Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Devoção Mariana na Diocese de Jacarezinho: Alguns Apontamentos |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Tiago Vidal da
O Brasil recebeu dentre a herança deixada pelos colonizadores portugueses uma profunda religiosidade mariana, que foi amplamente propagada pelos missionários da Companhia de Jesus nos séculos XVI, XVII e XVIII. Grande parte das primeiras capelas foram dedicadas a “Nossa Senhora”, visto que a primeira igreja construída em território brasileiro, em torno do ano de 1535, era dedicada a Nossa Senhora da Graça (BOFF,1995, p.13). Desde o início da colonização até os dias atuais, observamos que a devoção à figura de Maria faz parte da identidade do catolicismo brasileiro, de modo que nas festividades marianas as igrejas ficam lotadas pelo enorme número de devotos que comparecem.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Desencantamento do Mundo e Declínio dos Compromissos Religiosos. A Transformação Religiosa Antes da |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RIVERA, Paulo Barrera
A multiplicação de opções e práticas religiosas pareceria tornar indiscutível o questionamento da secularização. A “quantidade” de religião apresenta-se como dado inquestionável que não permite enxergar mudanças profundas na religião. Neste ensaio propomos a hipótese de que o crescimento religioso apenas representa confirmação da radical transformação do lugar da religião na modernidade. Transformação ela que a globalização viria a acelerar. O conceito de secularização, insuficientemente discutido no estudo da religião na América Latina, e, em decorrência disso, objeto de críticas incapazes de superá-lo, continua a nos ajudar quando colocado na perspectiva maior do desencantamento do mundo. Ensaiamos, assim, uma análise da mudança religiosa a partir de conceitos como “desencantamento do mundo” e “saída da religião”, visando mostrar que no lugar de uma crise o que temos é uma transformação do estatuto social do sagrado, que não se inaugura com a secularização mas a precede e a ultrapassa.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Considerações Acerca da Escatologia Contemporânea Segundo o Fundamentalismo Cristão - Movimento dos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Marcelo Silva dos
O conceito escatológico está presente tanto no imaginário leigo cristão quanto na estruturação teológica desde os primórdios originários desta religião e pode ser retrocedido à construção dos fundamentos da religião judaica. Entretanto, a partir do século XIX e primordialmente no século XX, a escatologia tomou certa forma secular. Esta secularização da escatologia é também produto de efeitos contraditórios, pois, como em primeiro momento os frutos humanísticos advindos da ilustração, do positivismo, da filosofia de Nietzsche e Sartre, entre outros, são percebidos sob a forma de distanciamento dos preceitos e preconceitos religiosos e seus efeitos práticos são claramente percebidos no cotidiano destes últimos séculos. O sentimento religioso, por sua vez, revestido de aparatos teóricos científicos e humanísticos, em nenhum momento perdeu sua penetração no seio da sociedade, proporcionando alento diante dos paradigmas impostos especialmente pelas estruturas capitalistas ocidentais. A intercessão entre estes opostos produzem nos grupos sociais (através de tradições, conceitos, sentimentos coletivos) percepções religiosas encapsuladas sob a forma de senso comum. Sendo assim, a escatologia contemporânea é um misto de sentimentos puramente religiosos que são percebidos de forma consciente, como também sentimento secular inconsciente que aflora diante da perplexidade dos fatos do cotidiano e da fragilidade humana. Esta contradição humana reveste-se de caráter dialético, se de fato percebermos que “na crença e na prática religiosa, o ethos de um grupo torna-se intelectualmente razoável porque demonstra representar um tipo de vida idealmente adaptado ao estado de coisas atual que a visão de mundo descreve”. Portanto, os conceitos religiosos, ainda que só estes, sem a necessidade de engajamento, são alicerces sociais que permeiam as mentalidades, ainda que não necessariamente produzam efetivamente partidários dos sistemas de religião.
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