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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A formação de docentes para o ensino religioso no Brasil: leituras e tessituras Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Lilian Blanck de

Historicamente as relações estabelecidas entre Educação, Estado e Igreja em território brasileiro teceram a identidade do Ensino Religioso e a formação de docentes para esta disciplina no currículo escolar. A homologação da nova redação do artigo trinta e três (Lei n. 9.475/97) da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n. 9.394/96 desafiou novas leituras e encaminhamentos à disciplina e conseqüente formação de docentes para esta área do conhecimento. Uma leitura histórica encaminha o presente texto, com o intuito de contribuir nas reflexões, estudos e discussões em relação às tramas, tecidos e tessituras, que configuram e conjugam a formação de docentes para o Ensino Religioso na atualidade brasileira.

Palavras-chave: História. Educação. Formação de Professores. Ensino Religioso.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Buddha Siddhartha e a Trajetória do Herói Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAMPOS, Eline de Oliveira; LIMA, Marileuza Fernandes; MIELE, André

A história de Siddhartha Gautama, o Buddha, traça uma trajetória que pode ser comparada ao “Monomito” ou “Mito do Herói”. Nesta perspectiva pretende-se analisar as narrativas de sua vida dentro deste esquema teórico-metodológico, considerando três fases a serem exploradas: de início a separação, medianamente a iniciação, e por fim, o retorno, as quais se configuram como as fases básicas da estruturação do Mito do Herói. Analisando a trajetória do Buddha Gautama, percebe-se a simetria nos acontecimentos de sua vivência com a trajetória do herói. Além desse primeiro ciclo, e indo um pouco além do esquema utilizado, vislumbra-se através dele, um ciclo metafísico de crescimento da individualidade que busca a integração com o todo ou essência divina, traçado exotericamente dentro do indivíduo, que poderia por similitude ser assim representado: desapego–superação–doação. Essa investigação, de cunho bibliográfico e caráter exploratório, busca traçar paralelos entre a história do Buddha Gautama e o ciclo percorrido pelo herói mitológico como forma arquetípica de vivência humana à procura da auto-superação enquanto caminho para a iluminação espiritual.

Palavras-chave: Mito. Monomito. Budismo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino Religioso na Escola Pública – Uma Mudança de Paradigma Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAMILO, Janaína

Durante o ano de 2003 foi desenvolvido o projeto “Ensino Religioso na Escola Pública do Estado de São Paulo”, que objetivou oferecer aos professores de ensino religioso a oportunidade de discutir propostas que viabilizassem o ensino religioso na Rede Oficial de Ensino, tendo como caminho norteador as premissas estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96), especialmente aquela que veta o proselitismo religioso na sala de aula. Assim, tanto durante a realização de seminários temáticos, quanto nas várias ações de capacitação dos professores, os debates evidenciaram que não podemos ensinar uma religião, mas religiões, tendo como conceitos éticos básicos o respeito à diversidade e o exercício da tolerância. Este artigo tem como proposta sugerir leituras teóricas sobre alteridade e representação e, também, propor atividades destinadas ao desenvolvimento desses conceitos em sala de aula, especialmente através de projetos interdisciplinares.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Yoga: um caminho para Deus Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PONTES, Maria Cristina Alves de

A experiência no trabalho com o yoga, além da percepção dos beneficios dos seus praticantes, nos tem causado curiosidade e potencializado o estudo a cerca questões religiosas, sobretudo, no que concerne à existência do ser humano, a sua permanência na terra, a sua relação com o divino e consigo mesmo e com o outro. Foi na busca de respostas para questionamentos filosóficos e religiosos, aliada a isto a crença de que o ser humano é um ser complexo e que para tentar compreendê-lo, faz-se necessário vê-lo como um ser completo, observação feita principalmente enquanto professora de jovens e adolescentes da periferia e que buscam muitas vezes apenas o exterior, a beleza física e o visível.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso nas escolas públicas do Brasil: discurso e poder frente ao pluralismo religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FILHO, Sylvio Fausto Gil

O ensino religioso no Brasil hodierno redefine-se sob a égide do pluralismo religioso. O processo de reestruturação do ensino religioso perpassa a discussão da hegemonia religiosa católica no país. Este parâmetro evidencia- se na construção de um discurso sobre o ensino religioso articulado pelos especialistas da religião que oscilam entre uma ênfase no aspecto confessional e outro fenomenológico de abordagem. No Paraná este embate adquire características polarizadas, de um lado o discurso das lideranças religiosas e de outro a práxis dos professores que atuam nas escolas públicas de ensino fundamental. A partir deste contexto, considera-se que a iniciativa de democratização do saber não resolverá por si só os problemas do preconceito e intolerância religiosa. Associado à expansão do saber sobre o fenômeno religioso, necessita-se uma revisão do posicionamento dos líderes religiosos diante da comunidade e das entidades civis do ensino religioso.

Palavras-chave: Ensino religioso. Discurso religioso. Pluralismo religioso.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!As Representações Sociais do Corpo e da Sexualidade no Protestantismo Brasileiro Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GOMES, Antônio Maspoli de Araújo

Esta pesquisa busca explicitar as representações sociais sobre o corpo e a sexualidade veiculadas no protestantismo brasileiro através da literatura publicada sobre este tema para o consumo dos membros de igrejas. Inicialmente foram traçados dois objetivos: a) Explicitar as representações sobre o corpo e a sexualidade na patrística, bem como no protestantismo de Martinho Lutero e João Calvino; b) Demonstrar como as representações do corpo e da sexualidade têm sido representadas na produção editorial e acadêmica na pedagogia sexual do Protestantismo.

Palavras-chave: Protestantismo. Corpo. Sexualidade.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Igreja Renascer em Cristo e a consolidação do mercado de música gospel no Brasil: uma análise das  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
DOLGHIE, Jacqueline Ziroldo

A partir dos anos 70 e 80 o campo religioso protestante no Brasil foi inundado por novas formas de religiosidade. Entre elas estão as igrejas neopentecostais que tiveram, nesses décadas, um crescimento espantoso. Em um cenário pluralista e competitivo nesse campo, a Igreja Apostólica Renascer em Cristo (IRC), fundada em 1986, centrada nas ações mercadológicas, lançou no mercado religioso o seu principal produto, a música gospel. O sucesso de tal produto se deve, em parte, aos princípios de marketing adotados pela IRC e também à existência de uma insatisfação religiosa no meio protestante, principalmente no que se refere ao ritual e a música. Nesse sentido, essa Igreja lançou no mercado religioso um produto simbólico a fim de satisfazer a demanda religiosa reprimida, contribuindo assim, de forma direta, na consolidação do mercado de música gospel no Brasil.

Downloads 826  826  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2273
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Expansão Internacional das Novas Religiões Japonesas: Um Estudo sobre a Igreja Messiânica Mundial  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MATSUE, Regina Yoshie

Este artigo tem como objetivo a análise da expansão internacional da Igreja Messiânica, um movimento das novas religiões japonesas, no Brasil e na Austrália. As novas religiões japonesas se expandiram gradualmente não só dentro do Japão mas também em vários outros países a partir da última metade do século XX. A Igreja Messiânica foi fundada no Japão em 1935 por Okada Mokichi, alcançando a difusão internacional e o auto-fortalecimento após a Segunda Guerra Mundial. Neste texto buscaremos analisar as razões do relativo sucesso da Igreja Messiânica no Brasil atingida nas décadas passadas e as estratégias de difusão neste país, assim como também na emergente filial da Austrália.

Downloads 847  847  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv4_2002/t_matsue.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O potencial da Ciência da Religião de criticar ideologias – um esboço sistemático Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
USARSKI, Frank

Desde o fim dos anos 70, cientistas da religião têm discutido a crítica à ideologia como uma função da própria disciplina. O artigo pretende contribuir para esta discussão. Na primeira parte, é esboçada a doutrina de ídolos de Francis Bacon como quadro de referência teórica. A partir disso, a função da crítica à ideologia do ponto de vista da Ciência da Religião é elaborada. Mostrar-se-á aqui a importância da questão sobre o "destinatário" da crítica à ideologia. Será argumentado que neste sentido pelo menos cinco contextos são relevantes: a) mecanismos e efeitos de religiões; b) discursos públicos sobre fenômenos religiosos; c) processos de comunicação interdisciplinar d) convicções e atitudes pessoais de cientistas da religião como indivíduos enraizadas na vida cotidiana particular; e) o auto-reconhecimento disciplinar da própria Ciência da Religião.

Downloads 849  849  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv2_2001/t_frank.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Imaginário e Simbólico: aspectos psicológicos na adesão à Seicho-no-iê e à PL-Instituição Religiosa  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PAIVA, Geraldo José de

Estudam-se alguns relatos de filiação de brasileiros de origem católica sem ascendência japonesa a duas "novas religiões" japonesas, a Seicho-no-iê e a PL. Os conceitos utilizados para discriminar entre uma conversão à nova religião e a permanência na religião anterior são os conceitos de "imaginário" e de "simbólico", inspirados em Lacan. O simbólico refere-se à organização da pluralidade de elementos ao redor de um eixo de significação; o imaginário abstrai da articulação da significação dos elementos, que agrupa em razão da semelhança. O resultado da interpretação dos relatos sugere que a filiação à Seicho-no-iê induz menos à mudança da articulação simbólica religiosa que a filiação à PL,o que sugere que a PL, mais que a Seicho-no-iê, pode constituir um fenômeno religioso minoritário em expansão no Brasil.

Downloads 862  862  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv2_2002/t_paiva.htm
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