Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O cinema e a mídia como palco do fenômeno religioso na sociedade contemporânea |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
AGUIAR, Helvânia Ferreira
Uma nova dimensão dos fenômenos religiosos se impõe e, como pesquisadores, não podemos negligenciá-la: a utilização em larga escala dos meios de comunicação. As relações entre mídia e religião nos oferecem múltiplas interfaces de investigação. Uma delas vem da contextualização da mídia dentro da sociedade pós-moderna. Gianni Vattimo nos fornece importante subsídio para reflexão nesta área, ao definir a pós-modernidade por uma característica, para ele, preponderante: a presença massiva da mídia na vida social. A incidência do fenômeno religioso na mídia abre-nos a possibilidade de análise por duas vertentes: uma voltada para a mídia religiosa institucional-confessional, representada, por exemplo, por programas televisivos das várias denominações religiosas ou suas publicações - Folha Universal, Família Cristã, Revista Espírita etc; e outra, para a mídia generalista, laica, que oferece um sem-número de opções. Publicações como Superinteressante, Galileu, Veja, Isto é e Época e um vasto elenco de canais por assinatura, dentre os quais, Discovery Channel, History Channel, National Geographic e GNT, apenas para citar alguns. Se ampliarmos o campo da mídia para além desses veículos, temos ainda o cinema, com sua linguagem própria cada vez mais permeada pelo fenômeno religioso, explícita ou implicitamente.
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739 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Candomblé da Bahia na Década de 1930 |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
LIMA, Vivaldo da Costa
O texto resgata a atuação de duas personalidades eminentes do candomblé da Bahia, na década de 1930: o babalaô Martiniano Eliseu do Bonfim e a ialorixá Eugênia Ana dos Santos, a famosa Aninha, do Centro Cruz Santa do Axé do Apo Afonjá. Martiniano, nascido na Bahia, era filho de escravos alforriados, tendo sido enviado por seu pai para estudar a língua ioruba e as tradições africanas em Lagos, na Nigéria. Voltando a Salvador, tornou-se um líder religioso e sempre manteve estreita ligação com destacados intelectuais baianos. Aninha foi outra figura modelar entre as comunidades religiosas de terreiros, destacando-se pela sua indiscutível capacidade de liderança. Tanto Martiniano como Aninha contribuíram para o grande êxito do Segundo Congresso Afro-Brasileiro, realizado em Salvador, em janeiro de 1937.
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991 0 bytes USP http://www.iea.usp.br/iea/revista/coletaneas/religioes/index.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Budismo Étnico na Religiosidade Nikkey no Brasil: Aspectos Históricos e Formas de Sobrevivência So |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SHOJI, Rafael
A partir de um conceito de grupo étnico baseado na interação social, pode-se analisar o comportamento religioso dos nikkeis enquanto comunidade que mantém fronteiras tanto para com brasileiros quanto para com japoneses, o que se reflete na prática e nas estratégicas de sobrevivência do Budismo étnico. Tem existido um esforço para uma adaptação cultural e lingüística nos templos, reflexo das novas gerações, mas ela não tem sido acompanhada de uma significativa abertura étnica, sendo mais destinado a atrair os descendentes que se identificam com uma identidade nikkey. Se as fronteiras com os brasileiros são além disso dadas com o poder político e sustentação financeira dados pelos nikkeis, diferenças com o Budismo japonês têm se intensificado devido a fatores particulares do Brasil enquanto ambiente de recepção. Como um ponto comum com japoneses e brasileiros, muitos nikkeis mantém uma convivência com diversas religiões, muitas vezes não sendo praticante formal de nenhuma. No caso dos nikkeis budistas, é possível identificar ainda hoje, como padrão mais geral, uma manutenção da identidade étnica através do Budismo e um pertencimento à sociedade majoritária principalmente através do Catolicismo, que foi o substituto histórico dos nikkeis para o papel que o Xintoísmo tem na religiosidade japonesa.
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867 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv4_2002/t_shoji.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Buddha Siddhartha e a Trajetória do Herói |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAMPOS, Eline de Oliveira; LIMA, Marileuza Fernandes; MIELE, André
A história de Siddhartha Gautama, o Buddha, traça uma trajetória que pode ser comparada ao “Monomito” ou “Mito do Herói”. Nesta perspectiva pretende-se analisar as narrativas de sua vida dentro deste esquema teórico-metodológico, considerando três fases a serem exploradas: de início a separação, medianamente a iniciação, e por fim, o retorno, as quais se configuram como as fases básicas da estruturação do Mito do Herói. Analisando a trajetória do Buddha Gautama, percebe-se a simetria nos acontecimentos de sua vivência com a trajetória do herói. Além desse primeiro ciclo, e indo um pouco além do esquema utilizado, vislumbra-se através dele, um ciclo metafísico de crescimento da individualidade que busca a integração com o todo ou essência divina, traçado exotericamente dentro do indivíduo, que poderia por similitude ser assim representado: desapego–superação–doação. Essa investigação, de cunho bibliográfico e caráter exploratório, busca traçar paralelos entre a história do Buddha Gautama e o ciclo percorrido pelo herói mitológico como forma arquetípica de vivência humana à procura da auto-superação enquanto caminho para a iluminação espiritual.
Palavras-chave: Mito. Monomito. Budismo.
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2179 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Brasil com Axé: Candomblé e Umbanda no Mercado Religioso |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PRANDI, Reginaldo
Desde os estudos de Roger Bastide, na década de 1940, muita coisa mudou no Brasil, também no âmbito das religiões e das religiões afro-brasileiras. Velhas tendências foram confirmadas, novas direções foram se impondo. Religiões recém-criadas se enfrentam com as mais antigas, velhas religiões assumem novas formas e veiculam renovados conteúdos para enfrentar a concorrência mais acirrada no mercado religioso. Vou tratar aqui de um ramo religioso pequeno demograficamente, porém importante do ponto de vista de seu significado para a cultura brasileira e da visibilidade que transborda de seu universo de seguidores: as religiões afro-brasileiras. Trata-se de acompanhar as mudanças numéricas encontradas pelos censos para dimensionar os seguidores das religiões afro-brasileiras, e de examinar algumas de suas características, como cor e escolaridade, para então avançar, sem perder de vista as peculiaridades constitutivas e organizacionais dos cultos e terreiros, alguma explicação sobre mudanças pelas quais vêm passando essas religiões nos dias de hoje.
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651 0 bytes USP http://www.iea.usp.br/iea/revista/coletaneas/religioes/index.html |
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