Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A Diversificação Religiosa  |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JACOB, Cesar Romero, HEES, Dora Rodrigues Hees, WANIEZ, Philippe e BRUSTLEIN, Violette
Texto extraído do livro Atlas da filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil, de Cesar Romero Jacob, Dora Rodrigues Hees, Philippe Waniez e Violette Brustlein. A obra, publicada em 2003, é uma co-edição da Ed. PUC-RJ e Ed. Loyola, com o apoio da CNBB.
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994 0 bytes USP http://www.iea.usp.br/iea/revista/coletaneas/religioes/index.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
As concepções educacionais de Martinho Lutero  |
Versão: Atualização: 6/6/2012 |
Descrição:
BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro.
Este artigo tem como objetivo apresentar a concepção de educação de Martinho Lutero no movimento da Reforma Protestante do século XVI, revelando aproximações entre história, religião e política. Em um século marcado por inúmeras indagações e mudanças, Lutero apresenta críticas em prol de uma Reforma na Igreja e também faz propostas para uma reforma da educação escolar de sua época, até então marcada pela formação exclusiva de religiosos e eclesiásticos. Ele propõe, em dois textos de sua autoria, uma educação escolar cristã que apresente uma nova organização em relação a: currículos, métodos, professores, formas de financiamento e manutenção das escolas. Também reflete sobre a utilidade dessa educação e propõe que ela: atenda a todos; seja criada e mantida pelas autoridades públicas e não mais pela Igreja; seja de frequência obrigatória, para a qual apela aos pais e às autoridades por essa tarefa. Ainda que algumas dessas características não apresentem Martinho Lutero como precursor, é inevitável o reconhecimento de que ele, aliado à figura de Filipe Melanchthon e às transformações ocorridas em seu tempo, contribuiu significativamente para a extensão do direito à Educação, marcada sobretudo em sua proposta de criação das escolas elementares, além da reorganização dos colégios secundários e da universidade, enfatizando a ação do Estado como responsável pela educação escolar.
Palavras-chave: Martinho Lutero. Reforma protestante. Direito à Educação. Estado e Educação.
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999 0 bytes Educ. Pesqui., jan./abr. 2007, vol.33, no.1, p.163 http://www.scielo.org |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Quem toca o sino não acompanha a procissão: toques de sino e ambiente festivo em Ouro Preto  |
Versão: pdf Atualização: 7/5/2012 |
Descrição:
MONTANHEIRO, Fábio César
Instrumento sonoro de origem oriental, o sino difundiu-se amplamente pelo mundo cristão ocidental. Já a regra de São Bento (século VI) pontuava o dia dos monges por alguma forma de sinal sonoro. Na chamada para os ofícios divinos os monges deveriam, ao primeiro sinal dado para Noa, por exemplo, largar “cada qual o seu trabalho, de modo a estar preparado para quando tocar o segundo sinal” (Regra, 1951, p.60). O texto é claro quanto à existência de um “sinal” para congregá-los, porém não explicita de que natureza seria. Porém, já nessa época os sinos funcionariam como marcadores temporais, pois segundo Le Goff, desde os séculos VI e VII, o tempo da Igreja soado em torres de mosteiros e catedrais passaram a regular não apenas a vida dos homens da Igreja, mas também dos homens em geral.
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1005 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st1.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
As Ciências Religiosas Feministas: estado da questão  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
LACELLE, Élisabeth J.
Este texto apresenta um estado da questão dos estudos feministas da religião desde 1960. Depois de ter sublinhado os momentos importantes de sua colocação, a autora assinala os principais conceitos heurísticos associados à hermenêutica da suspeita: o patriarcado, o androcentrismo, o sexismo e as teorias dos gêneros feminino e masculino. As ciências religiosas feministas propõem novas metodologias e paradigmas científicos tais como o da inter-relação e da interação, também chamada de interconexão, entre a pesquisadora e o objeto/sujeito estudado. Elas se encontram na crítica pós-moderna da ciência, na da teologia ecumênica e na dos diálogos inter-religiosos. Com as ciências religiosas feministas, está em gestação, tanto nos meios intelectuais como nas instituições religiosas e sociais, um conhecimento do tipo sabedoria, que se preocupa, ao mesmo tempo, com a coerência racional.
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1008 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv1_2002/t_lacell.htm |
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