Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Anticlericalismo e universo feminino - polêmicas e estereótipos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FRANCO, José Eduardo
No combate contra a influência do clero e mais específica e violentamente contra o chamado jesuitismo, versão especializada do anticlericalismo, a propaganda anticlerical elege como alvos mais vulneráveis à acção do “inimigo clerical” dois grupos etários e um género sexual. No primeiro bloco encontram-se as crianças e os velhos, e no segundo as mulheres. Mas de entre estes, a mulher é apresentada, sem dúvida, como a “presa fácil” por excelência dos padres e mais ainda dos Jesuítas. Na célebre e muito difundida obra paradigmática do historiador francês Jules Michelet intitulada O Padre, a Mulher e a Família, que muito influenciou a modelação do anticlericalismo de Oitocentos no que ao universo feminino e à família dizem respeito, considera-se que através da mulher o padre influi perversamente no microcosmos familiar.
|
664 0 bytes Ulusofona http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Devoções, festas e ritos: algumas considerações |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
COUTO, Edilece Souza
O Simpósio Temático denominado Devoções, festas e ritos foi proposto com a intenção de reunir pesquisadores e promover o debate sobre o sentimento religioso em abordagens histórica, antropológica ou sociológica. O principal objetivo era discutir as origens, características, rupturas e continuidades das manifestações religiosas: festejos, peregrinações e rituais presentes nos cultos dirigidos a Deus, à Santíssima Trindade, aos santos – canonizados pela Igreja Católica e também aqueles que ainda não alcançaram a honra dos altares oficiais, mas que recebem homenagens dos fiéis – ou qualquer outra entidade cultuada no Brasil. Este texto traz algumas considerações sobre a diversidade no uso do espaço e do tempo nas comemorações religiosas e um pequeno balanço historiográfico sobre o tema.
|
731 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Pós-modernidade, religião e educação: desafios epistemológicos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GUEDES, Maria Luiza
Nossa intenção, no espaço deste texto, é contribuir com o debate e, portanto, com o amadurecimento da reflexão que vem subsidiando a elaboração de propostas para o ensino religioso, hoje obrigatório, na escola pública brasileira. Para tanto, pretendemos iniciar caracterizando o que, não sem controvérsias, se convencionou denominar condição pós-moderna, cujo clima e demandas criaram as condições para que o ensino religioso não ficasse restrito a questão de foro intimo e, portanto, objeto de escolha na esfera privada por um lado, e por outro exigem que este ensino amplie suas funções e perspectivas na medida em que passa a integrar o currículo escolar na qualidade de disciplina de oferta obrigatória.
|
728 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st4.html |
|