Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Em contato com o espaço do além: proposta para uma Geografia do Espiritismo  |
Versão: PDF Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
SAHR, Wolf-Dietrich GODOY, Marino Luís Michilin
Este artigo apresenta uma abordagem teórico-metodológica dentro da Geografia da Religião, que estabelece uma compreensão da espacialidade do fenômeno social espírita. Para tanto, consideram-se, aqui, três instâncias de análise principais, a entender: a espacialidade narrativa, a qual busca compreender as relações estabelecidas entre o plano terreno e o espiritual, numa concepção geográfica própria do Espiritismo; a espacialidade prática, que evidencia as práticas e relações estabelecidas entre os espíritas e seu ambiente, caracterizando a geografia social do Espiritismo e dos espíritas; e sua espacialidade institucional, demonstrando as relações entre as atividades individuais e dos Centros Espíritas e os órgãos federativos do Espiritismo.
Palavras-chaves: Geografia da Religião. Espiritismo, EspaçoMUNDO. Espacialidades.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Espiritismo e Medicina: a trajetória do Sanatório Espírita de Uberaba (1933-1988)  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Angélica Aparecida Silva de; ALMEIDA Alexander Moreira
Este trabalho é de História Cultural, utilizando as noções de prática e representação do historiador cultural Roger (Chartier, 1988). No caso em estudo, procura-se identificar o quanto a visão espírita para os transtornos mentais gerou, efetivamente, práticas diferenciadas para o diagnóstico e tratamento da loucura no Sanatório Espírita de Uberaba. Por último, a fundação dos hospitais psiquiátricos espíritas, dentre eles a do Sanatório Espírita de Uberaba será estudado como uma das “formas institucionalizadas e objectivadas graças às quais uns «representantes» (instâncias colectivas ou pessoas singulares) marcam de forma visível e perpetuada a existência do grupo, da classe ou da comunidade” (Chartier, 1988:23). Outra noção útil, para o desenvolvimento deste estudo, será a de campo desenvolvida por Pierre Bourdieu (1989). Tanto o espiritismo quanto a psiquiatria, no início do século XX, buscavam sua inserção na sociedade brasileira e disputavam autoridade científica no campo da ciência, notadamente nos domínios da abordagem e terapêutica da loucura. O resultado do confronto conferiria ao grupo hegemônico a legitima autoridade para se pronunciar sobre a relação mente-corpo e sobre a etiologia das doenças mentais.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CURY, Carlos Roberto Jamil
O texto objetiva refletir sobre a rumorosa questão que envolve o ensino religioso em escolas públicas. Esse ensino religioso, ainda que facultativo, vem revelando-se problemático em Estados laicos, perante o particularismo e a diversidade dos credos religiosos. Cada vez que tal proposta compareceu à cena dos projetos educacionais, veio carregada de uma discussão intensa em torno de sua presença e factibilidade em um país laico e multicultural. No caso do Brasil, o conjunto de princípios, fundamentos e objetivos constitucionais, por si só, garante amplas condições para que, com a toda a liberdade e respeitadas todas as opções, as igrejas, os cultos, os sistemas filosófico-transcendentais possam, legitimamente, recrutar fiéis, manter crentes, manifestar convicções, ensinar seus princípios, fundamentos e objetivos e estimular práticas em seus próprios ambientes e locais. Além disso, hoje mais do que ontem, as igrejas dispõem de meios de comunicação de massa, em especial as redes de televisão ou programas religiosos em canais de difusão, para o ensinamento de seus princípios.
Palavras-chave: Ensino religioso. Laicidade. Religião.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Pensamento Católico à Procura de Lugar na Primeira República Brasileira  |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2012 |
Descrição:
CRUZ, André Silvério da
Este artigo tem por objetivo traçar um estudo analítico sobre a formação do pensamento católico e sua efetiva abrangência na formação cultural da sociedade brasileira. O recorte historiográfico está no contexto dos finais do século XIX até aproximadamente às três primeiras décadas da Primeira República. Na primeira parte do trabalho, será analisada a revitalização do catolicismo brasileiro que, no seu projeto de sair do regalismo do Período Imperial, começou a afirmar sua autonomia tendo por base o ultramontanismo. Dessa situação, surgiu no país o tradicionalismo como nova reestruturação do pensamento católico que terá ações efetivas de afirmação por parte do clero brasileiro e sua intervenção na vida cultural. Na segunda parte de nossa reflexão, serão demonstrados, os aspectos políticos e sociais da passagem do Império para a Primeira República. A partir dessa perspectiva é que será analisada a renovação do pensamento católico num ambiente em que transitam as ideias positivistas, liberais e cientificistas, e que, à primeira vista, torna-se um lugar inóspito para as ideias filosóficas e teológicas cristãs do catolicismo.
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