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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Evangelizar e Reinar: poder e relações sociais na prática missionária no Rio de Janeiro Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ALMEIDA, Maria Regina Celestino de

Coroa e Igreja associaram-se no projeto da colonização, conferindo às ordens religiosas papel essencial. O artigo aborda as complexas relações sociais e políticas dessas ordens entre si e com outros grupos sociais e políticos no Rio de Janeiro. Enfoca-se especialmente a Companhia de Jesus que alcançou ali privilégios consideráveis em grande parte em razão das funções exercidas junto às populações indígenas.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Em Nome da Caridade Cristã: O Papel da Igreja Católica Brasileira do Tratamento aos Leprosos Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
CÂMARA, Cidinalva Silva

Ao longo da história a lepra e leproso foram objetos de estigmatização e isolamento. No Brasil, não foi diferente. O modelo de tratamento para a doença foi fundamentado na exclusão do enfermo e no seu confinamento em instituições asilares. Inicialmente, a maioria destas instituições era mantida por ordens religiosas católicas que se dedicavam a cuidar dos leprosos em nome da boa caridade cristã. Porém, a partir do final do século XIX, o cuidado com os leprosos passou a ser responsabilidade exclusiva do poder público que passou a confinar os leprosos, muitas vezes de forma compulsória, em asilos-colônia, isto tudo feito em nome da saúde pública e da boa ordem social. Nesta artigo pretendo analisar ações e formas de intervenção desenvolvidas pela igreja católica direcionadas aos leprosos no Brasil. Pretendo identificar as instituições direcionadas aos leprosos mantidas por religiosos e ordens religiosas, bem como seu destino após a estatização do tratamento da lepra e dos cuidados com os leprosos.

Palavras-chave: Lepra. Igreja Católica. Isolamento.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Educação Confessional Fundamentalista no Brasil atual: uma análise do sistema escolar da IASD Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
SCHUNEMANN, Haller Elinar Stach

O Fundamentalismo religioso está presente no Brasil em sua forma protestante. Uma das características do Fundamentalismo é a organização de um sistema educacional próprio. A maior rede educacional fundamentalista protestante no Brasil é mantida pela Igreja Adventista. A pesquisa consistiu em examinar as publicações referentes à educação adventista. A análise do material demonstrou objetivo central da educação: a conversão religiosa dos alunos. As práticas curriculares têm os conteúdos ajustados à concepção religiosa da Igreja mantenedora, em uma proposta denominada integração fé-ensino, na qual os conteúdos - em especial de Ciências Naturais e Humanas - são reelaborados a partir da doutrina adventista. Além disso, percebe-se uma clara rejeição das ideias ou propostas de ensino que são identificadas como humanismo secular ou pós-modernismo. É possível concluir que a proposta educacional fundamentalista passa ao aluno uma visão unilateral e está em conflito com os objetivos da educação que pretende desenvolver uma visão pluralista do mundo.

Palavras-chave: Educação Confessional. Fundamentalismo. Educação Particular. Educação Adventista.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!As concepções educacionais de Martinho Lutero Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro.

Este artigo tem como objetivo apresentar a concepção de educação de Martinho Lutero no movimento da Reforma Protestante do século XVI, revelando aproximações entre história, religião e política. Em um século marcado por inúmeras indagações e mudanças, Lutero apresenta críticas em prol de uma Reforma na Igreja e também faz propostas para uma reforma da educação escolar de sua época, até então marcada pela formação exclusiva de religiosos e eclesiásticos. Ele propõe, em dois textos de sua autoria, uma educação escolar cristã que apresente uma nova organização em relação a: currículos, métodos, professores, formas de financiamento e manutenção das escolas. Também reflete sobre a utilidade dessa educação e propõe que ela: atenda a todos; seja criada e mantida pelas autoridades públicas e não mais pela Igreja; seja de frequência obrigatória, para a qual apela aos pais e às autoridades por essa tarefa. Ainda que algumas dessas características não apresentem Martinho Lutero como precursor, é inevitável o reconhecimento de que ele, aliado à figura de Filipe Melanchthon e às transformações ocorridas em seu tempo, contribuiu significativamente para a extensão do direito à Educação, marcada sobretudo em sua proposta de criação das escolas elementares, além da reorganização dos colégios secundários e da universidade, enfatizando a ação do Estado como responsável pela educação escolar.

Palavras-chave: Martinho Lutero. Reforma protestante. Direito à Educação. Estado e Educação.

Downloads 983  983  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Pesqui., jan./abr. 2007, vol.33, no.1, p.163  Site http://www.scielo.org
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Quem toca o sino não acompanha a procissão: toques de sino e ambiente festivo em Ouro Preto Popular Versão: pdf
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
MONTANHEIRO, Fábio César

Instrumento sonoro de origem oriental, o sino difundiu-se amplamente pelo mundo cristão ocidental. Já a regra de São Bento (século VI) pontuava o dia dos monges por alguma forma de sinal sonoro. Na chamada para os ofícios divinos os monges deveriam, ao primeiro sinal dado para Noa, por exemplo, largar “cada qual o seu trabalho, de modo a estar preparado para quando tocar o segundo sinal” (Regra, 1951, p.60). O texto é claro quanto à existência de um “sinal” para congregá-los, porém não explicita de que natureza seria. Porém, já nessa época os sinos funcionariam como marcadores temporais, pois segundo Le Goff, desde os séculos VI e VII, o tempo da Igreja soado em torres de mosteiros e catedrais passaram a regular não apenas a vida dos homens da Igreja, mas também dos homens em geral.

Downloads 986  986  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st1.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!As Ciências Religiosas Feministas: estado da questão Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LACELLE, Élisabeth J.

Este texto apresenta um estado da questão dos estudos feministas da religião desde 1960. Depois de ter sublinhado os momentos importantes de sua colocação, a autora assinala os principais conceitos heurísticos associados à hermenêutica da suspeita: o patriarcado, o androcentrismo, o sexismo e as teorias dos gêneros feminino e masculino. As ciências religiosas feministas propõem novas metodologias e paradigmas científicos tais como o da inter-relação e da interação, também chamada de interconexão, entre a pesquisadora e o objeto/sujeito estudado. Elas se encontram na crítica pós-moderna da ciência, na da teologia ecumênica e na dos diálogos inter-religiosos. Com as ciências religiosas feministas, está em gestação, tanto nos meios intelectuais como nas instituições religiosas e sociais, um conhecimento do tipo sabedoria, que se preocupa, ao mesmo tempo, com a coerência racional.

Downloads 992  992  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv1_2002/t_lacell.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Religião, rito e magia na Atenas clássica: a visão da historiografia Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CANDIDO, Maria Regina

O cenário religioso no Ocidente aponta para um mundo muito mais plural diante da multiplicidade de seitas, cultos e movimentos religiosos não convencionais. Formas de neo-sincretismo contribuíram para diferenciar acentuadamente o atual ambiente religioso acerca dos sistemas tradicionais de crença. O termo sincretismo1 aplicado as news religions traz uma visão negativa de impureza, contaminação de ritos e símbolos apreendidos das religiões tradicionais. O fato traz ao debate a tese da secularização - que aponta para a dessacralização do mundo diante do processo de modernização. O fato nos leva a repensar se o predomínio da razão e a supremacia da ciência seriam, ou não, incompatíveis com o pensamento religioso e se a trilogia sociedade primitiva/magia – em desenvolvimento/religião – na odernidade/o império da ciência estariam em fase de se realizar na sociedade industrial em processo de modernização ou de pós-modernidade.

Downloads 995  995  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Em contato com o espaço do além: proposta para uma Geografia do Espiritismo Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
SAHR, Wolf-Dietrich
GODOY, Marino Luís Michilin

Este artigo apresenta uma abordagem teórico-metodológica dentro da Geografia da Religião, que estabelece uma compreensão da espacialidade do fenômeno social espírita. Para tanto, consideram-se, aqui, três instâncias de análise principais, a entender: a espacialidade narrativa, a qual busca compreender as relações estabelecidas entre o plano terreno e o espiritual, numa concepção geográfica própria do Espiritismo; a espacialidade prática, que evidencia as práticas e relações estabelecidas entre os espíritas e seu ambiente, caracterizando a geografia social do Espiritismo e dos espíritas; e sua espacialidade institucional, demonstrando as relações entre as atividades individuais e dos Centros Espíritas e os órgãos federativos do Espiritismo.

Palavras-chaves: Geografia da Religião. Espiritismo, EspaçoMUNDO. Espacialidades.

Downloads 998  998  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/rever/
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Socialização e religiosidade dos adolescentes: será possível a construção de um novo sujeito social? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
QUINTILIANO, Angela Maria Lucas

Partindo do pressuposto que é dentro do processo de socialização que se inicia a assimilação de valores culturais e referências identitárias que darão o suporte para a necessidade humana de significar o mundo e a vida, espaço do mundo simbólico onde atua a religiosidade é impossível, nessa construção, ignorar o papel das instâncias socializadoras tradicionais, como no caso a família. Nesse sentido, a indagação que se coloca tenta compreender como a família está se articulando com as novas instâncias socializadoras, próprias do contexto contemporâneo, como por exemplo, a mídia, e em que medida essa articulação colabora para que se estabeleça um diálogo aberto capaz de auxiliar na construção histórica de uma nova identidade social, que parece estar surgindo através de uma percepção ética, inserida na dimensão religiosa em formação de um grupo específico de adolescentes.

Palavras-chave: Socialização. Adolescentes. Religiosidade. Família.

Downloads 1005  1005  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Excisão como Iniciação Sexual e Religiosa em Mulheres Negro-Bantu Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
KIMBANDA, Rufino Waway

O artigo trata da infibulação - remoção parcial ou total do clitóris para evitar o intercurso sexual da mulher - na cultura bantu. É um costume africano, presente também no mundo árabe, que provoca a indignação de ocidentais, mas que se acha arraigado em práticas milenares. Mostra o lugar ocupado pela mulher naquelas sociedades e a visão que as mesmas têm da sexualidade feminina. O autor entende que a justificativa de tal prática tem um fundo mítico-religioso profundo. É um ritual sacrificial de iniciação de características machistas, uma vez que a sociedade negro-bantu é de caráter hiero-antropocêntrico. A esta hipótese, acrescenta a de que tal costume se destine a regular a relação conjugal homem-mulher no casamento.

Palavras-chave: Infibulação. Cultura bantu. Sexualidade e religião. Rituais de iniciação.

Downloads 1022  1022  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv1_2006/t_kimbanda.htm
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