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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Um espaço para compreender o sagrado: a escolarização do Ensino Religioso no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
GIL FILHO, S. F.; JUNQUEIRA, S.

O objetivo deste artigo é discutir na perspectiva histórica, a crise epistemológica do Ensino Religioso ainda inconcluso no ambiente educacional do Brasil. Mesmo reconhecendo o pluralismo religioso no Brasil, é notável a disputa do espaço escolar pelas tradições religiosas, inferindo na alteração do foco de estudo deste componente curricular. Esta reflexão, articulada a partir do processo de escolarização do Ensino Religioso, demonstra o debate recente e o redimensionamento do objeto desta disciplina. Apresenta a discussão do pensamento e a análise do discurso religioso neste processo, pois a escola é um espaço privilegiado para a compreensão do sagrado em nossa sociedade.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A criação da Diocese de Botucatu e a ação romanizadora de seu primeiro bispo, D. Lúcio Antunes de So Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
AQUINO, Maurício de

Na passagem do século XIX para o século XX, a Igreja Católica no Brasil, já na Era Pós-Padroado, efetivou um amplo processo de construção institucional, encaminhado através da criação de dioceses, da formação de patrimônio eclesiástico e da eleição de bispos fiéis a autocompreensão ultramontana da Igreja. Respondia, assim, ao duplo desafio de praticar as novas diretrizes e empreendimentos da Santa Sé, bem como de reestruturar-se organizacionalmente face aos condicionantes sócio-políticos da sociedade brasileira da época1. Nesse texto, essas perspectivas e conceituações, utilizadas por diferentes autores para analisar a Igreja no Brasil, serão dirigidas ao processo de criação da diocese de Botucatu e da atuação de seu primeiro bispo, D. Lúcio Antunes de Sousa (1909-1923), ainda em estudo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Tradição Oral e Identidade: interpretações sobre o processo de construção da doutrina do Santo Daime Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ANTUNES, Henrique Fernandes

O presente trabalho, ainda em andamento, parte de uma indagação acerca do papel da tradição oral, concernente ao processo de construção da doutrina do Santo Daíme. O culto daimista tem suas origens ligadas ao fenômeno do uso ritualizado da Ayahuasca 3, principalmente às formas de consumo da bebida referentes ao curandeirismo amazônico. De acordo com Goulart (1996), tais práticas vinculam-se a meados do século XIX, período de expansão do ciclo da borracha na região norte do Brasil, e remetem a um processo de ressignificação do uso da Ayahuasca acarretado pelo contato entre agrupamentos indígenas e populações caboclas, típicas da região a partir do período.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O imaginário divino e o amor da pátria: tensões entre a igreja e a instrução pública nas províncias  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RIZZINI, Irma

O presente artigo retrata as relações entre a Instrução Pública, regulamentada e executada pelos poderes públicos da Amazônia, e a Igreja Católica local, representada pela Diocese do Pará e do Amazonas, através do Bispo D. Antonio Macedo Costa e de seus aliados. O estudo mostra que, sob o regime do padroado, existiam importantes vínculos entre os projetos educacionais dos governos e os da Igreja, resultando em intensas disputas entre alguns de seus representantes, polarizados entre liberais e conservadores.

Palavras-chave: Pará. Amazonas. Instrução pública. Igreja Católica. Bispo D. Antonio Macedo Costa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Os Enganos sobre o Sagrado – Uma Síntese da Crítica ao Ramo "Clássico" da Fenomenologia da Religião  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
USARSKI, Frank

A Fenomenologia da Religião foi a abordagem dominante na fase inicial da Ciência da Religião, logo após da sua institucionalização em universidades européias. Uma "briga de métodos" nos anos setenta do século XX, porém, diminuiu consideravelmente a influência desse paradigma, embora a intensidade desse processo tenha variado de acordo com o status da disciplina em diferentes contextos nacionais. A fim de contribuir para uma discussão mais profunda entre cientistas da religião brasileiros, em sua primeira parte o texto traz um resumo sucinto dos traços básicos da Fenomenologia da Religião. A segunda parte resume as críticas a essa abordagem e confronta os elementos rejeitados com alternativas defendidas por cientistas da religião contemporâneos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Imagens e Devoções no Catolicismo Brasileiro. Fundamentos Metodológicos e Perspectivas de Investigaç Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LOPES, José Rogério

A afirmação de Aumont, quando aceita, implica em reconhecer um importante aspecto metodológico nas investigações da relação entre imagens e devoções religiosas. Poderia formular esse aspecto na forma da seguinte hipótese: as imagens religiosas, quando inseridas em uma relação devocional, não somente representam uma ausência que se reconhece através dela (o que ela evoca), mas simbolizam uma forma que se explicita pela sua própria presença. Ou seja, toda imagem religiosa tem um registro para si e em si.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Devoção Mariana na Diocese de Jacarezinho: Alguns Apontamentos Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Tiago Vidal da

O Brasil recebeu dentre a herança deixada pelos colonizadores portugueses uma profunda religiosidade mariana, que foi amplamente propagada pelos missionários da Companhia de Jesus nos séculos XVI, XVII e XVIII. Grande parte das primeiras capelas foram dedicadas a “Nossa Senhora”, visto que a primeira igreja construída em território brasileiro, em torno do ano de 1535, era dedicada a Nossa Senhora da Graça (BOFF,1995, p.13). Desde o início da colonização até os dias atuais, observamos que a devoção à figura de Maria faz parte da identidade do catolicismo brasileiro, de modo que nas festividades marianas as igrejas ficam lotadas pelo enorme número de devotos que comparecem.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino Religioso na Escola Pública – Uma Mudança de Paradigma Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAMILO, Janaína

Durante o ano de 2003 foi desenvolvido o projeto “Ensino Religioso na Escola Pública do Estado de São Paulo”, que objetivou oferecer aos professores de ensino religioso a oportunidade de discutir propostas que viabilizassem o ensino religioso na Rede Oficial de Ensino, tendo como caminho norteador as premissas estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96), especialmente aquela que veta o proselitismo religioso na sala de aula. Assim, tanto durante a realização de seminários temáticos, quanto nas várias ações de capacitação dos professores, os debates evidenciaram que não podemos ensinar uma religião, mas religiões, tendo como conceitos éticos básicos o respeito à diversidade e o exercício da tolerância. Este artigo tem como proposta sugerir leituras teóricas sobre alteridade e representação e, também, propor atividades destinadas ao desenvolvimento desses conceitos em sala de aula, especialmente através de projetos interdisciplinares.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Entre a cruz e o esquadro: igreja católica e maçonaria na imprensa de Franca (SP) (1882-1901) Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
TAVARES, Marcelo dos Reis

O objetivo do presente trabalho é tecer algumas considerações acerca do debate travado entre católicos ultramontanos e maçons, em alguns dos principais jornais da cidade de Franca (SP), entre os anos de 1882 e 1901. O recorte temporal situa-se entre o ano de 1882, em que foi publicado o primeiro número do Nono Distrito, e 1901, data dos últimos artigos de Monsenhor Rosa na Tribuna da Franca.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso numa perspectiva solidária Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Jacirema Maria Thimoteo dos

Diversidade cultural e multiculturalismo são expressões de ordem hoje em dia, tanto que o Projeto Político Pedagógico de toda escola precisa inserir, respeitar e trabalhar as mesmas. Isso significa dizer que a cultura do grupo precisa ser levada em consideração, de modo que a escola não deve mais impor um único modelo de cultura, como fez, durante anos, para manter o status quo, contribuindo para o aumento das desigualdades sociais que culmina em exclusão social. Nesse sentido, vale dizer que uma das disciplinas oferecidas na escola, Ensino Religioso, pode ser um elemento fomentador de uma educação libertadora ao contribuir na luta para a superação do atual quadro de exclusão social em nossa sociedade, mesmo com uma história conturbada de mais de 500 anos, pautada em uma única religião, o Cristianismo, e uma única igreja, a Igreja Católica Apostólica Romana. Para tal, precisa ter uma práxis educativa transformadora e desenvolver um Conteúdo Programático que trabalhe a Educação para a Solidariedade.

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