Educadores

Ínicio : Ensino Religioso : Artigos : 

santo daime (0)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!História do Budismo em Portugal e da União Budista Portuguesa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
TEIXEIRA, António Coelho

Sintetizam-se os aspectos históricos principais referentes à introdução do Budismo na Europa, nomeadamente das escolas do Zen, do Theravada e do chamado Budismo Tibetano, dada a influência que as mesmas tiveram na posterior introdução em Portugal. Apresenta-se, cronologicamente, uma visão genérica da história do Budismo em Portugal, desde a sua introdução, por finais dos anos setenta, à fundação das diferentes escolas budistas passando pela União Budista Portuguesa e realçando algumas das principais actividades e realizações empreendidas pelas mesmas até aos dias de hoje.

Downloads 598  598  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ulusofona  Site http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Identidade cristã e pluralismo religioso contemporâneo: uma reflexão a partir da abordagem teológica Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PANASIEWICZ, Roberlei

A pluralidade religiosa é uma realidade que perpassa a reflexão teológica da atualidade. O diálogo inter-religioso apresenta-se como uma necessidade do mundo contemporâneo. Esta nova conjuntura sócio religiosa desinstala o cristianismo de seu posicionamento auto-centrado que durante séculos ocupou papel de destaque no cenário internacional. Como compreender esta diversidade religiosa? Qual é o específico cristão neste universo plural? Há salvação em outras religiões ou o cristianismo é a única mediação? O objetivo dessa comunicação é responder a esses questionamentos demarcando a identidade cristã a partir da reflexão de Claude Geffré. Nascido em Niort, França, em 1926, é teólogo católico e padre da Ordem dos Pregadores (Dominicano). É do interior do inclusivismo aberto que desenvolve sua reflexão buscando demarcar a identidade cristã numa perspectiva de abertura ao diálogo com outras tradições religiosas.

Downloads 599  599  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st3.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O espaço da Religião Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MATA, Sérgio da

Desde os anos 1990, assiste-se a uma ‘virada espacial’ nas Ciências Sociais, na História e mesmo na Filosofia. O autor procura refletir sobre as distintas possibilidades de abordagem das relações entre espaço, cultura e religião.

Palavras-chave: Espaço. Lugar. Geografia da religião. Secularização. Metodologia.

Downloads 601  601  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://seer.ucg.br/index.php/caminhos/article/view/6
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Igreja Católica e Seu Papel Político no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ZEVEDO, Dermi

Este texto analisa o papel político da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, por meio da CNBB, em seu relacionamento com o Estado e com a sociedade civil. Suas bases teóricas inspiram-se na corrente renovadora da Igreja, legitimada pelo Concílio Vaticano II (1962-1965).

Downloads 603  603  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.iea.usp.br/iea/revista/coletaneas/religioes/index.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Livro Religioso no Brasil Recente: Uma Reflexão sobre as Estratégias Editoriais de Espíritas e Eva Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2012
Descrição:
LEWGOY, Bernardo

O segmento do livro religioso é o que mais tem crescido no mercado editorial brasileiro. O presente artigo sugere um mapeamento preliminar deste fenômeno, partindo da hipótese de que o livro e a leitura, quando relacionados com o universo religioso, nem podem ser reduzidas a expressões particulares do crescimento geral de determinados grupos religiosos, nem podem ser nivelados a um genérico mercado religioso, apresentando problemáticas e características próprias. O mercado editorial religioso expressa tanto o crescimento de grupos particulares – como os neopentecostais – quanto tendências culturais genéricas de passagens entre fronteiras doutrinárias e denominacionais, aonde o grau de troca interdenominacional, expresso pelos indicadores do mercado e pelos títulos das editoras é maior do que o admitido pelos discursos dos líderes das Igrejas. A partir do exame dos casos espírita e evangélico, pergunta-se aqui pela autonomia do fenômeno e sugere-se que tanto as ideias de mercado quanto de cultura devem ser combinadas a fim de dar conta de um modelo interpretativo abrangente do fenômeno.

Downloads 603  603  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2266
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A contribuição, do ponto de vista do professor-leitor, da revista diálogo para o Ensino Religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARDOSO, Cláudia Regina Tavares; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo

A Diálogo – Revista de Ensino Religioso – tem contribuído para a formação dos professores no Brasil e na propagação do Ensino Religioso (ER), como área de conhecimento, desde a criação em 1995 até 2005, quando completou 10 anos de criação. Essa contribuição se dá por meio dos temas abordados e também pela ótica dos educadores, que buscam contribuir na elaboração da revista, enviando seus questionamentos e sugestões. A Revista Diálogo é editada pela Paulinas, desde outubro de 1995 e nasceu das aspirações de professores do ER. Criada em pleno debate da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que em 1997 ocorreu a revisão do Artigo 33, da Lei 9.475/97, que reforçou o ER como disciplina curricular e área de conhecimento a ser ensinado nas escolas públicas do ensino fundamental. O formato da Diálogo foi estudado pelos elaboradores, pensando no(a) professor(a)-leitor(a) do periódico, conforme descreve a editora, Irmã Luzia Sena, em entrevista: “(...) nós começamos do zero (...) pensando no formato da revista, colocando-nos no lugar do professor, como ele queria que fosse”. Da relação entre o professor-leitor e o periódico Diálogo há todo um processo de comunicação e recepção em que produto (a Revista) oportuniza ao público-sujeto-leitor-receptor (o professor) aquisição de conhecimento, de informação. O professor-leitor, por sua vez, retorna esse saber e interfere na elaboração da Revista. Para analisar as 134 Cartas dos Leitores da Revista Diálogo buscou-se agrupá-las em categorias, que facilitam o processo de análise. Da participação dos leitores em se corresponder com a direção da Revista Diálogo, 93 são do sexo feminino, sendo que os universos feminino e masculino que escreveram estão concentrados na região Sudeste do Brasil. Como “Formação” entendeu-se na leitura das cartas que são utilizadas, ao menos, com três fins específicos: na informação e atualização do(a) leitor(a)-receptor(a); como subsídio para atuação do professor em sala de aula e como material de apoio, manuseado pelos estudantes. Ao analisar as cartas, observando a formação e atuação dos receptores da Diálogo consegui-se delinear o perfil desse(a) leitor(a). Entre os correspondentes, 46,25% (62 leitores) não especificaram a formação ou a atuação profissional e 31,34% são professores do ER nas redes pública e particular e também religiosos(as). No uso da Revista Diálogo como “subsídios para a atuação em sala de aula” percebe-se a satisfação de 37,31% dos(as) leitores(as). Como o(a) receptor(a)-leitor(a) percebe a revista, pode vir a influenciar em seus sentimentos com relação ao objeto do conhecimento, neste caso o ER. O formato da Revista, a visualização, com imagens, fotos e ilustrações interferem na assimilação do objeto lido. Entre o universo de correspondências, 74 referem-se positivamente a apresentação da Revista Diálogo.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Periódico. Público-sujeto-receptor. Professor-leitor. Comunicação.

Downloads 603  603  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Em riscos e rabiscos: concepções de Ensino Religioso dos docentes do Ensino Fundamental do Estado do Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
RODRIGUES, Edile M. Fracaro; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; VOSGERAU, Dilmeire Sant'Anna Ramos

O Ensino Religioso, como área de conhecimento, tem se preocupado com uma formação específica que visa as necessidades dos professores, pois um docente formado por uma determinada escola de pensamento vai formar segundo esses moldes. A partir 218 desenhos e frases foram investigadas as concepções de Ensino Religioso dos professores do Ensino Fundamental do Estado do Paraná. A utilização do software ATLAS.ti constitui um aspecto importante da investigação, pois demonstrou eficácia e versatilidade na associação de textos e imagens. Os dados apontaram quatro concepções: Transmissão e desenvolvimento de valores, Respostas às questões existenciais, Estudo das tradições religiosas e Área de conhecimento. Os riscos e rabiscos esboçam o desenho de uma mudança significativa para a história do ER no Paraná: a superação das aulas de religião catequéticas e a preocupação com conteúdos que tratem da diversidade de manifestações religiosas.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Formação de professores. Concepções de Ensino Religioso.

Downloads 603  603  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/rever/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Novas Peregrinações Brasileiras e suas Interfaces com o Turismo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARNEIRO, Sandra Maria Corrêa de Sá

Neste trabalho procuro enfocar a “criação” ou “recriação” de novas rotas de peregrinação no contexto brasileiro e suas relações com o turismo. Analiso aqui a implantação de cinco rotas, conhecidas como Caminho do Sol (São Paulo), Caminho da Luz (Minas Gerais), Caminho das Missões (Rio Grande do Sul), Passos de Anchieta (Espírito Santo) e Caminho da Fé (São Paulo), que foram “inventadas” no Brasil, tendo por “modelo” o Caminho de Santiago de Compostela. O pressuposto que orientou o estudo é o de que tanto a peregrinação quanto o turismo podem ser entendidos como estruturas de significados, que apontam para as distintas possibilidades de se vivenciar estas práticas, bem como as suas possíveis transformações. Entendo que a principal diferença entre estas duas estruturas de significados (turismo e peregrinação) caracteriza-se pela externalidade do olhar e pelo grau de imersão que cada uma das experiências proporciona às pessoas que delas participam.

Downloads 604  604  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2267
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Movimento Hare Krishna no Brasil: Uma Interpretação da Cultura Védica na Sociedade Ocidental Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GUERRIERO, Silas

A ISKCON é uma das mais sólidas e enraizadas organizações religiosas orientais não vinculadas a grupos étnicos no Brasil. Faz parte do cenário urbano, não causando mais surpresa entre nós. É sempre lembrada como exemplo de novas religiões orientais no Ocidente. O autor analisa a transformações sofridas pela ISKCON no Brasil. Tendo incorporado elementos da cultura brasileira contribuiu, também, para alimentar nosso quadro religioso com traços culturais hindus. Esse duplo movimento colabora tanto para a orientalização do universo religioso brasileiro como torna a ISKCON uma religião de características ocidentais.

Downloads 605  605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv1_2001/t_jensen.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Linguagem do Corpo na Devoção Popular do Catolicismo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PEREIRA, José Carlos

O presente texto aborda a linguagem do corpo no catolicismo popular partindo da análise de uma categoria de devoção que se utiliza muito de expressões corporais para manifestar a fé: a devoção sacrificial. Entende-se aqui por devoção sacrificial a devoção ao Cristo sofredor. É uma devoção que requer que o fiel estabeleça uma relação de imitação do sacrifício da divindade. Essa imitação acontece a partir de atos de auto-flagelação do corpo como forma de comunicação com o sagrado. Relação que o autor, utilizando um conceito de René Girard, classifica de "mimesis sacrificial". Práticas sacrificiais que têm como objetivo implícito apaziguar o sofrimento, comum aos devotos do Cristo sofredor. Procura-se fazer, num primeiro momento, uma distinção entre devoção popular e espiritualidade. Em seguida aborda-se o conceito de sacrifício, sua utilização como linguagem do corpo nesta devoção, classificada aqui como categoria. Nesta devoção o corpo é visto como locus de manifestação teológica e expressa uma linguagem simbólica que comunica com o sagrado.

Downloads 605  605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv3_2003/t_pereira.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 (16) 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 »