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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ciência da religião, Ensino Religioso e Formação docente Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
SOARES, Afonso Maria Ligorio

O artigo discute a relação entre Ciência da Religião, Ensino Religioso (ER) e a adequada Formação docente de quem se encarregará de ministrar essa disciplina no Ensino Fundamental das escolas públicas. Para o autor, o ER nada mais do que a transposição didática dos resultados alcançados pela Ciência da Religião. Ele avança pelo terreno epistemológico e descarta os modelos catequético e teológico para o ER, sugerindo o modelo da Ciência da Religião como o único habilitado a sustentar a autonomia epistemológica e pedagógica do ER.

Palavras-chaves: Ensino religioso. Ciência da Religião. Formação docente. Transposição didática.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Produção de sentidos e judaicidades em Florianópolis Popular Versão: pdf
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
SCHUCMAN, Lia Vainer; MAHEIRIE, Katia

O presente artigo tem como objetivo compreender os diferentes sentidos atribuídos a “ser judeu” no contexto florianopolitano, Santa Catarina, Brasil, no início do século XXI. Entendendo de que forma se constitui uma identidade judaica nesta cidade, utilizamos o referencial teórico da psicologia sócio-histórica sobre constituição de sujeito e identidade. Para esta análise utilizamos depoimentos e entrevistas de sujeitos judeus freqüentadores da Associação Israelita Catarinense (A.I.C). Os resultados da pesquisa apontam para uma re(criação) do judaísmo de acordo com os interesses desta coletividade, estando diretamente relacionado às apropriações dos significados convencionais do judaísmo e da produção de novos sentidos para o que é “ser judeu” de acordo com histórias de vida, vivências afetivas, emocionais e intelectuais de cada sujeito. Assim cada um dos entrevistados encontrou em Florianópolis a liberdade e a possibilidade de atuar, concretizar, e construir um judaísmo aberto para as características deste coletivo, ocorrendo uma auto-identificação em semelhanças e diferenças com esta identidade.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Maridos da Terra e Maridos do Fundo: Gênero, Imaginário e Sensibilidade no Tambor de Mina Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARBOSA, Viviane de Oliveira

O imaginário e as sensibilidades do passado e do presente apresentam-se como elementos cuja análise pode contribuir significativamente para a compreensão das histórias dos indivíduos, grupos e sociedades. Reconhecendo-se que questões como relações místicas, casamentos e uniões divinas constituem objeto curiosíssimo, mas praticamente deixado de lado pelos historiadores da religião e da religiosidade popular, a presente proposta de comunicação visa analisar relações entre filhas ou mães-de-santo e seus “maridos do/no fundo” e “maridos da terra” no Tambor de Mina maranhense. No Maranhão, além de receberem caboclos durante os rituais de tambor de mina, algumas mulheres afirmam que mantêm contatos e relações com o que denominam de “marido no/do fundo” – em “contraposição” ao “marido da terra”. Argumento que estas relações podem ser interpretadas como experiências místico-conjugais, que evidenciam questões de gênero como elemento fundamental para seu entendimento, gênero entendido como uma categoria relacional, na qual dialogam o “homem” e a “mulher” enquanto papéis definidos cultural e historicamente. Além disso, enquanto experiências cotidianas, essas relações informam as vidas e histórias dessas mulheres, não se tratando, portanto, de uma experiência mística num sentido antitético a uma experiência concreta; aqui, o espiritual e o material apresentam-se imbricados. Assim, pretende-se examinar relações entre filhas ou mães-de-santo e seus maridos do/no fundo e maridos da terra no Tambor de Mina maranhense, por uma dupla e interdependente perspectiva, entendendo-as, de um lado, enquanto relações de gênero e, de outro, como relações que evidenciam elementos do imaginário e das formas de pensar e sentir desses sujeitos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Questão das Seitas na França: Vitalidade Religiosa de uma Mitologia Científica? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RODOLPHO, Adriane Luisa

Este artigo pretende destacar alguns pontos relevantes para a discussão sobre os caminhos heurísticos da análise do campo religioso na França. O fato de ser uma antropóloga brasileira levou-me à construção de um olhar específico sobre esse campo, identificando o problema social das seitas enquanto parte de uma tradição de longa data que discute o lugar dos grupos minoritários de crença no campo religioso francês.

Palavras-chave: Teoria antropológica. Etnografia. Religião. Seita.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Yoga: um caminho para Deus Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PONTES, Maria Cristina Alves de

A experiência no trabalho com o yoga, além da percepção dos beneficios dos seus praticantes, nos tem causado curiosidade e potencializado o estudo a cerca questões religiosas, sobretudo, no que concerne à existência do ser humano, a sua permanência na terra, a sua relação com o divino e consigo mesmo e com o outro. Foi na busca de respostas para questionamentos filosóficos e religiosos, aliada a isto a crença de que o ser humano é um ser complexo e que para tentar compreendê-lo, faz-se necessário vê-lo como um ser completo, observação feita principalmente enquanto professora de jovens e adolescentes da periferia e que buscam muitas vezes apenas o exterior, a beleza física e o visível.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Imaginário e Simbólico: aspectos psicológicos na adesão à Seicho-no-iê e à PL-Instituição Religiosa  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PAIVA, Geraldo José de

Estudam-se alguns relatos de filiação de brasileiros de origem católica sem ascendência japonesa a duas "novas religiões" japonesas, a Seicho-no-iê e a PL. Os conceitos utilizados para discriminar entre uma conversão à nova religião e a permanência na religião anterior são os conceitos de "imaginário" e de "simbólico", inspirados em Lacan. O simbólico refere-se à organização da pluralidade de elementos ao redor de um eixo de significação; o imaginário abstrai da articulação da significação dos elementos, que agrupa em razão da semelhança. O resultado da interpretação dos relatos sugere que a filiação à Seicho-no-iê induz menos à mudança da articulação simbólica religiosa que a filiação à PL,o que sugere que a PL, mais que a Seicho-no-iê, pode constituir um fenômeno religioso minoritário em expansão no Brasil.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso nas escolas públicas do Brasil: discurso e poder frente ao pluralismo religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FILHO, Sylvio Fausto Gil

O ensino religioso no Brasil hodierno redefine-se sob a égide do pluralismo religioso. O processo de reestruturação do ensino religioso perpassa a discussão da hegemonia religiosa católica no país. Este parâmetro evidencia- se na construção de um discurso sobre o ensino religioso articulado pelos especialistas da religião que oscilam entre uma ênfase no aspecto confessional e outro fenomenológico de abordagem. No Paraná este embate adquire características polarizadas, de um lado o discurso das lideranças religiosas e de outro a práxis dos professores que atuam nas escolas públicas de ensino fundamental. A partir deste contexto, considera-se que a iniciativa de democratização do saber não resolverá por si só os problemas do preconceito e intolerância religiosa. Associado à expansão do saber sobre o fenômeno religioso, necessita-se uma revisão do posicionamento dos líderes religiosos diante da comunidade e das entidades civis do ensino religioso.

Palavras-chave: Ensino religioso. Discurso religioso. Pluralismo religioso.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino religioso nas escolas públicas: a propósito de um seminário internacional Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CUNHA, Luiz Antônio

O status do ensino religioso nas escolas públicas em cinco países é apresentado neste artigo, que é resultado da participação do autor em seminário da Association Francophone d'Education Comparée, em Sèvres (França), em outubro de 2005. Com base nos textos apresentados e na bibliografia dos conferencistas principais, a diversidade da situação internacional é apresentada e nela se verificam surpreendentes contrastes e semelhanças.

Palavras-chave: Ensino religioso. Laicização. Educação comparada. Política educacional.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Candomblé da Bahia na Década de 1930 Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LIMA, Vivaldo da Costa

O texto resgata a atuação de duas personalidades eminentes do candomblé da Bahia, na década de 1930: o babalaô Martiniano Eliseu do Bonfim e a ialorixá Eugênia Ana dos Santos, a famosa Aninha, do Centro Cruz Santa do Axé do Apo Afonjá. Martiniano, nascido na Bahia, era filho de escravos alforriados, tendo sido enviado por seu pai para estudar a língua ioruba e as tradições africanas em Lagos, na Nigéria. Voltando a Salvador, tornou-se um líder religioso e sempre manteve estreita ligação com destacados intelectuais baianos. Aninha foi outra figura modelar entre as comunidades religiosas de terreiros, destacando-se pela sua indiscutível capacidade de liderança. Tanto Martiniano como Aninha contribuíram para o grande êxito do Segundo Congresso Afro-Brasileiro, realizado em Salvador, em janeiro de 1937.

Downloads 997  997  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.iea.usp.br/iea/revista/coletaneas/religioes/index.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!As Representações Sociais do Corpo e da Sexualidade no Protestantismo Brasileiro Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GOMES, Antônio Maspoli de Araújo

Esta pesquisa busca explicitar as representações sociais sobre o corpo e a sexualidade veiculadas no protestantismo brasileiro através da literatura publicada sobre este tema para o consumo dos membros de igrejas. Inicialmente foram traçados dois objetivos: a) Explicitar as representações sobre o corpo e a sexualidade na patrística, bem como no protestantismo de Martinho Lutero e João Calvino; b) Demonstrar como as representações do corpo e da sexualidade têm sido representadas na produção editorial e acadêmica na pedagogia sexual do Protestantismo.

Palavras-chave: Protestantismo. Corpo. Sexualidade.

Downloads 1004  1004  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv1_2006/t_gomes.htm
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