado.
|
1511 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Ethos que Unifica  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVAL, Isaias; KEINKE, Rita de Cássia Marques; DALDEGAN, Viviane Mayer
A educação, no contexto contemporâneo, possui o grandioso papel de incentivar a sociedade para uma mudança de postura frente as diferenças e por assim dizer, pautar-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos. É nesse sentido que situamos o Ensino Religioso como uma área de conhecimento merecedora de estudo com leitura nas mais diversas áreas do conhecimento. Portanto, a idéia que se propõe é uma reflexão fundamentada na Pedagogia da Alteridade, não voltada para a vivência de valores enquanto estudo isolado dos mesmos, mas uma postura crítica que apóia-se naquilo que o outro tem a me dizer, entendendo dessa forma, a diversidade dos fenômenos religioso. Em virtude dessa mentalidade tem-se a intenção de despertar a sociedade para o ethos alicerçado no saber ouvir o diferente. Para isso, é importante ter claro a diferença entre a reciprocidade e a gratuidade, grande desafio da prática pedagógica do Ensino Religioso. Esta proposta acarretará numa educação global, desvinculada de preconceitos, uma herança para as gerações futuras, tarefa fundamental da escola enquanto construtora e reconstrutora dinâmica da diversidade de saberes.
Palavras-chave: Educação. Ensino Religioso. Ethos. Alteridade. Gratuidade. Reciprocidade. Fenômeno religioso. Saber ouvir.
|
1532 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/er_artigos.php |
|