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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!História do Budismo em Portugal e da União Budista Portuguesa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
TEIXEIRA, António Coelho

Sintetizam-se os aspectos históricos principais referentes à introdução do Budismo na Europa, nomeadamente das escolas do Zen, do Theravada e do chamado Budismo Tibetano, dada a influência que as mesmas tiveram na posterior introdução em Portugal. Apresenta-se, cronologicamente, uma visão genérica da história do Budismo em Portugal, desde a sua introdução, por finais dos anos setenta, à fundação das diferentes escolas budistas passando pela União Budista Portuguesa e realçando algumas das principais actividades e realizações empreendidas pelas mesmas até aos dias de hoje.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Anticlericalismo e universo feminino - polêmicas e estereótipos Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FRANCO, José Eduardo

No combate contra a influência do clero e mais específica e violentamente contra o chamado jesuitismo, versão especializada do anticlericalismo, a propaganda anticlerical elege como alvos mais vulneráveis à acção do “inimigo clerical” dois grupos etários e um género sexual. No primeiro bloco encontram-se as crianças e os velhos, e no segundo as mulheres. Mas de entre estes, a mulher é apresentada, sem dúvida, como a “presa fácil” por excelência dos padres e mais ainda dos Jesuítas. Na célebre e muito difundida obra paradigmática do historiador francês Jules Michelet intitulada O Padre, a Mulher e a Família, que muito influenciou a modelação do anticlericalismo de Oitocentos no que ao universo feminino e à família dizem respeito, considera-se que através da mulher o padre influi perversamente no microcosmos familiar.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Devoções, festas e ritos: algumas considerações Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
COUTO, Edilece Souza

O Simpósio Temático denominado Devoções, festas e ritos foi proposto com a intenção de reunir pesquisadores e promover o debate sobre o sentimento religioso em abordagens histórica, antropológica ou sociológica. O principal objetivo era discutir as origens, características, rupturas e continuidades das manifestações religiosas: festejos, peregrinações e rituais presentes nos cultos dirigidos a Deus, à Santíssima Trindade, aos santos – canonizados pela Igreja Católica e também aqueles que ainda não alcançaram a honra dos altares oficiais, mas que recebem homenagens dos fiéis – ou qualquer outra entidade cultuada no Brasil. Este texto traz algumas considerações sobre a diversidade no uso do espaço e do tempo nas comemorações religiosas e um pequeno balanço historiográfico sobre o tema.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O patrimônio artístico e as representações discursivas e estéticas do sagrado e do fantástico em obr Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PELEGRINI, Sandra C. A.

A reflexão ora apresentada integra uma pesquisa que se encontra em desenvolvimento e que está vinculada ao Núcleo de Estudos Estratégicos/UNICAMP e ao Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural/ UEM, cujo principal objetivo volta-se para a apreensão dos sentidos do patrimônio e da arte sacra no Brasil e busca compreender os efeitos das construções discursivas apoiadas na “negação” das identidades culturais e religiosas, distintas das ocidentais. Para tanto, tomamos alguns exemplos de representações do fantástico nas artes visuais na Europa e na América espanhola e portuguesa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!História, religião e religiosidade Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MANOEL, Ivan Ap.

O artigo inicia com a descrição dos temas que o titulam discorrendo sobre suas relações no cristianismo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Religião, rito e magia na Atenas clássica: a visão da historiografia Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CANDIDO, Maria Regina

O cenário religioso no Ocidente aponta para um mundo muito mais plural diante da multiplicidade de seitas, cultos e movimentos religiosos não convencionais. Formas de neo-sincretismo contribuíram para diferenciar acentuadamente o atual ambiente religioso acerca dos sistemas tradicionais de crença. O termo sincretismo1 aplicado as news religions traz uma visão negativa de impureza, contaminação de ritos e símbolos apreendidos das religiões tradicionais. O fato traz ao debate a tese da secularização - que aponta para a dessacralização do mundo diante do processo de modernização. O fato nos leva a repensar se o predomínio da razão e a supremacia da ciência seriam, ou não, incompatíveis com o pensamento religioso e se a trilogia sociedade primitiva/magia – em desenvolvimento/religião – na odernidade/o império da ciência estariam em fase de se realizar na sociedade industrial em processo de modernização ou de pós-modernidade.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Padres da igreja e o diálogo com o pensamento clássico Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MELO, José Joaquim Pereira

O presente trabalho se propõe proceder a uma reflexão sobre os pressupostos doutrinários da pedagogia cristã a partir do diálogo realizado entre o cristianismo primitivo e a cultura clássica. Nesse sentido, importa considerar que a valorização e a conseqüente incorporação de elementos da cultura greco-romana foram promovidas à luz da nova concepção de deidade que o cristianismo trazia em seu bojo, sendo Cristo o mediador dessa relação, pelo fato de seus pensamentos e a sua pessoa constituírem o caminho e o modelo a serem seguidos. Nesse processo, papel fundamental tiveram, entre os séculos I e IV, os Padres da Igreja, que fundamentaram filosófica e teologicamente a doutrina cristã, criando as condições necessárias para a elaboração de uma paidéia cristã.

Palavras-chave: Cristianismo. Cultura clássica. Educação.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Interação, conflitos e desafios na identidade do cristianismo primitivo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
IZIDORO, José Luiz

A construção das identidades dos povos oriundos de diversas nações e geografias irá apresentar uma constituição flexível e de tensão no seu processo de interação com outros povos e culturas. O Cristianismo, procedendo do judaísmo, implantou-se e desenvolveu-se em ambientes greco-romanos, assimilando, integrando e reinterpretando muitos elementos socioculturais e categorias de pensamentos neles encontrados; interagindo com os mesmos. Assim, abre-se às diversidades e às múltiplas experiências na construção de sua identidade, não obstante os conflitos e tensão inerente ao processo.

Palavras-chave: Judaísmo. Helenismo. Cristianismo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O poder da inquisição e a inquisição como poder Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SIQUEIRA, Sonia

Propõe-se encarar a Inquisição sob o ângulo do Poder: aquele que lhe deu nascimento e legitimidade, portanto o poder potencial, bem como o exercício desse poder na sociedade. Há, portanto, dois níveis de reflexões: o primeiro, ligado à gênese do Santo Ofício, numa específica atmosfera cultural que lhe dá a base teórico-jurídica do poder e da autoridade. O segundo, refere-se ao poder em ato e ao poder coercitivo, exercido em diferentes tempos-espaciais.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Pós-modernidade, religião e educação: desafios epistemológicos Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GUEDES, Maria Luiza

Nossa intenção, no espaço deste texto, é contribuir com o debate e, portanto, com o amadurecimento da reflexão que vem subsidiando a elaboração de propostas para o ensino religioso, hoje obrigatório, na escola pública brasileira. Para tanto, pretendemos iniciar caracterizando o que, não sem controvérsias, se convencionou denominar condição pós-moderna, cujo clima e demandas criaram as condições para que o ensino religioso não ficasse restrito a questão de foro intimo e, portanto, objeto de escolha na esfera privada por um lado, e por outro exigem que este ensino amplie suas funções e perspectivas na medida em que passa a integrar o currículo escolar na qualidade de disciplina de oferta obrigatória.

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