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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Atividades baseadas na Cartilha da Diversidade Religiosa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
A proposta de trabalhar com os estudantes sobre a diversidade religiosa nada mais do que como solicita a Lei de Diretrizes e Base (9394/96) favorecer o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; assim como o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. Em seguida apresentamos algumas sugestões de atividades para colaborar na leitura junto aos seus alunos desta CARTILHA DA DIVERSIDADE RELIGIOSA.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Pentecostalismo Congregacionista no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Janaína da

Busca-se neste artigo um estudo sobre o surgimento e desenvolvimento do pentecostalismo clássico, especificamente o caso da Congregação Cristã no Brasil (CCB), que apesar de pioneira na formação pentecostal no país, ao longo dos anos teve um desenvolvimento discreto se comparado com outras denominações. Nessa linha de pensamento o estudo sobre a questão da modernização dentro do movimento congregacionista, é importante para compreendermos suas formas de adaptação ou repulsão a modernidade, frente à diminuição de fiéis em especial os jovens, bem como eles se adaptam a doutrina da congregação e os atuais desafios que os membros enfrentam neste sentido.

Palavras-chave: Pentecostalismo. Congregacionismo. Doutrina.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Concepções escatológicas e vida social no Pentecostalismo Brasileiro Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
ROCHA, Daniel

Esta breve reflexão pretende discutir como as formulações teológicas internalizadas pelos fiéis e pregadas pelos sacerdotes lhes dão uma ideia de sentido para a história e influenciam sua participação na política e na sociedade. Para tentar atingir tal intento, analisaremos o desenvolvimento da escatologia, a doutrina das últimas coisas, no pensamento cristão e como ela influenciou e foi influenciada pelas conjunturas sociais. Por fim, analisaremos as concepções escatológicas do pentecostalismo brasileiro, à luz das suas expressões de fé, e suas consequências na vida social e política de seus fiéis e lideranças.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Corpus Literário de Ifá: Leituras e Perspectivas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FRIAS, Rodrigo Ribeiro

As reflexões contidas neste artigo partiram de itans, narrativas míticas integrantes do Corpus Literário de Ifá, a mais importante manifestação da oralidade tradicional iorubá, para discutir a importância do registro e do estudo deste material. Recomenda-se que sejam investigados com base em estudos de mitologia de Eliade e Meletínski; estudos de tradição oral de Bâ, Vansina, Ki-Zerbo e Idowu; estudos de antropologia de Salami e Ribeiro; e em outras pesquisas. A escolha da temática contou com a importância da etnia iorubá na constituição do povo brasileiro e de sua cultura, além do fato de que religiões tradicionais africanas, ao lado de religiões afro-brasileiras como candomblé e umbanda, têm despertado cada vez mais o interesse de pesquisadores e de interessados em geral.

Palavras-chave: Corpus Literário de Ifá. Iorubás. Tradição oral. Mitologia. Africanidades.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Sinhô Mariano e o “Fé e Amor”, em Santa Maria, Sacramento: O Primeiro Centro Espírita do Interior Mi Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRETTAS, Anderson Claytom Ferreira

A presente comunicação tem como objetivo apresentar o resgate histórico da gênese do espiritismo kardecista no estado de Minas Gerais, em especial no Triângulo Mineiro, enfocando a constituição do Centro Espírita Fé e Amor, na Fazenda Santa Maria, lugarejo rural de Sacramento, bem como o ativismo de seu fundador, o “Sinhô” Mariano. Como fontes de pesquisa foram utilizadas, sobretudo, documentos primários diversos, como cartas, atas de reunião, iconografia e depoimentos orais. Participando de sessões espíritas domiciliares em Uberaba, o empresário espanhol Fernando Peiró converteu-se à doutrina. Seu contador na firma de cal, na atual Peirópolis, era Mariano da Silva, conhecido como “Sinhô”. Tal como em Hydesville, nos Estados Unidos e o caso emblemático das irmãs Fox, haviam acontecimentos sobrenaturais na Fazenda Santa Maria, como pancadas na parede, sons de pedra no telhado e sumiço de objetos. Assustado, Mariano convidou o espanhol para analisar a situação, e Peiró entendeu que ali ocorriam manifestações mediúnicas. “Sinhô” Mariano aderiu ao movimento e desse engajamento surgiu, em 28 de agosto de 1900, o primeiro centro espírita do interior mineiro. Foi nesta instituição que um dos ícones da doutrina no Brasil, Eurípedes Barsanulfo (1880/1918), sobrinho de Sinhô Mariano, descobriu o espiritismo através de reuniões mediúnicas, com manifestações atribuídas a Bezerra de Menezes e São Vicente de Paulo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O reino de Deus na ALBA: IURD e o legislativo baiano (1991-2002) Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Adriana Martins dos

A Igreja Universal é um grupo religioso de origem pentecostal criado em 1977, na cidade do Rio de Janeiro, por Edir Macedo, Romildo Ribeiro Soares e Roberto Augusto Lopes, que chegou à Bahia em 1980, dentro de um quadro de expansão no Brasil gradativo, mas realizado em pouco tempo. A Igreja Universal do Reino Deus (IURD) foi fundada na Bahia no subsolo de um prédio localizado na Rua do Tijolo (Centro Histórico da cidade), numa área conhecida por abrigar o “baixo meretrício”.

Palavras-chave: Igreja Universal. Política de Cristo. Bahia.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O ensino religioso ameaça o conhecimento Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Tait, Marcia

Seria o Ensino Religioso uma ameaça ao conhecimento científico? A verdade sobre as coisas é objeto da razão ou da fé? O mundo surgiu por acaso e segue a lógica da evolução, ou foi criado e se modifica conforme a vontade divina? O debate que atravessa séculos surgiu com a própria história do conhecimento humano, e no encalço dessas questões a polêmica esbarra no status de verdade única conferido tanto ao saber religioso quanto ao saber científico.
No Brasil, a postura assumida em 2000 pelo então governador do Estado do Rio de Janeiro, Antony Garotinho, ao sancionar a lei que determina que o Ensino Religioso faça parte do currículo das escolas públicas, ocasionou uma retomada dos debates sobre os limites entre ciência e religião.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Estado. Conhecimento científico.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso: um componente do currículo da Escola Básica Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

O Ensino Religioso foi historicamente colocado na escola dentro de um projeto religioso, visando salvaguardar a presença da igreja católica, perdida com a Proclamação da República, pois durante a colônia e o império brasileiro, por meio do regime do padroado (vínculo entre Igreja e Estado), esta presença era garantida por lei. Na Constituição de 1931 ficou determinado a presença do Ensino Religioso obrigatório para a escola e facultativo para o aluno, estando as questões organizacionais escolares sob a responsabilidade do governo e o conteúdo, a escolha dos livros, assim como a doutrina e a moral dos professores cabia às autoridades religiosas. Desde a primeira legislação republicana não definia uma única religião, pois o Brasil já havia reconhecido a diversidade religiosa, permitindo que os diferentes cultos aqui se estabelecessem. O problema é mantido, com a cultura de que este país possui uma religião oficial, o que não é verdadeiro.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Escola. Ensino.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Imaginário religioso na construção de subjetividades nômades: O fenômeno da migração religiosa Popular Versão: PDF
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
FERREIRA, Amauri Carlos; GROSSI, Yonne de Souza

O campo do imaginário religioso tem seu fundamento em narrativas sagradas que podem ser compreendidas a partir de categorias míticas e utópicas. A primeira remonta à origem da religião, permitindo entender o sentido da fundação dos fenômenos religiosos; a segunda abre possibilidades para se apreender migrações religiosas a partir de utopias construídas por subjetividades nômades. Tal pressuposto permite compreender narrativas sagradas em tempos históricos que configuram imaginários epocais, sendo representados pelo deus romano, Jano,com suas duas faces contrapostas.O caminho escolhido pelo estudo ancora-se teoricamente em Mircea Eliade e Ernest Bloch, respectivamente, em concepções referentes ao sagrado e aos sonhos acordados. Assim, a comunicação está circunscrita à interseção entre religião e ciência, que traz o paradoxo do imaginário como elemento aglutinador na compreensão de grupos /indivíduos em procedimentos migratórios.

Palavras-chave: Imaginário religioso. Subjetividade nômade. Migração. Imigração religiosa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Escolas públicas e ensino religioso subsídios para a reflexão sobre o Estado laico, a escola pública Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Fischmann, Roseli

“...a questão do direito à educação e suas inter-relações com o direito à liberdade de crença num Estado laico, como é o Brasil, é preciso antes lembrar documentos jurídicos nacionais e internacionais de proteção de direitos no campo religioso e da educação. Ao mesmo tempo, é indispensável lembrar características da história do Brasil, no que se refere ao Estado como construção histórica...”.

Palavras-chave: Educação. Campo religioso.

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