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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A permanência da força criativa da linguagem ritual na pós-modernidade: “Exu agodô... o sangue eu te Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PRATES, Admilson Eustáquio

Este texto é resultado do trabalho de campo realizado em uma casa de culto afro-sertanejo que toca Quimbanda, Umbanda e Candomblé de nação Angola, Roça Gongobira Ungunzo Mochicongo, na cidade de Montes Claros/MG. A pesquisa de campo, neste terreiro, concentrou sua atenção em compreender o imaginário de Exu a partir dos adeptos dos rituais de Quimbanda, utilizando como fontes às lendas e as cantigas de Exu e Pombagira.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Tradição Oral e Identidade: interpretações sobre o processo de construção da doutrina do Santo Daime Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ANTUNES, Henrique Fernandes

O presente trabalho, ainda em andamento, parte de uma indagação acerca do papel da tradição oral, concernente ao processo de construção da doutrina do Santo Daíme. O culto daimista tem suas origens ligadas ao fenômeno do uso ritualizado da Ayahuasca 3, principalmente às formas de consumo da bebida referentes ao curandeirismo amazônico. De acordo com Goulart (1996), tais práticas vinculam-se a meados do século XIX, período de expansão do ciclo da borracha na região norte do Brasil, e remetem a um processo de ressignificação do uso da Ayahuasca acarretado pelo contato entre agrupamentos indígenas e populações caboclas, típicas da região a partir do período.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Devoção Mariana na Diocese de Jacarezinho: Alguns Apontamentos Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Tiago Vidal da

O Brasil recebeu dentre a herança deixada pelos colonizadores portugueses uma profunda religiosidade mariana, que foi amplamente propagada pelos missionários da Companhia de Jesus nos séculos XVI, XVII e XVIII. Grande parte das primeiras capelas foram dedicadas a “Nossa Senhora”, visto que a primeira igreja construída em território brasileiro, em torno do ano de 1535, era dedicada a Nossa Senhora da Graça (BOFF,1995, p.13). Desde o início da colonização até os dias atuais, observamos que a devoção à figura de Maria faz parte da identidade do catolicismo brasileiro, de modo que nas festividades marianas as igrejas ficam lotadas pelo enorme número de devotos que comparecem.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O imaginário divino e o amor da pátria: tensões entre a igreja e a instrução pública nas províncias  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RIZZINI, Irma

O presente artigo retrata as relações entre a Instrução Pública, regulamentada e executada pelos poderes públicos da Amazônia, e a Igreja Católica local, representada pela Diocese do Pará e do Amazonas, através do Bispo D. Antonio Macedo Costa e de seus aliados. O estudo mostra que, sob o regime do padroado, existiam importantes vínculos entre os projetos educacionais dos governos e os da Igreja, resultando em intensas disputas entre alguns de seus representantes, polarizados entre liberais e conservadores.

Palavras-chave: Pará. Amazonas. Instrução pública. Igreja Católica. Bispo D. Antonio Macedo Costa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Pentecostalismo nos Anos 40 Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNIOR, Luis de Castro Campos

Neste trabalho buscamos discutir o desenvolvimento do pentecostalismo na sociedade brasileira levando em conta sua inserção a partir de 1910 quando Louis Francescon deu início ao movimento entre a comunidade italiana na capital paulista seguido mais tarde pelos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg que fundaram a Assembléia de Deus em Belém do Pará. Torna-se importante destacar que até os anos 40 os grupos pentecostais estavam restritos a estes dois apresentados acima. Com a chegada da IEQ em 1946 começava um novo período também conhecido por “segunda onda” com a presença de missionários estrangeiros despertando movimentos autóctones como Igreja Pentecostal O Brasil Cristo e a Igreja Deus é Amor. A “terceira onda” ocorreu nos anos 70 e 80 dando início ao neopentecostalismo iurdiano e maior visibilidade para Romildo Soares. Grande parte dos estudos está circunscrita aos representantes pentecostais que mais se destacam aparecendo lacunas nas pesquisas sobre os anos 40 quando segundo Beatriz Muniz de Souza, surgem as “igrejas menores” como Avivamento Bíblico. Por fim cabe ressaltar que os primeiros estudos pioneiros foram desenvolvidos por sociólogos e antropólogos despertando a atenção de historiadores recentemente e abrindo novos horizontes para pesquisas enfocando a história das religiões.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Imagens e Devoções no Catolicismo Brasileiro. Fundamentos Metodológicos e Perspectivas de Investigaç Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LOPES, José Rogério

A afirmação de Aumont, quando aceita, implica em reconhecer um importante aspecto metodológico nas investigações da relação entre imagens e devoções religiosas. Poderia formular esse aspecto na forma da seguinte hipótese: as imagens religiosas, quando inseridas em uma relação devocional, não somente representam uma ausência que se reconhece através dela (o que ela evoca), mas simbolizam uma forma que se explicita pela sua própria presença. Ou seja, toda imagem religiosa tem um registro para si e em si.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Devoção a Sathya Sai Baba e a Integração de Aspectos do Hinduísmo ao Universo Religioso Brasileiro Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAES, André Luiz

Este texto constitui uma reflexão sobre o crescimento da devoção a Sathya Sai Baba no mundo ocidental e no Brasil em particular. Inserida no contexto das intensas mudanças que atingiram o universo religioso ocidental nas últimas décadas, essa devoção é aqui analisada a partir de três referenciais: o da singularidade da mensagem e do propósito de Sai Baba dentro das correntes religiosas ligadas ao Hinduísmo que aportaram no Ocidente no século XX; o da relação entre a aceitação dos ensinamentos de Sai Baba e o fenômeno de orientalização do universo religioso ocidental; e o das aproximações existentes entre a devoção a Sai Baba e aspectos centrais da devoção cristã.

Palavras-chave: Sathya Sai Baba. Devoção. Orientalização do universo religioso ocidental.

Downloads 891  891  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv4_2006/t_caes.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Religião, Sensibilidades Religiosas e Pós-Modernidade. Da ciranda entre religião e secularização Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PORTELLA, Rodrigo

O artigo visa compreender as relações paradoxais existentes entre o processo de secularização da sociedade e das consciências e o crescente vigor e aumento no número de manifestações e grupos religiosos. Quais os novos significados da religião em uma sociedade secularizada? Quais os influxos da secularização sobre as novas (e antigas) formas de religião? São perguntas que norteiam o texto.

Palavras-chave: Secularização. Religião. Novos movimentos religiosos. Sociologia da religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Caminhos e Histórias: A Historiografia do Protestantismo na Igreja Presbiteriana do Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
WATANABE, Tiago Hideo Barbosa

Poucas obras, até o momento, pensaram o fazer histórico no protestantismo brasileiro, assim, evidenciando uma lacuna e procurando preenchê-la, faremos uma crítica à historiografia do protestantismo brasileiro (da década de 1950 a 1990) tendo como referenciais teóricos Michel de Certeau (teoria da resignificação e recepção das ideias) e Michel Foucault (teoria do poder). O local de produção dessa historiografia é de fundamental importância para a compreensão dos rumos e sentidos produzidos. Nossa hipótese é de que, ao contemplar as disputas pelo poder, a historiografia reproduziu narrativas apologéticas de posturas teológicas conflitantes da cúpula. A captura dos sujeitos religiosos, através de suas memórias, mostram um lado da historiografia não contemplado. Trata-se de apontar para uma outra história, que tem outra temporalidade e preocupações. Muitas vezes com desdém das disputas eclesiásticas, uma história preocupada com as necessidades e dificuldades desses sujeitos em seu cotidiano; um cotidiano imerso num campo religioso plural e difuso como o brasileiro.

Palavras-chave: Historiografia. Protestantismo. História eclesiástica. História cultural.

Downloads 907  907  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv1_2005/t_watanabe.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Maridos da Terra e Maridos do Fundo: Gênero, Imaginário e Sensibilidade no Tambor de Mina Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARBOSA, Viviane de Oliveira

O imaginário e as sensibilidades do passado e do presente apresentam-se como elementos cuja análise pode contribuir significativamente para a compreensão das histórias dos indivíduos, grupos e sociedades. Reconhecendo-se que questões como relações místicas, casamentos e uniões divinas constituem objeto curiosíssimo, mas praticamente deixado de lado pelos historiadores da religião e da religiosidade popular, a presente proposta de comunicação visa analisar relações entre filhas ou mães-de-santo e seus “maridos do/no fundo” e “maridos da terra” no Tambor de Mina maranhense. No Maranhão, além de receberem caboclos durante os rituais de tambor de mina, algumas mulheres afirmam que mantêm contatos e relações com o que denominam de “marido no/do fundo” – em “contraposição” ao “marido da terra”. Argumento que estas relações podem ser interpretadas como experiências místico-conjugais, que evidenciam questões de gênero como elemento fundamental para seu entendimento, gênero entendido como uma categoria relacional, na qual dialogam o “homem” e a “mulher” enquanto papéis definidos cultural e historicamente. Além disso, enquanto experiências cotidianas, essas relações informam as vidas e histórias dessas mulheres, não se tratando, portanto, de uma experiência mística num sentido antitético a uma experiência concreta; aqui, o espiritual e o material apresentam-se imbricados. Assim, pretende-se examinar relações entre filhas ou mães-de-santo e seus maridos do/no fundo e maridos da terra no Tambor de Mina maranhense, por uma dupla e interdependente perspectiva, entendendo-as, de um lado, enquanto relações de gênero e, de outro, como relações que evidenciam elementos do imaginário e das formas de pensar e sentir desses sujeitos.

Downloads 907  907  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
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