Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Há lugar para o ensino religioso na Escola?  |
Versão: Atualização: 30/5/2008 |
Descrição:
Cândido, Viviane Cristina “Em nossa dissertação, estudamos as fontes do discurso sobre o Ensino Religioso. Para este artigo, considerados os limites desta forma de apresentação, escolhemos apresentar as concepções do Grupo do Não e as reflexões decorrentes para o ER. Ao nos decidirmos pelas fontes a serem utilizadas no trabalho original, optamos por aquelas ligadas à formação da opinião pública, em duas vias: os trabalhos publicados no site: www.strbrasil.com.br. e os artigos publicados pelo jornal Folha de São Paulo. Neste artigo, no entanto, traremos apenas a primeira por considerarmos as questões apresentadas, embora relativas ao Estado de São Paulo, relevantes para o fazer pedagógico do ER em todo o país.” Palavras-chave: Ensino Religioso. Reflexão.
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1216 0 bytes GPER http://www.gper.com |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
As Outras Faces do Sagrado: Protestantismo e Cultura na Primeira República Brasileira  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Lyndon de Araújo
O protestantismo foi um movimento histórico que atuou como força cultural e religiosa no campo religioso nas primeiras décadas da República brasileira. As noções de campo, representação e crença nortearam a pesquisa. O protestantismo foi analisado desde as suas origens, conflitos, números e representações, na sua configuração regional maranhense. O processo de romanização da Igreja Católica no Maranhão definiu estratégias, confrontos e o controle das devoções populares, e determinou dificuldades para os protestantes. As mudanças e transformações ocorridas durante a Primeira República redefiniram os novos centros do sagrado no campo religioso brasileiro. Em busca de posições neste campo, os protestantes construíram sentidos e identidades por meio de instituições e de publicações. O pluralismo evangélico incidiu na pluralidade cultural e religiosa em curso na sociedade brasileira, e articulou, junto com outros movimentos, os discursos da civilização e da modernidade. A crença evangélica em sua interface com a cultura e a religiosidade foi analisada a partir da historiografia sobre o protestantismo, da iconografia do quadro dos Dois Caminhos, da biografia de Miguel Vieira Ferreira e do olhar desinteressado do jornalista João do Rio. As outras faces do sagrado protestante na cultura brasileira foram múltiplas a partir dos paradigmas da crença, das representações, do sujeito e da cultura.
Palavras-chave: Protestantismo. Igreja Católica. Romanização. Campo religioso. República. Cultura. Sagrado.
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1224 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv1_2005/t_santos.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A Igreja Católica e o Poder Civil: Alianças e Conflitos na Princesa do Sertão na Primeira República  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAMPOS, Juliano Mota
A presente comunicação trata da relação entre a Igreja Católica e o poder civil na cidade de Feira de Santana, estado da Bahia,no período de 1890 a 1930.O trabalho busca analisar e compreender a natureza e a dinâmica das relações entre instituições, representadas respectivamente pelo clero secular e pelos parlamentares em um momento de separação entre as referidas instituições.Seria uma relação de dominação de um agente histórico sobre o outro ou uma aliança de interesses entre ambos? Como isso, refletia nos comportamentos dos diversos setores da sociedade feirense, haja vista que tais instituições estavam envolvidas nos projetos de urbanização e de transformações sócio-culturais, adotando novas posturas neste contexto?Pretende-se desmistificar a ideia de que essa urbe teve como pilar praticamente único, de sua formação, o comércio e as ações públicas governamentais. Até então, a prática do clero católico era vista como um dado cultural isolado e estanque no tempo, responsável apenas pelas celebrações religiosas e práticas catequéticas.O estudo tem como referencial teórico a História Cultural e está baseado em atas de irmandades, da Câmara e do Conselho Municipal, livros de tombo, jornais e os códigos de postura municipal.
Palavras-chave: Igreja Católica. Feira de Santana. Estado.
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1232 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Imagens que falam: Uma aproximação da Iconografia Hindu  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ANDRADE, Joachim
Apesar da larga utilização de imagens iconográficas hindus por brasileiros, o estudo da iconografia hindu não tem recebido atenção suficiente no círculo acadêmico local. A iconografia hindu é muito vasta e complexa, e compreende os três mundos: deuses, humanos e animais com todas suas atividades. Os ícones hinduístas são símbolos vivos, portanto mutli-valentes. Sendo simbólicos, podemos estudá-los por diferentes vieses como antropologia, sociologia e ciências da religião. Este artigo visa esclarecer e estabelecer uma compreensão geral da iconografia hindu, conduzindo o leitor para uma viagem panorâmica da Índia. Fazemos uma tentativa de analisar o templo - lugar da preservação dos ícones -, e concluímos o artigo dando atenção especial ao ícone de Shiva Nataraja, o dançarino divino.
Palavras-chave: Iconografia. Símbolos. Ética. Estética. Religião.
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1242 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv4_2006/t_andrade.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Sinhô Mariano e o “Fé e Amor”, em Santa Maria, Sacramento: O Primeiro Centro Espírita do Interior Mi  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRETTAS, Anderson Claytom Ferreira
A presente comunicação tem como objetivo apresentar o resgate histórico da gênese do espiritismo kardecista no estado de Minas Gerais, em especial no Triângulo Mineiro, enfocando a constituição do Centro Espírita Fé e Amor, na Fazenda Santa Maria, lugarejo rural de Sacramento, bem como o ativismo de seu fundador, o “Sinhô” Mariano. Como fontes de pesquisa foram utilizadas, sobretudo, documentos primários diversos, como cartas, atas de reunião, iconografia e depoimentos orais. Participando de sessões espíritas domiciliares em Uberaba, o empresário espanhol Fernando Peiró converteu-se à doutrina. Seu contador na firma de cal, na atual Peirópolis, era Mariano da Silva, conhecido como “Sinhô”. Tal como em Hydesville, nos Estados Unidos e o caso emblemático das irmãs Fox, haviam acontecimentos sobrenaturais na Fazenda Santa Maria, como pancadas na parede, sons de pedra no telhado e sumiço de objetos. Assustado, Mariano convidou o espanhol para analisar a situação, e Peiró entendeu que ali ocorriam manifestações mediúnicas. “Sinhô” Mariano aderiu ao movimento e desse engajamento surgiu, em 28 de agosto de 1900, o primeiro centro espírita do interior mineiro. Foi nesta instituição que um dos ícones da doutrina no Brasil, Eurípedes Barsanulfo (1880/1918), sobrinho de Sinhô Mariano, descobriu o espiritismo através de reuniões mediúnicas, com manifestações atribuídas a Bezerra de Menezes e São Vicente de Paulo.
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1253 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Entre a Cruz e o Asana: Respostas cristãs à popularização do Yoga no Ocidente  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
APOLLONI, Rodrigo Wolff
A transculturalidade recente do Yoga chama a atenção de líderes cristãos. Essa prática põe a cristandade em risco? Ela pode ser utilizada em benefício dos crentes? Com base em enunciados de Colin Campbell e Frank Usarski, buscaremos encontrar respostas a essas questões. Inicialmente vamos caracterizar a transculturalidade do Yoga, apresentando, em seguida, a teoria de Campbell sobre a "Orientalização do Ocidente". Na seqüência, omando por base o enunciado de Usarski acerca da "Retórica da Aniquilação", presentaremos um modelo clássico de enfrentamento religioso de movimentos otencialmente ameaçadores. Apresentaremos, em seguida, visões distintas de pensadores e grupos cristãos a respeito do Yoga. Por fim, concluiremos observando que, a partir de um "olhar belicoso", grupos cristãos contrários à prática do Yoga conseguem - ainda que não intencionalmente - destacar elementos da chamada "religiosidade fragmentária" pouco percebidos pelos sujeitos da realidade-padrão.
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1283 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv3_2004/t_apolloni.htm |
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