Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ensino religioso em Franz Rosenzweig |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GUARNIERI, Maria Cristina Mariante
A questão do ensino religioso é bastante complexa. Diante dessa complexidade, que é tanto teórica quanto prática, observa-se que a religião pode transitar entre o lugar do objeto que precisa ser conhecido e, também, como agente no diálogo humano, especialmente na formação desse humano. O que temos por trás dessa constatação é a antiga tensão fé e razão, tensão essa que não pretendemos ignorar, ao contrário, servirmo-nos dela para fundamentar a discussão de uma teoria da religião que legitime o pensador religioso, justamente pela riqueza das controvérsias que a questão impõe. Nossa intenção é trazer a questão da religião como um campo que suscita saber próprio, isto é, discutir a possibilidade de construção de conhecimento a partir da própria religião e nesse sentido contribuir para esse debate.
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742 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st6.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Devoções, festas e ritos: algumas considerações |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
COUTO, Edilece Souza
O Simpósio Temático denominado Devoções, festas e ritos foi proposto com a intenção de reunir pesquisadores e promover o debate sobre o sentimento religioso em abordagens histórica, antropológica ou sociológica. O principal objetivo era discutir as origens, características, rupturas e continuidades das manifestações religiosas: festejos, peregrinações e rituais presentes nos cultos dirigidos a Deus, à Santíssima Trindade, aos santos – canonizados pela Igreja Católica e também aqueles que ainda não alcançaram a honra dos altares oficiais, mas que recebem homenagens dos fiéis – ou qualquer outra entidade cultuada no Brasil. Este texto traz algumas considerações sobre a diversidade no uso do espaço e do tempo nas comemorações religiosas e um pequeno balanço historiográfico sobre o tema.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Antero de Quental foi Budista? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FEITAIS, Paulo
Antero não encarou o Budismo como uma religião de que se tenha tornado adepto, ou uma filosofia constringente e impeditiva da originalidade, e essa talvez seja uma das maiores fontes de equívoco em relação à interpretação do seu pensamento. Nesse sentido, Antero não seria budista, como não seria kantiano, nem aristotélico, nem platónico, ou seja lá o que for que o tornasse tributário duma visão sectária, parcelar, limitativa em termos existenciais.
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750 0 bytes Ulusofona http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm |
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