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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Candomblé bantu na pós-modernidade Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ADOLFO, Sérgio Paulo

Os bantu, no Brasil, têm um papel preponderante na formação da nacionalidade brasileira, e, nesse sentido, muitos estudos têm sido elaborados, tocantes, principalmente, à linguagem, às contribuições lingüísticas ao português brasileiro, sobretudo as advindas do Kimbundo e do Kikongo. Quanto aos estudos sobre as contribuições na área da cultura popular, caso das congadas, dos reisados e da capoeira de angola, observa-se que, além das pesquisas já concluídas, há vários estudiosos empenhados em desenvolvê-las.

Palavras-chave: África. Candomblé. Bantu. Pós-modernidade. Religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ainda o Ensino Religioso em escolas públicas: subsídios para a elaboração de memória sobre o tema Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FISCHMANN, Roseli

O presente trabalho apresenta-se como um testemunho, na linha da literatura de testemunho que se desenvolve em abordagens que integram o fazer acadêmico e a reflexão sobre a construção histórica, como em Agamben e outros. Traz narrativas da autora, de sua vivência reflexiva do debate em torno do tema do ensino religioso em escolas públicas, em espaço público no Brasil, destacando a experiência do Estado de São Paulo, em 1995, e, em nível federal, em 1996 e 1997, como parte do processo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC.

Palavras-chave: Testemunho. Ensino religioso. Escola pública. Liberdade de religião. Direitos fundamentais.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Metamorfoses Religiosas no Centro Antigo de São Paulo: Variações sobre a Paisagem e o Espaço Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PASSOS, João Décio; GUERRIERO, Silas

Resumo. O território metropolitano na atualidade configura-se como espaço dessacralizado, sendo a metrópole o modo de ocupação moderna do espaço: racionalização do espaço, do tempo e das funções. Na metrópole as gêneses, as dinâmicas e relações do sagrado e o profano adquirem propriedades bem específicas em termos de espaço e tempo, distinguindo-se da velha e nítida distinção/oposição destes pólos. Os grupos religiosos constroem locais próprios na territorialidade metropolitana. O objetivo da pesquisa foi revisitar a paisagem e o espaço religiosos do centro antigo de São Paulo, buscando elucidar suas configurações atuais dentro da grande paisagem metropolitana e sua dinâmica de espacialização através das expressões religiosas. A paisagem religiosa foi sendo construída ao longo da história com funções bem específicas a cada época. Qual a relação atual entre a paisagem religiosa com a paisagem profana?

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Literatura e Religião: Entre o tudo-dizer e o nada-dizer (do poder-ser) Popular Versão: PDF
Atualização:  14/11/2012
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da
Detendo-se inicialmente na relação que envolve o horizonte teológico e as fronteiras literárias no arcabouço bíblico, o artigo em questão procura distinguir o tipo de linguagem que caracteriza a corporalidade textual deste último, assinalando a função que cumpre a escrita/escritura no âmbito do monoteísmo, que encerra, em suma, a história da emergência de um “Deus único”, sob cuja perspectiva, à possibilidade que acena com uma aproximação entre teologia e literatura impõe-se um método, como o propõe Antônio Magalhães (2008) pelo “caminho da correspondência”, que o referido trabalho sublinha, convergindo para analisar o conto “Via crucis”, de Clarice Lispector (1994), que mantém a Bíblia e a tradição na condição de interlocução do diálogo e exemplifica o fenômeno da “poética da mitologização”.

Palavras-chave: literatura, religião, Clarice Lispector, fantástico, mito

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Autonomização do campo educacional: efeitos do e no ensino religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CUNHA, Luiz Antônio

Com base no conceito de campo, de Pierre Bourdieu, o autor analisa as vicissitudes do processo de autonomização do campo educacional no Brasil, focalizando, para isso, o Ensino Religioso nas escolas públicas. Ao longo da argumentação, o texto focaliza protagonistas diretamente envolvidos nos conflitos do campo e examina a legislação sobre essa questão, no nível federal e nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, a qual é referidas à conjuntura política e social. O artigo conclui que, embora seja geral a tendência de perda de autonomia do campo educacional brasileiro, em proveito do campo político e do campo religioso, ela ocorre num grau menor em São Paulo do que no Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Ensino religioso. Ensino laico. Educação brasileira. Campo educacional. Ensino público.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Nirvana (ensaio psicopatológico dum dogma) de Manuel Laranjeira e as relações do Budismo com a Cul Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRAGA, Duarte Drumond

Parece justo afirmar que o desejo de vitalismo leva Laranjeira a projectar no “dogma” do Nirvana os problemas que lhe são caros: o misticismo enquanto a sua doença pessoal (como confessa em vários pontos da sua obra, nomeadamente na correspondência com António Carneiro), fazendo de O Nirvana e de A Doença da Santidade textos que vão além dos seus objectivos estritamente científicos. Assim o Nirvana recebe, em Laranjeira, os contornos simultaneamente de terapia e de doença (de que padecia): terapia do sofrimento universal, e doença, pois é a auto-indução de um esquecimento forçado.

Downloads 735  735  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ulusofona  Site http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O patrimônio artístico e as representações discursivas e estéticas do sagrado e do fantástico em obr Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PELEGRINI, Sandra C. A.

A reflexão ora apresentada integra uma pesquisa que se encontra em desenvolvimento e que está vinculada ao Núcleo de Estudos Estratégicos/UNICAMP e ao Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural/ UEM, cujo principal objetivo volta-se para a apreensão dos sentidos do patrimônio e da arte sacra no Brasil e busca compreender os efeitos das construções discursivas apoiadas na “negação” das identidades culturais e religiosas, distintas das ocidentais. Para tanto, tomamos alguns exemplos de representações do fantástico nas artes visuais na Europa e na América espanhola e portuguesa.

Downloads 735  735  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Linguagem do Corpo na Devoção Popular do Catolicismo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PEREIRA, José Carlos

O presente texto aborda a linguagem do corpo no catolicismo popular partindo da análise de uma categoria de devoção que se utiliza muito de expressões corporais para manifestar a fé: a devoção sacrificial. Entende-se aqui por devoção sacrificial a devoção ao Cristo sofredor. É uma devoção que requer que o fiel estabeleça uma relação de imitação do sacrifício da divindade. Essa imitação acontece a partir de atos de auto-flagelação do corpo como forma de comunicação com o sagrado. Relação que o autor, utilizando um conceito de René Girard, classifica de "mimesis sacrificial". Práticas sacrificiais que têm como objetivo implícito apaziguar o sofrimento, comum aos devotos do Cristo sofredor. Procura-se fazer, num primeiro momento, uma distinção entre devoção popular e espiritualidade. Em seguida aborda-se o conceito de sacrifício, sua utilização como linguagem do corpo nesta devoção, classificada aqui como categoria. Nesta devoção o corpo é visto como locus de manifestação teológica e expressa uma linguagem simbólica que comunica com o sagrado.

Downloads 737  737  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv3_2003/t_pereira.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Historiografia e Escravidão: novos desafios para a história da Igreja Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRITO, Ênio José da Costa

Os estudos históricos, em especial sobre a escravidão (diáspora), têm avançado muito no Brasil, seja no aspecto teórico, seja no âmbito da pesquisa empírica, desde a década de 1970, pontuando tendências, temas emergentes e desafios. Esses estudos levantam desafios para a História da Igreja e, em particular, para os Institutos Teológicos.

Downloads 743  743  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://seer.ucg.br/index.php/caminhos/article/view/9
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Religiosidade e educação: uma análise de Ockham Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PERIN, Conceição Solange Bution; OLIVEIRA, Terezinha

Este trabalho tem por objetivo fazer um estudo sobre a influência de Guilherme de Ockham, franciscano do século XIV, com o conflito que se evidenciou entre a fé, baseada na concepção cristã que se construía nas verdades reveladas por Deus, e a razão, que se fundamentava no conhecimento por meio da experiência empírica, reflexiva. O autor, procurou explicitar aos homens da sua época que, as duas questões poderiam ser entendidas e analisadas sem, necessariamente, uma submeter-se à autoridade da outra. Desse modo, faremos uma abordagem sobre as afirmações realizadas por Ockham e que, segundo alguns autores, demarcaram um novo entendimento sobre a Fé e a Razão e que, consequentemente, provocaram, no período, modificações sócio-educacionais.

Palavras-chave: Guilherme de Ockham. Idade Média. Religião. Educação.

Downloads 743  743  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html
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