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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso Escolar em Questão Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Schmidt, Ervino

A pergunta pela relação entre Ensino Religioso e escola vem de muito tempo. Na tradição medieval, por exemplo, a dimensão religiosa era o que tudo dominava. As demais dimensões do conhecimento gravitavam em volta dela. Mais tarde, principalmente na época do Iluminismo, houve um forte deslocamento. O ser humano voltou-se para um projeto no qual as forças lineares da História passaram a ocupar o centro.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Conhecimento.História.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Atividades baseadas na Cartilha da Diversidade Religiosa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
A proposta de trabalhar com os estudantes sobre a diversidade religiosa nada mais do que como solicita a Lei de Diretrizes e Base (9394/96) favorecer o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; assim como o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. Em seguida apresentamos algumas sugestões de atividades para colaborar na leitura junto aos seus alunos desta CARTILHA DA DIVERSIDADE RELIGIOSA.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O reino de Deus na ALBA: IURD e o legislativo baiano (1991-2002) Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Adriana Martins dos

A Igreja Universal é um grupo religioso de origem pentecostal criado em 1977, na cidade do Rio de Janeiro, por Edir Macedo, Romildo Ribeiro Soares e Roberto Augusto Lopes, que chegou à Bahia em 1980, dentro de um quadro de expansão no Brasil gradativo, mas realizado em pouco tempo. A Igreja Universal do Reino Deus (IURD) foi fundada na Bahia no subsolo de um prédio localizado na Rua do Tijolo (Centro Histórico da cidade), numa área conhecida por abrigar o “baixo meretrício”.

Palavras-chave: Igreja Universal. Política de Cristo. Bahia.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Umbandização, Candombleização: para onde vai o terecô? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ARAÚJO, Paulo Jeferson Pilar

Nosso interesse pelo terecô como objeto de pesquisa deu-se a partir de pesquisa relacionada à migração religiosa entre pentecostais e adeptos de religiões afro-brasileiras em Codó. Desde então, temos mantido contato com pais e mães de santo da cidade, e concentrado algumas de nossas pesquisas na comunidade quilombola do Santo Antonio dos Pretos, a aproximadamente 36 km de distância da sede do Município de Codó. Durante nossas últimas visitas à cidade, principalmente em 2007, percebemos em diversas entrevistas e conversas com pais de santo menções aos terreiros da cidade, ditos de candomblé. Inclusive soubemos da ida a Codó de pessoas da Bahia que se diziam do candomblé e com intenções de abrir casas de candomblé na cidade. De início não damos muito atenção ao fato até que percebemos que as críticas ao candomblé em Codó estavam se tornando uma constante nas conversas com o pai de santo Domingos Paiva da Tenda Espírita de Umbanda Raio Solar.

Palavras-chave: Candomblé. Umbanda. Terecô. Município de Codó.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Retorno do Mito: Implicações para os Estudos em História das Religiões e Religiosidades Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MENEZES, Jonathan

A religiosidade está na matriz da existência humana. Desde os tempos e lugares sacralizados às mais abjetas instâncias de profanação, o ser humano não se separa de sua supra-existência, de sua faceta (por mais oculta ou rechaçada que seja em alguns) mística e transcendente. E a história se faz a partir das temporalidades e dos homens (sagrados ou profanos): “é a ciência dos homens no tempo”, conforme a célebre frase de Marc Bloch. 1 É precisamente isso que distingue o saber histórico de outros saberes, como observa Eduardo Basto de Albuquerque, isto é: “sua postura de ancorar-se no tempo como fundamento de onde partem todas as suas análises. Sem o tempo não há historiador. Breve ou curto e longo ou muito longo, sempre o tempo é a base na qual todo historiador se finca para realizar suas análises”2, embora, acrescento, não deva admitir ser escravizado por uma tirania, seja em relação ao passado ou até mesmo ao presente. Presente e passado se interpenetram na linguagem de Bloch.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Retorno ao Judaísmo no Nordeste Brasileiro: O Caso dos Marranos Potiguares Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Marcos

O texto procura historiar o movimento de retorno dos marranos nordestinos, especificamente potiguares, ao judaísmo. Começa analisando o caso paradigmático dos marranos de Belmonte, em Portugal, nas primeiras décadas do século XX. Depois, apresenta as origens remotas da comunidade judaica de Natal, no início do Século XX, formada por imigrantes vindos do leste europeu. O objeto principal é o trabalho de um grupo de bnei anussim potiguares, a partir de meados da década de 1970, que, além de retomarem sua identidade judaica ancestral, se esforçam por revitalizar a vida comunal judaica na capital potiguar, que havia se extinguido ao final da década de 1960. Através de uma caracterização mínima desta comunidade judaica natalense é possível perceber sua peculiaridade.

Palavras-chave: Marranismo. Judeus em Natal. Identidade.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O legado ancestral como parte das identidades religiosas de ascendência africana em Cuba e no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2012
Descrição:
LIMONTA, Ileana Hodge

Cada casa-de-santo ou terreiro é um espaço onde se resignifica e recria constantemente as relações de parentesco situadas dentro do conceito família. E é significativa esta vinculação que se produz entre religião e família mediante a cerimônia de consagração porque, segundo afirma o nigeriano Felix Ayoh’Odimiré1, o que autenticava o sentido de pertença à religião iorubana nos antigos povos onde se cultuavam os orixás era o laço consanguíneo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Ação Católica nas Páginas da REB - Revista Eclesiástica Brasileira (1941-1962) Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FIGUEIREDO, Eduardo David

A estrutura de formação do catolicismo e sua solidificação em terras brasileiras recebeu influência de uma força opressora que o poder eclesiástico produziu para combater a heresia, o chamado tribunal do Santo Ofício. O Brasil defrontou-se por vezes com o poderio desse tribunal, o qual julgou e condenou brasileiros, em sua maioria comerciantes e pessoas com alto poder financeiro, que foram obrigados a deixar seu patrimônio nas mãos da Santa Madre Igreja Romana.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Em Trilhas Encantadas: Sociedade, Cultura e Religiosidade no Maranhão Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARROS, Antonio Evaldo Almeida

Trabalho destinado ao GP Religiões Afro-Brasileiras e Kardecismo do X Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões. Para uma versão mais aprofundada das questões levantadas neste texto, ver o capítulo 4 (Numa terra de voduns, encantados e orixás) da seguinte dissertação: BARROS, A. Evaldo A. O Pantheon Encantado: culturas e heranças étnicas na formação de identidade maranhense. 2007. 317 p. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO), Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), Salvador, Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2007.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O ensino religioso ameaça o conhecimento Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Tait, Marcia

Seria o Ensino Religioso uma ameaça ao conhecimento científico? A verdade sobre as coisas é objeto da razão ou da fé? O mundo surgiu por acaso e segue a lógica da evolução, ou foi criado e se modifica conforme a vontade divina? O debate que atravessa séculos surgiu com a própria história do conhecimento humano, e no encalço dessas questões a polêmica esbarra no status de verdade única conferido tanto ao saber religioso quanto ao saber científico.
No Brasil, a postura assumida em 2000 pelo então governador do Estado do Rio de Janeiro, Antony Garotinho, ao sancionar a lei que determina que o Ensino Religioso faça parte do currículo das escolas públicas, ocasionou uma retomada dos debates sobre os limites entre ciência e religião.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Estado. Conhecimento científico.

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