Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Festa da Alma Milagrosa, Simbolismo de um Ritual de Aflição |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FERRETTI, Sergio
Ritual popular no interior do Maranhão que funcionou durante 40 anos até o falecimento de seu organizador, realizado, com fogos, ladainha, velas, cachaça e dança de tambor diante da sepultara da Alma Milagrosa. Revela sincretismo com crenças do catolicismo popular, do folclore e no poder das almas. Turner (1972) mostra que os rituais preservam modelos de conduta coletiva e armazenam informações sobre a sociedade. Os rituais de aflição visam ajudar os que acreditam terem sido atingidos por doença, infelicidade, espíritos ancestrais, mágicos ou feiticeiros. A festa da Alma Milagrosa em Rosário pode ser considerada como ritual de aflição para apaziguar um espírito ancestral restabelecendo a ordem e colaboração social. Conforme Bourdieu (1974), seu organizador é um profeta ou empresário independente de bens de salvação. Com seu falecimento a festa não tem sido realizada por não ter surgido outra pessoa com o mesmo carisma e devoção.
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830 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2270 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Fé, espaço e tempo: análise da difusão das dioceses católicas no estado do Espírito Santo |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
TERRA, Ana Carolina Lobo
A religião, que pode ser observada deste o surgimento dos primeiros grupos sociais humanos, objetiva religar o homem (cotidiano, profano) com o divino (sagrado). Através da religião, o homem busca um auxilio sobrenatural para atender suas necessidades cotidianas. Tal prerrogativa justifica a interligação da religião com a economia e a política do lugar. Uma vez que a geografia busca a análise e a compreensão do espaço, será de grande valor o estudo da religião, pois a religião possui características próprias e ocorre, como fenômeno cultural, espacialmente. A geografia da religião almeja buscar a percepção da religião no espaço e anseia por revelar as interações do homem religioso neste mesmo espaço.
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594 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st7.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Fé de Habermas e Descrença de Ratzinger: ciências naturais e estado entre conservadorismo e moderniz |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
TESTA, Fernando Gregianin
Com o atual advento do que foi chamado de novo ateísmo, o debate sobre a validade da religião como conhecimento ressurge com força, virulência e panfletagem. Trata-se, no entanto, da reedição de uma discussão mais antiga que ocorre no interior de um processo que é entendido como modernização. Este processo modernizador se alimenta por um lado, do sucesso do método em campo científico-tecnológico projetando-o para fora do seu campo de origem, e, por outro, da negação do passado humano em suas instituições tradicionais. Pretende, assim, reconstruir a sociedade em outras bases e, em suas versões mais otimistas, resolvê-la. Assim, a modernização da sociedade consome as instituições pré-modernas e isto se reflete no diálogo entre as ciências naturais e teologia. Joseph Ratzinger argumenta que não se pode dar primazia à razão prescindindo da contribuição das outras formas de vida. Para isso usa um argumento cético-empírico: os estados e a maioria podem produzir a violência e a ciência pode produzir a bomba e, hoje, a manipulação de seres humanos. Logo, tentaremos entender o que é que Habermas entende por modernização, o que acontece filosoficamente na criação da ciência no início da modernidade, a influência que esta teve na constituição dos estados, a crítica de Ratzinger a esta influência e a discussão sobre o novo ateísmo.
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560 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Expressões do corpo e da sexualidade nos rituais de umbanda |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
AMORIM, Cleyde R.
A religiosidade popular brasileira, desde o período colonial foi marcada pela alegria, pela cantoria e, quando envolve a população de descendência africana e afro-brasileira, a dança e a utilização de instrumentos de percussão são componentes muito freqüentes. A partir de trabalhos de autores clássicos como Nina Rodrigues, Edson Carneiro e Roger Bastide, ao lado de pesquisadores mais recentes como Reginaldo Prandi, Vagner Silva, Luiz Nicolau Parrés, entre outros, é possível chegar às características semelhantes dos diversos movimentos religiosos populares que precederam as religiões hoje conhecidas como afro-brasileiras, em especial o Candomblé e a Umbanda, expressões mais conhecidas delas, como se apresenta a seguir.
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906 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st7.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Experiência religiosa e experiência estética em artistas plásticos: perspectivas da psicologia da re |
Versão: Atualização: 30/5/2008 |
Descrição:
Paiva, Geraldo José de, Garcia, Agnaldo, Gonçalves, Andréa K. et al.
Pode a experiência religiosa ser substituída pela experiência estética? Os estudiosos se dividem na resposta. Situando a pergunta no quadro de referência conceitual e epistemológico que distingue entre religião substantiva e religião funcional, levantamos a hipótese de que não há substituição substantiva, mas pode haver substituição funcional entre essas experiências. Levantamos a hipótese ulterior de que a experiência estética pode ser uma experiência do sagrado. As hipóteses foram examinadas com os dados obtidos em entrevistas com oito renomados artistas plásticos, por ocasião da 23ª Bienal de São Paulo, em 1996. Os dados revelaram diferenças, continuidades e analogias entre arte e religião assim como entre arte e sagrado, que permitiram reconhecer em alguns casos substituição funcional da religião pela arte, principalmente se dotada da densidade do sagrado. Psicol. Reflex. Crit., 2004, vol.17, no.2, p.223-232. ISSN 0102-7972.
Palavras-chave: Estética. Sagrado. Arte. Religião.
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1653 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
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