Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Pós-modernidade, religião e educação: desafios epistemológicos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GUEDES, Maria Luiza
Nossa intenção, no espaço deste texto, é contribuir com o debate e, portanto, com o amadurecimento da reflexão que vem subsidiando a elaboração de propostas para o ensino religioso, hoje obrigatório, na escola pública brasileira. Para tanto, pretendemos iniciar caracterizando o que, não sem controvérsias, se convencionou denominar condição pós-moderna, cujo clima e demandas criaram as condições para que o ensino religioso não ficasse restrito a questão de foro intimo e, portanto, objeto de escolha na esfera privada por um lado, e por outro exigem que este ensino amplie suas funções e perspectivas na medida em que passa a integrar o currículo escolar na qualidade de disciplina de oferta obrigatória.
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706 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st4.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Platonismo como Fundamento Racional e Espiritual da Mística Cristã |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CRUZ, André Silvério da; BRETTAS, Anderson C.F.
Este artigo tem por objetivo analisar os aspectos filosóficos e teológicos da mística cristã que, em sua experiência de fé, se fundamenta no princípio radical de um Deus supremo, Uno e trinitário que encarnou na história dos homens. Tal crença foi instituída pela experiência mística dos primeiros cristãos, os quais eram judeus, que está relatada nos textos bíblicos muito antes de existir a justificativa filosófica-teológica dos tempos da Patrística. Na primeira parte do trabalho, serão apresentados, de maneira breve, os pressupostos filosóficos do platonismo que definiram os horizontes do dogma trinitário de Deus. Pensadores cristãos tomaram consciência de que a filosofia de Platão era fortemente impregnada por um espírito místico e religioso que se constituía como fonte inexaurível para os espíritos sedentos do divino. Na segunda parte da reflexão, será demonstrada a doutrina teológica de Bento XVI, que segue essa linha espiritual. Ele tem como tema central, no seu livro Jesus de Nazaré, a convicção de que, para entender a pessoa de Jesus Cristo, é necessário partir de sua união com o Pai, crer no mistério da divindade trinitária, vivenciar essa crença iniciada no eu interior e que se revela como fé na concretude do mundo, lugar de todos os homens. Pela densidade da obra, a nossa reflexão centra-se no Sermão da Montanha e na Oração do Senhor.
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3048 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Pluralismo religioso brasileiro e a crise de sentido |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BIANCO, Gloecir
Este artigo pretende lançar um olhar, em primeiro lugar sobre o cenário religioso brasileiro. Quais têm sido as motivações e direções deste campo nas últimas décadas. Não recorre a um detalhamento histórico, até porque, não é esta a proposta. Procura situar o leitor no que diz respeito à religiosidade, ao grau de envolvimento e de comprometimento com o que se entende por religião e quais as características deste campo. Num segundo momento, conceitua objetivamente pluralismo e sentido religioso nesse contexto. Recorre a alguns pensadores e procura esclarecer como deve ser entendido o pluralismo religioso tratado aqui, não como a multiplicidade de grupos religiosos sistematicamente organizados, mas diferentes concepções religiosas, diferentes maneiras da visão religiosa. Não se trata de interpretar doutrinas, mas os diversos modos de ver a religiosamente e o relacionamento com o sagrado, maneiras diversas de ver o mundo e a vida que, no cenário atual, encontra-se desprovida do sentido atribuído e sustentado por séculos pela religião.
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853 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st3.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Perdição, orientação e a urgência do Caminho - o Budismo e a Cultura Portuguesa, uma abordagem herme |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FEITAIS, Paulo
É nosso propósito neste artigo tentar uma aproximação entre o Ocidente e o Oriente, com o fito da diferença radical e da divagação firmante, e da complementaridade, contrapondo duas, várias na sua intrínseca assunção, provações do Infinito: a intencionalidade mito-poiético que emerge na cultura portuguesa e toma corpo nos seus mais representativos autores, bem como no âmago das tradições populares, e o Budismo, encarado a partir de alguns dos seus mais significativos afloramentos simbólicos.
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1046 0 bytes Ulusofona http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm |
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