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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Os Evangélicos Brasileiros e a Colonização da Internet Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNGBLUT, Airton Luiz

Atendo-se às particularidades autóctones da utilização evangélica da Internet no Brasil, o artigo visa abordar a forma como os indivíduos e grupos ligados a essa modalidade religiosa têm se utilizado dessa tecnologia em seus exercícios de negociação e expressividade identitárias. Visa-se, desta forma, oferecer subsídios para a compreensão do impacto deste fenômeno, tanto no campo religioso brasileiro em geral, como, mais especificamente, no interior do campo evangélico.

Downloads 530  530  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2250
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Os Enganos sobre o Sagrado – Uma Síntese da Crítica ao Ramo "Clássico" da Fenomenologia da Religião  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
USARSKI, Frank

A Fenomenologia da Religião foi a abordagem dominante na fase inicial da Ciência da Religião, logo após da sua institucionalização em universidades européias. Uma "briga de métodos" nos anos setenta do século XX, porém, diminuiu consideravelmente a influência desse paradigma, embora a intensidade desse processo tenha variado de acordo com o status da disciplina em diferentes contextos nacionais. A fim de contribuir para uma discussão mais profunda entre cientistas da religião brasileiros, em sua primeira parte o texto traz um resumo sucinto dos traços básicos da Fenomenologia da Religião. A segunda parte resume as críticas a essa abordagem e confronta os elementos rejeitados com alternativas defendidas por cientistas da religião contemporâneos.

Downloads 675  675  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv4_2004/t_usarski.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Oduduwa Templo dos Orixás: Território de entrelaçamento de religiões brasileiras de matriz africana Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RIBEIRO, Ronilda Iyakemi

No Brasil, país da diáspora africana em que, por razões históricas, não foram cultivadas famílias de babalaôs, observa-se nas duas últimas décadas, um movimento de introdução aos conhecimentos de Ifá-Orunmilá, que tem como principais atores babalaôs da Nigéria e de Cuba. Babalaôs nigerianos, trazidos regularmente ao Brasil, por iniciativa do Babalorixá King (Sikiru King Salami), vêm desenvolvendo no interior do Oduduwa Templo dos Orixás, em Mongaguá, litoral de SP, um trabalho de fortes implicações religiosas e educacionais. O fenômeno religioso que tem lugar nesse espaço sagrado apresenta a peculiaridade de reunir praticantes de diversas religiões de matriz africana, que para lá se dirigem em busca de conhecimentos da Religião Tradicional Iorubá. Nos dias dedicados aos rituais, líderes de praticantes de diversas expressões da religiosidade africana, entre os quais Umbanda e Candomblé, advindos de outros municípios, de outros estados brasileiros e de outros países, chegam ao local acompanhados de seus "filhos-de-santo”. Ali reunidos compartilham informações sobre diversos temas relativos a suas práticas religiosas e mágicas e buscam conhecimentos teológicos e litúrgicos próprios da matriz iorubá. Os principais tópicos aqui abordados são os seguintes: Ifá-Orunmilá, a divindade oracular; importância dos babalaôs na organização religiosa iorubá; presença de Ifá-Orunmilá na diáspora africana no Brasil e Cuba e particularidades do fenômeno social que ocorre no Oduduwa Templo dos Orixás e suas implicações educacionais e religiosas.

Downloads 3703  3703  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O uso dos textos sagrados em Ensino Religioso. Algumas notas para não cair no discurso doutrinário Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Rafael Rodrigues da

O objetivo desta comunicação no simpósio sobre o Ensino Religioso no Brasil consiste na tentativa de analisar: Quais os textos sagrados são utilizados nas aulas? Como esses textos são utilizados? Quais as linhas de interpretação? A partir deste mínimo mapeamento, tentaremos lançar alguns questionamentos e algumas perspectivas para que a disciplina de Ensino Religioso não seja mais uma análise do fenômeno religioso sem a perspectiva da religião e suas interfaces, nem tampouco que seja transformada num aprisionamento doutrinal e catequético. Enfim, pretendemos nesta comunicação aguçar nossos olhares para que a dinâmica do Ensino Religioso nas escolas não caia nas armadilhas da doutrina de uma religião, nas discussões e intrigas intra-religiosas e que se possa pensar esta disciplina de maneira ampla e numa perspectiva macro-ecumênica (por isso anti-ortodoxia).

Downloads 23338  23338  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st6.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Símbolo e o Ex-Voto em Canindé Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Marcelo João Soares de

As considerações do texto comunicam uma releitura concernente ao símbolo contextualizada nas devoções religiosas de Canindé, Ceará. O artigo pretende olhar o universo mítico-simbólico do ponto de vista das Ciências da Religião e, portanto, fornecer um instrumento que possibilite entender certos gestos simbólicos, atitudes espirituais e psicológicas dos peregrinos que buscam de recriar suas vidas no Sagrado.

Downloads 529  529  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv3_2003/t_oliveira.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Simbólico no Ensino Religioso Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Schlögl, Emerli

O universo simbólico do qual emergem as culturas religiosas é absolutamente diverso e enriquecido por significações profundas para o psiquismo humano. Não pode haver Ensino Religioso se não houver uma aproximação entre os indivíduos e o contexto simbólico. As religiões, enquanto criações metafóricas do humano em contato com o mistério, fazem uso dos mitos, que nada mais são do que textos construídos sobre os códigos simbólicos, dos rituais que conjugam em si movimentos e desejos na expressão do contato do ser com o mundo supra-sensível.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Simbólico. Cultura religiosa.

Downloads 1558  1558  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Significado da cultura para o Ensino Religioso (II) Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Seehaber, Liliana Claudia

A perspectiva religiosa, para aqueles que crêem, ultrapassa as percepções cotidianas, porque se move além das realidades da vida em direção a outras mais amplas, que as corrigem e completam, e sua preocupação definidora não é a ação sobre essas realidades mais amplas, mas sua aceitação, a fé nelas. A perspectiva religiosa repousa no sentido do "verdadeiramente real" e as atividades simbólicas da religião como sistema cultural se dedicam a produzir, intensificar e tanto quanto possível, torná-lo inviolável. Assim, o significado cultural religioso repousa na crença em um sistema de símbolos que atuam para estabelecer poderosas, penetrantes e duradouras disposições e motivações nos homens através da formulação de conceitos de uma ordem de existência geral e vestindo essas concepções com tal aura de fatualidade que as disposições e motivações parecem singularmente realistas.

Palavras-chave: Religião. Atividade Simbólica. Significado.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Significado da Cultura (I) Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Seehaber, Liliana Claudia

Ao falar da significação da cultura, não me reportarei ao conceito dado pelo senso comum, o qual dirá que "cultura é tudo o que é produzido pelo homem que o difere dos animais". Este conceito não deixa de ser uma verdade, mas para compreendermos o significado da cultura precisamos ir além. Para os autores Clifford Geertz e Michel de Certeau, cultura denota um padrão de significados incorporados aos símbolos e historicamente transmitidos. Expressões de forma simbólicas por meio dos quais os homens se comunicam, perpetuam e desenvolvem seus conhecimentos e suas atitudes em relação à vida.

Palavras-chave: Significação. Cultura. Simbólico.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O ser e o fazer no Ensino Religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SCUSSEL, Marcos André

Ao refletirmos sobre o Ensino Religioso, precisamos fazer um breve retorno no tempo e conhecê-lo na História da educação brasileira, a qual sempre esteve ligada à história política, cultural e da Igreja. Educação, Estado e Religião estiveram profundamente ligados ao longo da história do nosso país, numa relação nem sempre harmoniosa, mas que influenciou os rumos da educação e da cultura. Este país, influenciado pelo pluralismo cultural e religioso por causa da imigração, teve influências de matriz indígena, européia, e africana, inicialmente, e mais tarde também de matriz oriental. Um pluralismo que necessita ser compreendido, estudado, respeitado e celebrado. Uma realidade singular que ainda não está plenamente incluída em nossas propostas educativas.

Downloads 2148  2148  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st6.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O sentido e a irracionalidade da vida diante o limite da existência no contexto pós-moderno: leitura Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RODRIGUES, Cátia Cilene Lima

A existência Humana se manifesta através do corpo concreto, onde também são sentidas as emoções e angústias diante as situações reais da vida. Contudo, este corpo é, de fato, finito; sabe-se que a Morte é realidade na Vida para todo Ser Humano, o que causa agonia e carência de compreensão da totalidade do fenômeno de existir e morrer. A Modernidade contemporânea caracteriza-se por uma crise de identidade e valores, em que as pessoas não sentem-se orientadas ou seguras para realizarem suas escolhas, o que gera profunda crise existencial.

Downloads 469  469  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st4.html
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