Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Discursos sobre as religiões afro-brasileiras - Da desafricanização para a reafricanização  |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JENSEN, Tina Gudrun
O artigo trata de discursos sobre a cultura africana no decorrer da historia das religiões do Brasil. Praticantes da Umbanda, que originou-se nos anos 20 no sudeste do Brasil, tentaram de de-africanizar e de 'purificar' as origens da Umbanda dissociando-a de suas influências afro-brasileiras. Durante os anos 60, religiões afro-brasileiras como o Candomblé espalharam-se do nordeste para o sudeste do Brasil. Muitos praticantes do Candomblé, especialmente brancos da classe média, têm se engajado em uma africanização da sua religião destacando a origem africana dela. O artigo propõe que o movimento da Umbanda para o Candomblé, ou seja, de africanização para a reafricanização reflete mudanças sociais. Neste sentido, Umbanda exprime valores da sociedade moderna como os do nacionalismo, igualdade e mobilidade social, ou seja, valores baldados durante a ditadura militar. A re-introdução de religiões afro-brasileiras depois da queda da ditadura militar representa o surgimento de identidades que eram oprimidas anteriormente mas que agora impõem-se no contexto de novas formas de criações de identidade sob condições pós modernas.
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2259 0 bytes PUCSP http://www.pucsp.br/rever/rv1_2001 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ecumenismo de serviço  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
COUTO, Edilece Souza
Em 2008 o movimento ecumênico tem dois bons motivos de comemoração: os 60 anos do Conselho Mundial de Igrejas – CMI e 35 anos da Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE. O momento é propício para a análise das ações dessas entidades ecumênicas. Fundado em 1948, com sede em Genebra – Suíça, o CMI, referendado na teologia cristã, visava unir os cristãos, responder às inquietações e desafios dos conflitos mundiais e da nova ordem sócio-econômica e contribuir para a construção de um mundo de paz e justiça. Procurou aliar Evangelho, Igreja e sociedade na luta pelos direitos humanos, libertação das opressões políticas e da exploração sócio-econômica. No Brasil, em 1973, as Igrejas e denominações protestantes e a Igreja Católica Romana criaram a CESE, com o objetivo de apoiar, financiar e acompanhar a execução de projetos de ação social e ajuda aos movimentos populares. Esse trabalho visa traçar algumas considerações sobre a atuação da CESE como entidade ecumênica prestadora de serviço em prol da promoção humana. Porém, torna-se necessário explicitar o que seja ecumenismo de serviço e a sua prática a partir da criação do CMI.
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689 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Em Trilhas Encantadas: Sociedade, Cultura e Religiosidade no Maranhão  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BARROS, Antonio Evaldo Almeida
Trabalho destinado ao GP Religiões Afro-Brasileiras e Kardecismo do X Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões. Para uma versão mais aprofundada das questões levantadas neste texto, ver o capítulo 4 (Numa terra de voduns, encantados e orixás) da seguinte dissertação: BARROS, A. Evaldo A. O Pantheon Encantado: culturas e heranças étnicas na formação de identidade maranhense. 2007. 317 p. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO), Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), Salvador, Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2007.
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2397 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ensino inter-religioso: teoria e práticas  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
INCONTRI, Dora; BIGHETO, Alessandro Cesar
A prática pedagógica e a elaboração didática do ensino inter-religioso tem que se apoiar em alguns pressupostos teóricos, para ter coerência. Esse artigo precorre rapidamente a filosofia da educação proposta pelos clássicos Comenius, Pestalozzi e Rousseau e suas propostas no campo do ensino religioso, derivando daí a aplicabilidade de projetos didáticos interdisciplinares. Discute aspectos da postura necessária ao professor de ensino inter-religioso, como conseqüência das idéias adotadas como base do trabalho. Em seguida, faz a narrativa resumida de alguns passos de projetos já aplicados pelos autores em mais de dez anos de experimentação em sala de aula, tanto em escolas públicas quanto particulares em São Paulo, Bragança Paulista e Jundiaí (SP). E afinal, discute brevemente a questão da avaliação de um projeto que envolva a temática religiosa.
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1951 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/er_artigos.php |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ensino religioso em Franz Rosenzweig  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GUARNIERI, Maria Cristina Mariante
A questão do ensino religioso é bastante complexa. Diante dessa complexidade, que é tanto teórica quanto prática, observa-se que a religião pode transitar entre o lugar do objeto que precisa ser conhecido e, também, como agente no diálogo humano, especialmente na formação desse humano. O que temos por trás dessa constatação é a antiga tensão fé e razão, tensão essa que não pretendemos ignorar, ao contrário, servirmo-nos dela para fundamentar a discussão de uma teoria da religião que legitime o pensador religioso, justamente pela riqueza das controvérsias que a questão impõe. Nossa intenção é trazer a questão da religião como um campo que suscita saber próprio, isto é, discutir a possibilidade de construção de conhecimento a partir da própria religião e nesse sentido contribuir para esse debate.
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751 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st6.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ensino Religioso na Escola Pública – Uma Mudança de Paradigma  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAMILO, Janaína
Durante o ano de 2003 foi desenvolvido o projeto “Ensino Religioso na Escola Pública do Estado de São Paulo”, que objetivou oferecer aos professores de ensino religioso a oportunidade de discutir propostas que viabilizassem o ensino religioso na Rede Oficial de Ensino, tendo como caminho norteador as premissas estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96), especialmente aquela que veta o proselitismo religioso na sala de aula. Assim, tanto durante a realização de seminários temáticos, quanto nas várias ações de capacitação dos professores, os debates evidenciaram que não podemos ensinar uma religião, mas religiões, tendo como conceitos éticos básicos o respeito à diversidade e o exercício da tolerância. Este artigo tem como proposta sugerir leituras teóricas sobre alteridade e representação e, também, propor atividades destinadas ao desenvolvimento desses conceitos em sala de aula, especialmente através de projetos interdisciplinares.
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954 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv2_2004/t_camilo.htm |
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