Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Entre a Cruz e o Asana: Respostas cristãs à popularização do Yoga no Ocidente |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
APOLLONI, Rodrigo Wolff
A transculturalidade recente do Yoga chama a atenção de líderes cristãos. Essa prática põe a cristandade em risco? Ela pode ser utilizada em benefício dos crentes? Com base em enunciados de Colin Campbell e Frank Usarski, buscaremos encontrar respostas a essas questões. Inicialmente vamos caracterizar a transculturalidade do Yoga, apresentando, em seguida, a teoria de Campbell sobre a "Orientalização do Ocidente". Na seqüência, omando por base o enunciado de Usarski acerca da "Retórica da Aniquilação", presentaremos um modelo clássico de enfrentamento religioso de movimentos otencialmente ameaçadores. Apresentaremos, em seguida, visões distintas de pensadores e grupos cristãos a respeito do Yoga. Por fim, concluiremos observando que, a partir de um "olhar belicoso", grupos cristãos contrários à prática do Yoga conseguem - ainda que não intencionalmente - destacar elementos da chamada "religiosidade fragmentária" pouco percebidos pelos sujeitos da realidade-padrão.
|
1455 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv3_2004/t_apolloni.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ensino Religioso: um perfil pedagógico |
Versão: Atualização: 30/5/2008 |
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
Na sua construção, o Ensino Religioso, assim como as demais áreas do conhecimento, é um marco estruturado de leitura e interpretação da realidade, essencial para garantir a possibilidade de participação do cidadão na sociedade de forma autônoma. Para tal, possui uma linguagem própria, favorece a compreensão do fenômeno religioso na sociedade, deverá possibilitar ao estudante enfrentar situações em seu cotidiano, a partir da construção de argumentações elaborando propostas para sua comunidade, seja família, escola, associações e outras da qual participe.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Sociedade. Família.
|
2078 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/ |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente |
Versão: Atualização: 18/4/2008 |
Descrição:
Cury, Carlos Roberto Jamil.
O texto objetiva refletir sobre a rumorosa questão que envolve o Ensino Religioso em escolas públicas. Esse ensino religioso, ainda que facultativo, vem revelando-se problemático em Estados laicos, perante o particularismo e a diversidade dos credos religiosos. Cada vez que tal proposta compareceu à cena dos projetos educacionais, veio carregada de uma discussão intensa em torno de sua presença e factibilidade em um país laico e multicultural. No caso do Brasil, o conjunto de princípios, fundamentos e objetivos constitucionais, por si só, garante amplas condições para que, com a toda a liberdade e respeitadas todas as opções, as igrejas, os cultos, os sistemas filosófico-transcendentais possam, legitimamente, recrutar fiéis, manter crentes, manifestar convicções, ensinar seus princípios, fundamentos e objetivos e estimular práticas em seus próprios ambientes e locais. Além disso, hoje mais do que ontem, as igrejas dispõem de meios de comunicação de massa, em especial as redes de televisão ou programas religiosos em canais de difusão, para o ensinamento de seus princípios. Rev. Bras. Educ., set./dez. 2004, no.27, p.183-191. ISSN 1413-2478.
Palavras-chave: Ensino religioso. Cultura. Ensino público.
|
2226 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CURY, Carlos Roberto Jamil
O texto objetiva refletir sobre a rumorosa questão que envolve o ensino religioso em escolas públicas. Esse ensino religioso, ainda que facultativo, vem revelando-se problemático em Estados laicos, perante o particularismo e a diversidade dos credos religiosos. Cada vez que tal proposta compareceu à cena dos projetos educacionais, veio carregada de uma discussão intensa em torno de sua presença e factibilidade em um país laico e multicultural. No caso do Brasil, o conjunto de princípios, fundamentos e objetivos constitucionais, por si só, garante amplas condições para que, com a toda a liberdade e respeitadas todas as opções, as igrejas, os cultos, os sistemas filosófico-transcendentais possam, legitimamente, recrutar fiéis, manter crentes, manifestar convicções, ensinar seus princípios, fundamentos e objetivos e estimular práticas em seus próprios ambientes e locais. Além disso, hoje mais do que ontem, as igrejas dispõem de meios de comunicação de massa, em especial as redes de televisão ou programas religiosos em canais de difusão, para o ensinamento de seus princípios.
Palavras-chave: Ensino religioso. Laicidade. Religião.
|
1201 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/er_artigos.php |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ensino Religioso na Escola Pública – Uma Mudança de Paradigma |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAMILO, Janaína
Durante o ano de 2003 foi desenvolvido o projeto “Ensino Religioso na Escola Pública do Estado de São Paulo”, que objetivou oferecer aos professores de ensino religioso a oportunidade de discutir propostas que viabilizassem o ensino religioso na Rede Oficial de Ensino, tendo como caminho norteador as premissas estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96), especialmente aquela que veta o proselitismo religioso na sala de aula. Assim, tanto durante a realização de seminários temáticos, quanto nas várias ações de capacitação dos professores, os debates evidenciaram que não podemos ensinar uma religião, mas religiões, tendo como conceitos éticos básicos o respeito à diversidade e o exercício da tolerância. Este artigo tem como proposta sugerir leituras teóricas sobre alteridade e representação e, também, propor atividades destinadas ao desenvolvimento desses conceitos em sala de aula, especialmente através de projetos interdisciplinares.
|
917 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv2_2004/t_camilo.htm |
|