Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Retorno do Mito: Implicações para os Estudos em História das Religiões e Religiosidades |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MENEZES, Jonathan
A religiosidade está na matriz da existência humana. Desde os tempos e lugares sacralizados às mais abjetas instâncias de profanação, o ser humano não se separa de sua supra-existência, de sua faceta (por mais oculta ou rechaçada que seja em alguns) mística e transcendente. E a história se faz a partir das temporalidades e dos homens (sagrados ou profanos): “é a ciência dos homens no tempo”, conforme a célebre frase de Marc Bloch. 1 É precisamente isso que distingue o saber histórico de outros saberes, como observa Eduardo Basto de Albuquerque, isto é: “sua postura de ancorar-se no tempo como fundamento de onde partem todas as suas análises. Sem o tempo não há historiador. Breve ou curto e longo ou muito longo, sempre o tempo é a base na qual todo historiador se finca para realizar suas análises”2, embora, acrescento, não deva admitir ser escravizado por uma tirania, seja em relação ao passado ou até mesmo ao presente. Presente e passado se interpenetram na linguagem de Bloch.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O problema das "seitas" - Opinião pública, o cientista e o Estado |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SEIWERT, Hubert
Este artigo trata de controvérsia sobre cults e minorias religiosas no contexto Europeu. Em diversos países Europeus, seitas religiosas e cults são considerados um problema social sério e em alguns casos, como na França, Bélgica e Alemanha, comissões parlamentarias publicaram relatórios descrevendo os perigos causados pelo cults. Na primeira parte do artigo os processos que definem as minorias religiosas como um problema social são brevemente analisados. A segunda parte trata do papel de cientistas da religião como observadores e, ao mesmo tempo, participantes das controvérsias sobre cults. O artigo propõe que o estudo acadêmico da religião não pode se restringir ao papel de observador imparcial, pois os resultados da sua pesquisa são introduzidos no contexto da controvérsia pública. Cientistas da Religião podem ter a responsabilidade de contribuir para tal debate público, oferecendo informações empíricas e argumentos racionais que em muitos casos contradizem a percepção geral das minorias religiosas e de novos movimentos religiosos. Desse modo o estudo acadêmico da religião pode ajudar a identificar melhor os problemas existentes e contribuir para tomadas de decisão de formas mais racionais em um debate que geralmente é dominado por reações emocionais e ideológicas.
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749 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv2_2001/t_hubert.htm |
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