Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Tradição, mercado e poder: um estudo de caso das aproximações e conflitos entre o protestantismo his  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MENEZES, Jonathan
O campo religioso brasileiro dinamiza-se por sua constante mutação e plasticidade, e os historiadores, enfim, começam a preencher a lacuna que havia no âmbito da história sobre as religiões e religiosidades. No contexto em que crescem consideravelmente os trabalhos e pesquisas sobre esse fenômeno do campo social e cultural, que gravita em torno de práticas religiosas e representações do sagrado, denominado neopentecostalismo, a presente comunicação visa abordar a neopentecostalização das igrejas protestantes históricas, fato que, segundo apontam algumas pesquisas de estudiosos da religião, vem incrementando o patente colapso da identidade protestante, aliado à tão ponderada “crise das instituições tradicionais produtoras de sentido” na pós-modernidade.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Territorialidades religiosas no Brasil oitocentista: a imprensa evangélica e a implantação do presbi  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PEREIRA, Marco Aurélio Monteiro
Estudar a formação das identidades e das territorialidades religiosas evangélicas e especificamente, presbiterianas no Brasil, em seus primórdios de construção, coloca, inicialmente, uma questão que diz respeito ao próprio campo de abordagem. Os cientistas sociais tendem a ver a religião de diferentes formas. Em primeiro lugar, como uma forma de conhecimento associada à dimensão ideológica de opressão, produtora de ignorância, ao alienar o ser humano da compreensão das formas de opressão de classe por ele vivenciadas, por meio da promessa de salvação e de recompensa em outra vida. Em segundo, pesquisadores comprometidos com instituições religiosas tendem a ver a religião como a plena afirmação dos valores e estruturas organizacionais intrínsecos a elas. Possuem, normalmente, uma produção institucional e apologética.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Territorialidade e simbologia: o corpo como suporte sígnico, estratégia do processo identitário da i  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CORRÊA, Aureanice de Mello
De acordo com autores que se dedicam ao estudo da cultura afro-brasileira (REIS, 1991; VERGER, 1999; MOURA, 1995; BRAGA, 1987), estes, ao abordarem a emergência dos terreiros de candomblé na cidade de Salvador, não deixam de fazer uma referência à existência de uma irmandade de negros originada nos últimos anos do século XVIII - a Irmandade da Boa Morte - composta por mulheres negras de nação Keto e Gege e conhecidas como as Nagôs libertas da igreja da Barroquinha, logradouro localizado no seio da área central da cidade. Em suas obras destacam que esta confraria abrigava somente mulheres - organizadas pelos elos fraternos fomentados no cerne da lógica do movimento confraternial – e que estas são responsáveis pela fundação do primeiro terreiro de Candomblé – Ilê Axé Iyá Nassô Oká - considerado sob a ótica da Geografia Cultural como o prototerritório (CORRÊA, A M., 2001).
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