Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ensino Religioso: um perfil pedagógico |
Versão: Atualização: 30/5/2008 |
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
Na sua construção, o Ensino Religioso, assim como as demais áreas do conhecimento, é um marco estruturado de leitura e interpretação da realidade, essencial para garantir a possibilidade de participação do cidadão na sociedade de forma autônoma. Para tal, possui uma linguagem própria, favorece a compreensão do fenômeno religioso na sociedade, deverá possibilitar ao estudante enfrentar situações em seu cotidiano, a partir da construção de argumentações elaborando propostas para sua comunidade, seja família, escola, associações e outras da qual participe.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Sociedade. Família.
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2095 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/ |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Entre a Cruz e o Asana: Respostas cristãs à popularização do Yoga no Ocidente |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
APOLLONI, Rodrigo Wolff
A transculturalidade recente do Yoga chama a atenção de líderes cristãos. Essa prática põe a cristandade em risco? Ela pode ser utilizada em benefício dos crentes? Com base em enunciados de Colin Campbell e Frank Usarski, buscaremos encontrar respostas a essas questões. Inicialmente vamos caracterizar a transculturalidade do Yoga, apresentando, em seguida, a teoria de Campbell sobre a "Orientalização do Ocidente". Na seqüência, omando por base o enunciado de Usarski acerca da "Retórica da Aniquilação", presentaremos um modelo clássico de enfrentamento religioso de movimentos otencialmente ameaçadores. Apresentaremos, em seguida, visões distintas de pensadores e grupos cristãos a respeito do Yoga. Por fim, concluiremos observando que, a partir de um "olhar belicoso", grupos cristãos contrários à prática do Yoga conseguem - ainda que não intencionalmente - destacar elementos da chamada "religiosidade fragmentária" pouco percebidos pelos sujeitos da realidade-padrão.
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1490 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv3_2004/t_apolloni.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do |
Versão: Atualização: 30/5/2008 |
Descrição:
Costa, Marcio da e Koslinski, Mariane Campelo.
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa, intitulada "Educação e exclusão social - o sagrado sob ameaça", que procura identificar fatores que influiriam na formação de apreciações valorativas mais ou menos favoráveis à escola. A hipótese básica da investigação propõe a existência de um esvaziamento do significado do espaço escolar, para alguns setores sociais longamente expostos a um processo de redução das oportunidades de mobilidade social ascendente, pelas vias características das sociedades modernas. Um breve relato da pesquisa com estudantes do Rio de Janeiro é apresentado, bem como sua metodologia - que envolve grupos focais e survey - e uma revisão de literatura aparentada ao problema, a qual antecede a exposição de resultados obtidos por meio dos grupos focais realizados. Os dados sistematizados tendem a fortalecer a hipótese principal: a escola parece um elemento dúbio e questionável para a parcela mais "excluída" dos estudantes ouvidos. Porém, há circunstâncias que confundem este quadro, acentuando a experiência escolar como um aspecto central do valor atribuído pelos estudantes à escola e, de certa forma, contrabalançando os efeitos disruptivos de um quadro econômico de agudos conflitos sociais associados a padrões de desigualdade social extremos e duradouros. Rev. Bras. Educ., jan./abr. 2006, vol.11, no.31, p.133-154. ISSN 1413-2478.
Palavras-chave: Escola. Sociedade. Conflitos.
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2047 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Espaços de Hibridização, Dessubstancialização da Identidade Religiosa e Idéias Fora do Lugar |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAMURÇA, Marcelo
O artigo pretende abordar o fenômeno das hibridizações religiosas contemporâneas que caracterizam o chamado movimento New Age, não pelo foco no trânsito religioso dos indivíduos modernos em torno das diversas formas religiosas, mas por um olhar sobre os núcleos que compõem esta “rede alternativa”, numa perspectiva de buscar a dinâmica de funcionamento comum e uma topografia destes pontos autônomos. Para tal, realizamos um estudo de caso de alguns centros e núcleos da cidade de Juiz de Fora (MG), empregando conceitos como “reencantamento/desencantamento”, “orientalização”, “energia”, “terapia” e “sincretismo”, na tentativa de alinhavar um perfil para este fenômeno religioso que escapa, pelo seu caráter difuso, a tentativas de classificação.
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608 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2254 |
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