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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino religioso nas escolas públicas: a propósito de um seminário internacional Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CUNHA, Luiz Antônio

O status do ensino religioso nas escolas públicas em cinco países é apresentado neste artigo, que é resultado da participação do autor em seminário da Association Francophone d'Education Comparée, em Sèvres (França), em outubro de 2005. Com base nos textos apresentados e na bibliografia dos conferencistas principais, a diversidade da situação internacional é apresentada e nela se verificam surpreendentes contrastes e semelhanças.

Palavras-chave: Ensino religioso. Laicização. Educação comparada. Política educacional.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A possessão como expressão da voz subalterna: o caso da umbanda Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARROS, Sulivan Charles

O que caracteriza uma religião seja ela qual for, é o estabelecimento de um contato entre o mundo profano dos homens e o mundo do sagrado, o dos deuses. Mas se na maior parte das religiões ocidentais é o homem que, com dificuldade, por meio de um esforço geral e penoso se eleva até Deus, em outras religiões ditas “ritualísticas”, são as divindades que “descem” e vem por momentos habitar o corpo de seus fiéis.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!SOS Mulher – A Identidade Feminina na Mídia Pentecostal Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MACHADO, Maria das Dores Campos

Trata-se de uma análise da mídia pentecostal com o objetivo de verificar a “imagem” da mulher transmitida por esses grupos religiosos: seus papeis, comportamentos e relações na família, na comunidade religiosa e na sociedade mais ampla. A inclusão de temas como o aborto, planejamento familiar, sexualidade, participação feminina na política e no mercado de trabalho sugere que, seja em atendimento as demandas das leitoras, seja pela incorporação de mulheres no seu corpo editorial, os dois grupos tentam se alinhar com os processos sociais que afetam a identidade feminina. As possibilidades da construção de uma imagem mais positiva e afirmativa das mulheres, bem como os limites dessa redefinição da identidade do gênero feminino no universo pentecostal serão apontados nas conclusões dessa comunicação.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Uma oferenda a Yemanjá: a religiosidade presente na festa de 1º de janeiro nas praias cariocas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PALITOT, Fernanda Souto Maior

Dentro desta abordagem é possível estudar a religião e o espaço. Busca-se entender como a experiência religiosa é vivida espacialmente (Rosendahl, 1993). Esta linha de pensamento encontrou muitas resistências, pois muitos geógrafos não viam ligação entre a religião e o espaço. No entanto, conforme afirma Rosendahl (1995), sabemos que toda a manifestação religiosa precisa de algum espaço para ser executada, o que a torna legível geograficamente.

Palavras-chave: Oferenda. Yemanjá.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A visão do budismo em Eça de Queirós Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
REAL, Miguel

O Budismo evidencia-se no Eça de Fradique Mendes como uma entre diversas crenças que o homem europeu refinado do final do século XIX deve «experimentar» ou «crer» para uma total compreensão da essência da religião e, por via desta, da essência do homem. Não se trata, portanto, de uma adesão empenhada, mas de realizar o lema fradiquista de tudo experimentar para tudo conhecer. A experiência do Budismo integra-se, assim, na realização plena do homem do mundo próprio de uma mentalidade finissecular. O Budismo evidencia-se, deste modo, como mais uma religião que a «curiosidade» de Fradique Mendes exige conhecer.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino religioso em Franz Rosenzweig Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GUARNIERI, Maria Cristina Mariante

A questão do ensino religioso é bastante complexa. Diante dessa complexidade, que é tanto teórica quanto prática, observa-se que a religião pode transitar entre o lugar do objeto que precisa ser conhecido e, também, como agente no diálogo humano,
especialmente na formação desse humano. O que temos por trás dessa constatação é a antiga tensão fé e razão, tensão essa que não pretendemos ignorar, ao contrário, servirmo-nos dela para fundamentar a discussão de uma teoria da religião que legitime o pensador religioso, justamente pela riqueza das controvérsias que a questão impõe. Nossa intenção é trazer a questão da religião como um campo que suscita saber próprio, isto é, discutir a possibilidade de construção de conhecimento a partir da própria religião e nesse sentido contribuir para esse debate.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Pentecostalismo nos Anos 40 Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNIOR, Luis de Castro Campos

Neste trabalho buscamos discutir o desenvolvimento do pentecostalismo na sociedade brasileira levando em conta sua inserção a partir de 1910 quando Louis Francescon deu início ao movimento entre a comunidade italiana na capital paulista seguido mais tarde pelos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg que fundaram a Assembléia de Deus em Belém do Pará. Torna-se importante destacar que até os anos 40 os grupos pentecostais estavam restritos a estes dois apresentados acima. Com a chegada da IEQ em 1946 começava um novo período também conhecido por “segunda onda” com a presença de missionários estrangeiros despertando movimentos autóctones como Igreja Pentecostal O Brasil Cristo e a Igreja Deus é Amor. A “terceira onda” ocorreu nos anos 70 e 80 dando início ao neopentecostalismo iurdiano e maior visibilidade para Romildo Soares. Grande parte dos estudos está circunscrita aos representantes pentecostais que mais se destacam aparecendo lacunas nas pesquisas sobre os anos 40 quando segundo Beatriz Muniz de Souza, surgem as “igrejas menores” como Avivamento Bíblico. Por fim cabe ressaltar que os primeiros estudos pioneiros foram desenvolvidos por sociólogos e antropólogos despertando a atenção de historiadores recentemente e abrindo novos horizontes para pesquisas enfocando a história das religiões.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!As Novas Religiões Japonesas como instrumento de transmissão de cultura japonesa no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
TOMITA, Andréa Gomes Santiago

As chamadas Novas Religiões Japonesas (NRJ) são um legado religioso-cultural dos imigrantes nipônicos que desembarcaram no Brasil. Inicialmente restritas apenas aos integrantes da comunidade nipo-brasileira, tais religiões - pelo menos, parte delas - experimentou uma importante expansão entre pessoas sem ascendência japonesa a partir dos anos 70. A Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB) e a Perfect Liberty (PL) estão entre as NRJ; dotadas de características universais, foram "traduzidas" para a cultura brasileira. Como o artigo mostrará foi exatamente por meio dessa tradução, num sentido amplo, que se estabeleceu uma ponte não somente entre diferentes universos religiosos, mas também entre as culturas brasileira e japonesa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Zen Budismo e Gênero Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
COEN, Monja

Monja Coen é missionária oficial para o Brasil da religião Soto Zen Budista, que tem sede principal no Japão. Iniciou seus estudos budistas em Los Angeles, praticou no Mosteiro Feminino de Nagóia por oito anos e fez outros cursos especiais para formação de professores da Ordem Soto Shu. Participa de encontros inter-religiosos desde seu retorno ao Brasil, em 1995. Este artigo, trata do gênero feminino e as regras budistas.

Downloads 583  583  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv2_2005/t_coen.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Autonomização do campo educacional: efeitos do e no ensino religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CUNHA, Luiz Antônio

Com base no conceito de campo, de Pierre Bourdieu, o autor analisa as vicissitudes do processo de autonomização do campo educacional no Brasil, focalizando, para isso, o Ensino Religioso nas escolas públicas. Ao longo da argumentação, o texto focaliza protagonistas diretamente envolvidos nos conflitos do campo e examina a legislação sobre essa questão, no nível federal e nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, a qual é referidas à conjuntura política e social. O artigo conclui que, embora seja geral a tendência de perda de autonomia do campo educacional brasileiro, em proveito do campo político e do campo religioso, ela ocorre num grau menor em São Paulo do que no Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Ensino religioso. Ensino laico. Educação brasileira. Campo educacional. Ensino público.

Downloads 583  583  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
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