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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A criação da Diocese de Botucatu e a ação romanizadora de seu primeiro bispo, D. Lúcio Antunes de So Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
AQUINO, Maurício de

Na passagem do século XIX para o século XX, a Igreja Católica no Brasil, já na Era Pós-Padroado, efetivou um amplo processo de construção institucional, encaminhado através da criação de dioceses, da formação de patrimônio eclesiástico e da eleição de bispos fiéis a autocompreensão ultramontana da Igreja. Respondia, assim, ao duplo desafio de praticar as novas diretrizes e empreendimentos da Santa Sé, bem como de reestruturar-se organizacionalmente face aos condicionantes sócio-políticos da sociedade brasileira da época1. Nesse texto, essas perspectivas e conceituações, utilizadas por diferentes autores para analisar a Igreja no Brasil, serão dirigidas ao processo de criação da diocese de Botucatu e da atuação de seu primeiro bispo, D. Lúcio Antunes de Sousa (1909-1923), ainda em estudo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O imaginário divino e o amor da pátria: tensões entre a igreja e a instrução pública nas províncias  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RIZZINI, Irma

O presente artigo retrata as relações entre a Instrução Pública, regulamentada e executada pelos poderes públicos da Amazônia, e a Igreja Católica local, representada pela Diocese do Pará e do Amazonas, através do Bispo D. Antonio Macedo Costa e de seus aliados. O estudo mostra que, sob o regime do padroado, existiam importantes vínculos entre os projetos educacionais dos governos e os da Igreja, resultando em intensas disputas entre alguns de seus representantes, polarizados entre liberais e conservadores.

Palavras-chave: Pará. Amazonas. Instrução pública. Igreja Católica. Bispo D. Antonio Macedo Costa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Pentecostalismo nos Anos 40 Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNIOR, Luis de Castro Campos

Neste trabalho buscamos discutir o desenvolvimento do pentecostalismo na sociedade brasileira levando em conta sua inserção a partir de 1910 quando Louis Francescon deu início ao movimento entre a comunidade italiana na capital paulista seguido mais tarde pelos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg que fundaram a Assembléia de Deus em Belém do Pará. Torna-se importante destacar que até os anos 40 os grupos pentecostais estavam restritos a estes dois apresentados acima. Com a chegada da IEQ em 1946 começava um novo período também conhecido por “segunda onda” com a presença de missionários estrangeiros despertando movimentos autóctones como Igreja Pentecostal O Brasil Cristo e a Igreja Deus é Amor. A “terceira onda” ocorreu nos anos 70 e 80 dando início ao neopentecostalismo iurdiano e maior visibilidade para Romildo Soares. Grande parte dos estudos está circunscrita aos representantes pentecostais que mais se destacam aparecendo lacunas nas pesquisas sobre os anos 40 quando segundo Beatriz Muniz de Souza, surgem as “igrejas menores” como Avivamento Bíblico. Por fim cabe ressaltar que os primeiros estudos pioneiros foram desenvolvidos por sociólogos e antropólogos despertando a atenção de historiadores recentemente e abrindo novos horizontes para pesquisas enfocando a história das religiões.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Casas de artigos religiosos e a constituição de espaços sincréticos no centro da cidade de São Luis  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Thiago Lima dos

As pesquisas sobre cultura afro-brasileiras são muito variadas e tentam dar conta da presença desta em vários âmbitos da cultura nacional. Música, dança, estética e culinária são indiscutivelmente resultados de processos de sincretismo cultural. A análise do sincretismo no plano religioso pressupõe a interpretação de uma realidade vivida por inúmeras pessoas no país e que teve sua origem em tempos coloniais, isto parece claro e evidente quando pensamos as religiões afro-brasileiras tanto que o assunto quando abordado em livros de história não ocupa muito espaço e nos livros didáticos não merecem mais que o espaço de uma nota de rodapé como se o negro estivesse entrado mudo e permanecido calado.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Maridos da Terra e Maridos do Fundo: Gênero, Imaginário e Sensibilidade no Tambor de Mina Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARBOSA, Viviane de Oliveira

O imaginário e as sensibilidades do passado e do presente apresentam-se como elementos cuja análise pode contribuir significativamente para a compreensão das histórias dos indivíduos, grupos e sociedades. Reconhecendo-se que questões como relações místicas, casamentos e uniões divinas constituem objeto curiosíssimo, mas praticamente deixado de lado pelos historiadores da religião e da religiosidade popular, a presente proposta de comunicação visa analisar relações entre filhas ou mães-de-santo e seus “maridos do/no fundo” e “maridos da terra” no Tambor de Mina maranhense. No Maranhão, além de receberem caboclos durante os rituais de tambor de mina, algumas mulheres afirmam que mantêm contatos e relações com o que denominam de “marido no/do fundo” – em “contraposição” ao “marido da terra”. Argumento que estas relações podem ser interpretadas como experiências místico-conjugais, que evidenciam questões de gênero como elemento fundamental para seu entendimento, gênero entendido como uma categoria relacional, na qual dialogam o “homem” e a “mulher” enquanto papéis definidos cultural e historicamente. Além disso, enquanto experiências cotidianas, essas relações informam as vidas e histórias dessas mulheres, não se tratando, portanto, de uma experiência mística num sentido antitético a uma experiência concreta; aqui, o espiritual e o material apresentam-se imbricados. Assim, pretende-se examinar relações entre filhas ou mães-de-santo e seus maridos do/no fundo e maridos da terra no Tambor de Mina maranhense, por uma dupla e interdependente perspectiva, entendendo-as, de um lado, enquanto relações de gênero e, de outro, como relações que evidenciam elementos do imaginário e das formas de pensar e sentir desses sujeitos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Os Enganos sobre o Sagrado – Uma Síntese da Crítica ao Ramo "Clássico" da Fenomenologia da Religião  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
USARSKI, Frank

A Fenomenologia da Religião foi a abordagem dominante na fase inicial da Ciência da Religião, logo após da sua institucionalização em universidades européias. Uma "briga de métodos" nos anos setenta do século XX, porém, diminuiu consideravelmente a influência desse paradigma, embora a intensidade desse processo tenha variado de acordo com o status da disciplina em diferentes contextos nacionais. A fim de contribuir para uma discussão mais profunda entre cientistas da religião brasileiros, em sua primeira parte o texto traz um resumo sucinto dos traços básicos da Fenomenologia da Religião. A segunda parte resume as críticas a essa abordagem e confronta os elementos rejeitados com alternativas defendidas por cientistas da religião contemporâneos.

Downloads 702  702  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv4_2004/t_usarski.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso numa perspectiva solidária Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Jacirema Maria Thimoteo dos

Diversidade cultural e multiculturalismo são expressões de ordem hoje em dia, tanto que o Projeto Político Pedagógico de toda escola precisa inserir, respeitar e trabalhar as mesmas. Isso significa dizer que a cultura do grupo precisa ser levada em consideração, de modo que a escola não deve mais impor um único modelo de cultura, como fez, durante anos, para manter o status quo, contribuindo para o aumento das desigualdades sociais que culmina em exclusão social. Nesse sentido, vale dizer que uma das disciplinas oferecidas na escola, Ensino Religioso, pode ser um elemento fomentador de uma educação libertadora ao contribuir na luta para a superação do atual quadro de exclusão social em nossa sociedade, mesmo com uma história conturbada de mais de 500 anos, pautada em uma única religião, o Cristianismo, e uma única igreja, a Igreja Católica Apostólica Romana. Para tal, precisa ter uma práxis educativa transformadora e desenvolver um Conteúdo Programático que trabalhe a Educação para a Solidariedade.

Downloads 707  707  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st6.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Um espaço para compreender o sagrado: a escolarização do Ensino Religioso no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
GIL FILHO, S. F.; JUNQUEIRA, S.

O objetivo deste artigo é discutir na perspectiva histórica, a crise epistemológica do Ensino Religioso ainda inconcluso no ambiente educacional do Brasil. Mesmo reconhecendo o pluralismo religioso no Brasil, é notável a disputa do espaço escolar pelas tradições religiosas, inferindo na alteração do foco de estudo deste componente curricular. Esta reflexão, articulada a partir do processo de escolarização do Ensino Religioso, demonstra o debate recente e o redimensionamento do objeto desta disciplina. Apresenta a discussão do pensamento e a análise do discurso religioso neste processo, pois a escola é um espaço privilegiado para a compreensão do sagrado em nossa sociedade.

Downloads 709  709  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma NUPPER  Site http://www.geografia.ufpr.br/geografiadareligiao/artigos.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Por uma geografia do sagrado Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GIL FILHO, S. F.

O presente ensaio discute as limitações da Geografia da Religião tradicional e propõe um redimensionamento de seu objeto de pesquisa. Apresenta o sagrado como cerne da experiência religiosa. Propõe uma Geografia baseada na espacialidade do sagrado a partir de um ponto de vista relacional.

Downloads 710  710  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma NUPPER  Site http://www.geog.ufpr.br/nupper/artigos.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Referentes identificatórios e jogos identitários no candomblé Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
NUNES, Mônica de Oliveira

Nesse artigo, evidenciamos um conjunto de “referentes identificatórios” presentes no idioma do Candomblé e apresentamos uma discussão sobre as formas pelas quais as pessoas utilizam esses elementos para construir suas identidades de forma progressiva e flexível. Para tanto, retomamos alguns pontos de análise acerca da construção da pessoa no Candomblé a partir de autores clássicos, destacando o que dados etnográficos produzidos na cidade de Cachoeira, Bahia, apontam de inovador em relação aos mesmos. Apresentamos uma primeira polêmica entre unicidade e multiplicidade do eu no Candomblé, inserindo-a em uma discussão filosófica acerca de como várias culturas produzem diferentes metáforas para darem conta de uma provavelmente universal “ilusão de totalidade”. Em seguida, identificamos mecanismos de individuação no interior de uma sociedade predominantemente sócio-cêntrica. Finalmente, apresentamos novos significantes religiosos que não são habitualmente explorados em análises acerca de jogos identitários no Candomblé, enfatizando importância da subjetividade dos adeptos na construção desses jogos.

Downloads 715  715  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2513
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