Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Candomblé bantu na pós-modernidade  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ADOLFO, Sérgio Paulo
Os bantu, no Brasil, têm um papel preponderante na formação da nacionalidade brasileira, e, nesse sentido, muitos estudos têm sido elaborados, tocantes, principalmente, à linguagem, às contribuições lingüísticas ao português brasileiro, sobretudo as advindas do Kimbundo e do Kikongo. Quanto aos estudos sobre as contribuições na área da cultura popular, caso das congadas, dos reisados e da capoeira de angola, observa-se que, além das pesquisas já concluídas, há vários estudiosos empenhados em desenvolvê-las.
Palavras-chave: África. Candomblé. Bantu. Pós-modernidade. Religião.
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1085 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st4.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Mal e a Ontologia Trinitária – uma visão de Jesus Abandonado e o Mal  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
KLAUTAU, Diego
O pensamento de Chiara Lubich (1920-2008) realizou um novo enfoque sobre a reflexão sobre o Mal numa perspectiva do cristianismo católico. Em suas bases filosóficas e teológicas, Enrique Canbón apresenta em sua obra Assim na terra como na Trindade, um entendimento do Mal como exclusão do entendimento de Deus como Trindade, e assim um impedimento da compreensão da realidade de amor presente na revelação cristã. Ao perceber os conceitos de Jesus Abandonado, e a relação do homem como o Mal, e de Jesus em Meio, presentes no livro de Chiara Lubich Ideal e Luz, seguimos uma consonância do pensamento de Bento XVI em sua encíclica Deus Caritas Est, como expressão da reciprocidade da comunidade cristã entre seus membros e da resposta do homem ao amor de Deus. O amor ágape, seu segundo Bento XVI, é a origem do amor cristão, quando vivido reciprocamente como dom de Deus entre os homens, caracteriza a realidade de Jesus em Meio, conceito expresso por Chiara Lubich e Enrique Canbón no entendimento de trindade presente na terra.
Palavras-chave: Trindade. Amor. Deus.
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1108 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Perdição, orientação e a urgência do Caminho - o Budismo e a Cultura Portuguesa, uma abordagem herme  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FEITAIS, Paulo
É nosso propósito neste artigo tentar uma aproximação entre o Ocidente e o Oriente, com o fito da diferença radical e da divagação firmante, e da complementaridade, contrapondo duas, várias na sua intrínseca assunção, provações do Infinito: a intencionalidade mito-poiético que emerge na cultura portuguesa e toma corpo nos seus mais representativos autores, bem como no âmago das tradições populares, e o Budismo, encarado a partir de alguns dos seus mais significativos afloramentos simbólicos.
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1145 0 bytes Ulusofona http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
As concepções educacionais de Martinho Lutero  |
Versão: Atualização: 6/6/2012 |
Descrição:
BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro.
Este artigo tem como objetivo apresentar a concepção de educação de Martinho Lutero no movimento da Reforma Protestante do século XVI, revelando aproximações entre história, religião e política. Em um século marcado por inúmeras indagações e mudanças, Lutero apresenta críticas em prol de uma Reforma na Igreja e também faz propostas para uma reforma da educação escolar de sua época, até então marcada pela formação exclusiva de religiosos e eclesiásticos. Ele propõe, em dois textos de sua autoria, uma educação escolar cristã que apresente uma nova organização em relação a: currículos, métodos, professores, formas de financiamento e manutenção das escolas. Também reflete sobre a utilidade dessa educação e propõe que ela: atenda a todos; seja criada e mantida pelas autoridades públicas e não mais pela Igreja; seja de frequência obrigatória, para a qual apela aos pais e às autoridades por essa tarefa. Ainda que algumas dessas características não apresentem Martinho Lutero como precursor, é inevitável o reconhecimento de que ele, aliado à figura de Filipe Melanchthon e às transformações ocorridas em seu tempo, contribuiu significativamente para a extensão do direito à Educação, marcada sobretudo em sua proposta de criação das escolas elementares, além da reorganização dos colégios secundários e da universidade, enfatizando a ação do Estado como responsável pela educação escolar.
Palavras-chave: Martinho Lutero. Reforma protestante. Direito à Educação. Estado e Educação.
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1151 0 bytes Educ. Pesqui., jan./abr. 2007, vol.33, no.1, p.163 http://www.scielo.org |
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