Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A figuração prometéica do humano em Brasílio Teles: figuração protobudista?  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
EPIFÂNIO, Renato
Tanto quanto sabemos, Basílio Teles não se pronunciou sobre o Budismo. Por ter, conforme o exposto, reduzido a figuração do divino à sua figuração transcendentalista, na sua variante cristã, acabou por assumir uma posição simplesmente ateísta. Daí que, a propósito da sua posição sobre o Budismo, possamos apenas especular. Nessa medida, não diremos que a sua figuração prometéica do humano tivesse chegado a ser protobudista. Diremos apenas que não era, pelo menos, antibudista, tal como foi, como aqui tivemos a oportunidade de verificar, anticristã – e, pela mesma posição de princípio antitranscendentalista, antijudaica e anti-islâmica.
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723 0 bytes Ulusofona http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A História da Igreja como Comunhão de Comunidades Locais: O caso da Diocese de Balsas  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
COUTINHO, Sérgio Ricardo
"A história da Igreja como comunhão de igrejas locais não existe". A afirmação é de Giuseppe Alberigo. Para ele, faltam estudos, no tempo e no espaço, da experiência cristã como "comunhão de comunidades locais", pois é significativa a carência de uma história da Igreja de inspiração "ortodoxa oriental", daí enfatizar a necessidade de se construir uma história da Igreja a partir das comunidades cristãs concretas, onde se deu (e se dá) a experiência da fé. Nos parece que, para explorarmos uma História da Igreja que leve em conta a idéia de communio entre as igrejas locais, deveríamos também redirecionar a história de uma igreja local que leve em conta o mesmo pressuposto, ou seja, estudar a dinâmica dos processos de comunhão e participaç&atatilde;o no seu interior. Assim, o objetivo deste artigo é o de apresentar, brevemente, uma pesquisa em fase de desenvolvimento sobre a trajetória histórica, de mais de 50 anos, das comunidades eclesiais reunidas na "igreja local" de Balsas, no sul do Maranhão.
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729 0 bytes REVER http://http://www.pucsp.br/rever/rv2_2003/t_coutin.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Pluralismo religioso brasileiro e a crise de sentido  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BIANCO, Gloecir
Este artigo pretende lançar um olhar, em primeiro lugar sobre o cenário religioso brasileiro. Quais têm sido as motivações e direções deste campo nas últimas décadas. Não recorre a um detalhamento histórico, até porque, não é esta a proposta. Procura situar o leitor no que diz respeito à religiosidade, ao grau de envolvimento e de comprometimento com o que se entende por religião e quais as características deste campo. Num segundo momento, conceitua objetivamente pluralismo e sentido religioso nesse contexto. Recorre a alguns pensadores e procura esclarecer como deve ser entendido o pluralismo religioso tratado aqui, não como a multiplicidade de grupos religiosos sistematicamente organizados, mas diferentes concepções religiosas, diferentes maneiras da visão religiosa. Não se trata de interpretar doutrinas, mas os diversos modos de ver a religiosamente e o relacionamento com o sagrado, maneiras diversas de ver o mundo e a vida que, no cenário atual, encontra-se desprovida do sentido atribuído e sustentado por séculos pela religião.
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730 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st3.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O ensino religioso e a interpretação da lei  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DICKIE, Maria Amélia Schmidt; LUI, Janayna de Alencar
O trabalho trata das diferentes interpretações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, especialmente da reformulação de seu artigo 33, de 1997, que implementou e regulou o ensino religioso em escolas públicas. Sendo essa regulamentação referente aos ensinos de primeiro e segundo graus, ficou a cargo dos diferentes estados por em prática os ditames legais, através de suas Secretarias de Educação. Vamos considerar dois casos específicos, o de São Paulo e o de Santa Catarina, mostrando como essas diferentes interpretações da lei condicionaram o tipo de atuação possível de agentes religiosos nos processos tanto de capacitação dos professores como de definição de currículos.
Palavras-chave: Ensino religioso. Legislação. Santa Catarina. São Paulo.
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736 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/er_artigos.php |
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