Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Aggiornamento ou Fumaça de Satanás: Interpretações Sobre o Vaticano II no Catolicismo Brasileiro  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JÚNIOR, Alfredo Moreira da Silva
A compreensão dos acontecimentos do Século XX significou para o Vaticano, um de seus maiores desafios, durante quase dois milênios de existência, nunca antes a Igreja tinha enfrentado tantas transformações na sociedade, seja no aspecto sócio-cultural, político ou tecnológico, embora houvesse um enfrentamento em relação à modernidade desde o século XVI, É fato que a Igreja sofreu grandes reveses com as Revoluções Burguesas e o avanço do liberalismo, porém, até o séc. XIX o ritmo das transformações era mais perceptível nos campos econômico e tecnológico, os reflexos sócio-culturais destas transformações vão se fazer sentir somente no próximo século, sobretudo nos países de capitalismo periférico, já não seria mais possível para a Santa Sé, continuar com práticas pastorais que colocavam os clérigos acima do mundo. Se por um lado, havia a necessidade de se romanizar o catolicismo como forma de enfrentamento ao processo de laicização dos Estados , por outro, era cada vez mais urgente a adoção de novas estratégias adaptação aos novos tempos”. O Vaticano II representou nas palavras de pastorais para João XXIII este aggiornamento, no entanto, o Concílio será interpretado dentro da própria Igreja de várias maneiras, através de significados que variaram de acordo com os anseios de cada comunidade. As diversas interpretações acabaram por acarretar divergências que levaram o papa Paulo VI a dizer que sentia após o Concílio que a Fumaça de Satanás estava penetrando no templo de Deus pretende-se neste artigo, retomar a partir de uma temática que foi pano de fundo de minha dissertação de mestrado 4 algumas reflexões sobre as divergentes interpretações a respeito do Concílio no Brasil.
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800 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ensino Religioso na Escola Pública – Uma Mudança de Paradigma  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAMILO, Janaína
Durante o ano de 2003 foi desenvolvido o projeto “Ensino Religioso na Escola Pública do Estado de São Paulo”, que objetivou oferecer aos professores de ensino religioso a oportunidade de discutir propostas que viabilizassem o ensino religioso na Rede Oficial de Ensino, tendo como caminho norteador as premissas estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96), especialmente aquela que veta o proselitismo religioso na sala de aula. Assim, tanto durante a realização de seminários temáticos, quanto nas várias ações de capacitação dos professores, os debates evidenciaram que não podemos ensinar uma religião, mas religiões, tendo como conceitos éticos básicos o respeito à diversidade e o exercício da tolerância. Este artigo tem como proposta sugerir leituras teóricas sobre alteridade e representação e, também, propor atividades destinadas ao desenvolvimento desses conceitos em sala de aula, especialmente através de projetos interdisciplinares.
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833 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv2_2004/t_camilo.htm |
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