Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Ensino Religioso e a Interpretação da Lei |
Versão: pdf Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
DICKIE, Maria Amélia Schmidt. e LUI, Janayna de Alencar.
Resumo: O trabalho trata das diferentes interpretações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, especialmente da reformulação de seu artigo 33, de 1997, que implementou e regulou o ensino religioso em escolas públicas. Sendo essa regulamentação referente aos ensinos de primeiro e segundo graus, ficou a cargo dos diferentes estados por em prática os ditames legais, através de suas Secretarias de Educação. Vamos considerar dois casos específicos, o de São Paulo e o de Santa Catarina, mostrando como essas diferentes interpretações da lei condicionaram o tipo de atuação possível de agentes religiosos nos processos tanto de capacitação dos professores como de definição de currículos.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Legislação. Santa Catarina. São Paulo.
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587 0 bytes Scielo http://www.academicoo.com/texto-completo/o-ensino-religioso-e-a-interpretacao-da-lei |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O ensino religioso e a interpretação da lei |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DICKIE, Maria Amélia Schmidt; LUI, Janayna de Alencar
O trabalho trata das diferentes interpretações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, especialmente da reformulação de seu artigo 33, de 1997, que implementou e regulou o ensino religioso em escolas públicas. Sendo essa regulamentação referente aos ensinos de primeiro e segundo graus, ficou a cargo dos diferentes estados por em prática os ditames legais, através de suas Secretarias de Educação. Vamos considerar dois casos específicos, o de São Paulo e o de Santa Catarina, mostrando como essas diferentes interpretações da lei condicionaram o tipo de atuação possível de agentes religiosos nos processos tanto de capacitação dos professores como de definição de currículos.
Palavras-chave: Ensino religioso. Legislação. Santa Catarina. São Paulo.
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900 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/er_artigos.php |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Condado, a Terra-Média e o Mar – A nostalgia de Tolkien |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
KLAUTAU, Diego
O livro O Senhor dos Anéis, do escritor inglês J.R.R. Tolkien apresenta em sua formulação uma crítica de matriz agostiniana do processo histórico da modernidade, consonante com a crítica do magistério católico a formulação ideológica do modernismo. Assim, O Condado, a Terra-Média e o Mar expressam a realidade do estado-nação, do capitalismo e da ciência moderna que configuram a modernidade, que a partir dos conceitos de concupiscência de Santo Agostinho, isto é, orgulho, prazer e curiosidade vã, fundamentam o processo histórico como oposição aos valores de uma Cristandade medieval, referência literária de Tolkien. A narrativa tolkieniana apresenta a configuração dessas três bases no processo da arte literária, da criação de mundos secundários, ou subcriação segundo Tolkien, em que o artista reflete em sua obra as bases da criação realizada pelo Deus cristão. Numa perspectiva histórica, segundo Jacques Le Goff e Marc Bloch, e filosófica, a partir de Santo Agostinho, a literatura adquire a espessura de tratado sobre virtudes da criatura como dom e resposta ao Criador, que sustenta e mantém a criação, inspirando a criatura humana, integrante dessa criação, a também ser criadora, ou especificamente subcriadora.
Palavras-chave: Literatura. Modernidade. Agostinho.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Conceito de Soteriologia na Trilogia Religiosa de Gil Vicente, “O Auto da Barca do Inferno, O Auto |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
COSTA, Marcos Alberto Galdino
Este trabalho tem como alvo, mostrar o conceito de salvação no teatro religioso de Gil Vicente, “a trilogia das barcas”, dando-nos assim, uma oportunidade de percebermos a idéia popular e clerical a respeito de tão relevante assunto, em vésperas da Reforma Protestante. Ainda tentaremos mostrar por meio do conceito de salvação de Gil Vicente que, tanto a salvação pela graça, quanto à salvação por méritos humanos, já eram fundamentos antigos e sólidos, influenciadores na vida cotidiana dos indivíduos, tanto no âmbito clerical quanto no laicato. A salvação nas obras de Gil Vicente que são, tanto pelas obras como também, pela graça divina, mostram conceitos ensinados antes de Gil Vicente, durante sua vida e que perdura até nossos dias, e, que foram e ainda são aceitos pelas sociedades em suas mais variadas formas. Pois, há cristãos que entendem ser a salvação responsabilidade única do ser humano, outros entendem que é obra exclusiva de Deus e, outros que é obra de Deus com a cooperação do ser humano. Temos ainda a pretensão de mostrar que a igreja com sua força religiosa e política, é formadora e transformadora de opiniões na sociedade onde ela está inserida.
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8651 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Comando da Felicidade sobre a Dimensão Trágica dos Rituais de Cura Nova Era |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
AMARAL, Leila
O objetivo deste artigo é apresentar a relação entre cura e espiritualidade Nova Era. Através da interpretação de alguns rituais, denominados “vivências”, pretende-se desenvolver o seguinte argumento: o divertimento e a dor são constitutivos dessa espiritualidade, porque se apresentam como condições eficazes e provocadoras da transformação espiritual requerida. Pretende-se, enfim, chamar a atenção para dois grupos de elementos éticos que emergem dos rituais: a) aqueles que indicam recusa da lógica do poder pela qual se conjugam relações de perdas e ganhos, opressão e resistência e b) aqueles relacionados ao jogo e à brincadeira. Ambos os grupos decorrem de situações voláteis experimentadas pelos participantes. Situações que são criativo-destrutivas, porque oferecem meios rituais para espreitar, no sofrimento, na dor, e nas situações decadentes de suas vidas, a oportunidade de retomar o comando da felicidade.
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799 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2256 |
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