Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Paraíso e o Capitel: Representações do Protestantismo no Brasil Republicano (1910-1920)  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Lyndon de Araújo
Trata-se de uma reflexão metodológica em torno da noção de representação, aplicada à pesquisa sobre a relação entre o protestantismo e a cultura brasileira. Esta relação, historicamente construída em todo o Brasil, foi identificada em duas cidades, a capital da República, o Rio de Janeiro, e a capital do Maranhão, São Luís. Foram tomados textos e imagens veiculados através da literatura, do jornal e de um quadro, compondo um conjunto de representações sobre o protestantismo. O propósito, portanto, é discutir a pertinência e o alcance que esta noção oferece à pesquisa sobre a história do protestantismo no Brasil.
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743 0 bytes REVER http://http://www.pucsp.br/rever/rv1_2003/t_santos.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Pensamento Católico à Procura de Lugar na Primeira República Brasileira  |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2012 |
Descrição:
CRUZ, André Silvério da
Este artigo tem por objetivo traçar um estudo analítico sobre a formação do pensamento católico e sua efetiva abrangência na formação cultural da sociedade brasileira. O recorte historiográfico está no contexto dos finais do século XIX até aproximadamente às três primeiras décadas da Primeira República. Na primeira parte do trabalho, será analisada a revitalização do catolicismo brasileiro que, no seu projeto de sair do regalismo do Período Imperial, começou a afirmar sua autonomia tendo por base o ultramontanismo. Dessa situação, surgiu no país o tradicionalismo como nova reestruturação do pensamento católico que terá ações efetivas de afirmação por parte do clero brasileiro e sua intervenção na vida cultural. Na segunda parte de nossa reflexão, serão demonstrados, os aspectos políticos e sociais da passagem do Império para a Primeira República. A partir dessa perspectiva é que será analisada a renovação do pensamento católico num ambiente em que transitam as ideias positivistas, liberais e cientificistas, e que, à primeira vista, torna-se um lugar inóspito para as ideias filosóficas e teológicas cristãs do catolicismo.
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1283 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Pensamento Católico nos Tempos e Contratempos da Cultura e Educação Brasileira  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CRUZ, André Silvério da
O objetivo desse curso é analisar a presença e a influência do pensamento católico na educação brasileira. A proposta é rediscutir o papel do catolicismo na educação, que apresentou três etapas distintas. A primeira correspondeu à sociedade colonial e a educação e filosofia jesuítica, que teve como proposta o ensino da doutrina cristã e das primeiras letras conciliando a missão evangelizadora do novo mundo com a transmissão da cultura luso-européia e com o aprendizado da língua indígena, a qual os jesuítas viam, como humanistas, ser indispensável para a vivência e a experiência cultural. A segunda etapa pertenceu ao contexto do II Império e ao período áureo do regalismo e à transição para a Primeira República. Representou o momento do conservadorismo até a letargia, a ignorância, o pietismo e a alienação do catolicismo entranhado na cultura e nas instituições escolares. A terceira etapa representou o fim do regalismo e o desprestígio da Igreja com o Decreto 119-A de 7 de janeiro de 1890, que determinou a separação da Igreja com o Estado, confirmada pela Constituição de 1891, inaugurando uma nova fase, na qual foi necessária uma tomada de posição do catolicismo. O trabalho de renovação do espírito católico, iniciado pelo padre Júlio Maria, teve continuidade com D. Sebastião Leme que, por meio da Carta Pastoral de 1916, representou o primeiro sinal de mobilização dos católicos brasileiros. Impulsionou o trabalho de grandes intelectuais, o que teve repercussão efetiva na imprensa, na educação e no surgimento de grandes movimentos sociais que estão atuantes até a atualidade. A finalidade dessa reflexão é chamar a atenção para a dimensão do espírito religioso católico ainda presente na sociedade e na educação brasileira.
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2045 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O problema das "seitas" - Opinião pública, o cientista e o Estado  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SEIWERT, Hubert
Este artigo trata de controvérsia sobre cults e minorias religiosas no contexto Europeu. Em diversos países Europeus, seitas religiosas e cults são considerados um problema social sério e em alguns casos, como na França, Bélgica e Alemanha, comissões parlamentarias publicaram relatórios descrevendo os perigos causados pelo cults. Na primeira parte do artigo os processos que definem as minorias religiosas como um problema social são brevemente analisados. A segunda parte trata do papel de cientistas da religião como observadores e, ao mesmo tempo, participantes das controvérsias sobre cults. O artigo propõe que o estudo acadêmico da religião não pode se restringir ao papel de observador imparcial, pois os resultados da sua pesquisa são introduzidos no contexto da controvérsia pública. Cientistas da Religião podem ter a responsabilidade de contribuir para tal debate público, oferecendo informações empíricas e argumentos racionais que em muitos casos contradizem a percepção geral das minorias religiosas e de novos movimentos religiosos. Desse modo o estudo acadêmico da religião pode ajudar a identificar melhor os problemas existentes e contribuir para tomadas de decisão de formas mais racionais em um debate que geralmente é dominado por reações emocionais e ideológicas.
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803 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv2_2001/t_hubert.htm |
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