Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
A comunicação do religioso: a homilia sob a ótica de leigos e padres  |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MOURÃO, Ýleris De Cássia De Arruda
Pelo olhar dos leigos, padres, e pesquisadores em comunicação, liturgia e homilia, buscaremos apresentar subsídios sobre a relação entre homilia, comunicação e religião. Inicialmente defendemos a hipótese de que o discurso homilético é visto como uma fala retrógrada, cansativa e ineficaz, pobre em elementos de natureza comunicativa, principalmente nos aspectos da oratória. A metodologia científica foi desenvolvida com base em um olhar holístico, qualitativo e quantitativo e constatamos, na investigação que a homilia ainda é espaço de construção e reconstrução de ethos e visão de mundo. O discurso do padre durante a homilia ainda é considerado eficaz por grande parte dos leigos e na visão dos padres essa eficácia é relativa, depende de uma série de fatores, fato que será evidenciado no primeiro capítulo, no qual demonstraremos as categorias epistemológicas que surgiram na pesquisa empírica. Verificaremos que a religião exerce um enorme poder de persuasão por meio de seus símbolos, ritos e ideologias. No segundo capítulo, conheceremos a homilia sob a ótica da igreja católica apostólica romana e, no terceiro, mostraremos o fenômeno da comunicação e suas interfaces: desde a linguagem até a estética da oratória. Na conclusão demonstraremos alguns aspectos que justificam a não corroboração da nossa hipótese, esclarecendo que o poder simbólico é a palavra-chave para que o discurso homilético seja considerado eficaz por parte dos fiéis que o legitimam pela fé.
Palavras-chave: Homilía. Oratória. Religião. Padres.
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6555 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=84245 |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Igreja Metodista Livre: uma igreja evangélica japonesa no processo de inserção no Brasil  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
HIRAKAMA, Jorge Issamu
Este trabalho visa estudar o papel da Igreja Metodista Livre no Brasil, uma Igreja evangélica japonesa, no processo de inserção dos nikkeis e seus descendentes na sociedade brasileira. A primeira parte do trabalho narra a História Imigração Japonesa, na segunda parte, analisaremos a igreja de imigrantes. Na terceira parte, analisaremos o Metodismo, seu início na Inglaterra, Estados Unidos da América, Japão e Brasil. Depois, analisaremos a Igreja Metodista Livre no Brasil e o seu desenvolvimento entre os nikkeis e seus descendentes, comparando com o Concílio Brasileiro, vertente da Igreja dedicada ao trabalho entre os não-descendentes de japoneses.
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6526 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=87294 |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
O sagrado na literatura infantil brasileira de 1950 a 1985  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PIEDADE, Amir Aparecido dos Santos
Este trabalho analisa a Literatura Infantil brasileira no período de 1950 a 1985 e tem como objetivo principal identificar em quais autores, cujas obras estão publicadas até hoje, se encontram referenciais ao Sagrado, seja em poesia ou prosa. A metodologia utilizada foi a pesquisa em publicações de Literatura Infantil e a hermenêutica das obras dos autores selecionados. A hipótese é que as marcas do Sagrado deixadas pelos autores em nenhum momento devem ser vistas como evangelização e catequese, mas como encontro lúdico e amoroso com o Transcendente. E, também, podem servir de orientação para os novos autores e para o mercado editorial que não há problema algum em publicar textos que contenham representações, símbolos ou manifestações do Sagrado para crianças, pelo contrário, ajuda-as a vivenciarem a experiência com o Sagrado como parte integrante de sua formação e que pode acompanhá-las, sem nenhum problema, pela vida afora, contribuindo à formação individual e coletiva e a busca de compreensão para os grandes questionamentos existenciais da humanidade.
Palavras-chave: Literatura Infantil. Sagrado. Poesia. Transcendente. Criança. Educação. Religiosidade.
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6396 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=30705 |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Ìyàmi: símbolo ancestral feminino no Brasil  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
AZEVEDO, Vanda Alves Torres
Ìyàmi, mãe primordial, divindade das práticas religiosas afro-brasileira em seu símbolo originário, é nosso objeto de estudo. Ìyàmi é fundamental nos cultos de origem africana. Estudar e investigar os conhecimentos reais sobre a concepção de Ìyàmi, sua venerabilidade, sua influência na prática do culto aos orixás, bem como seus símbolos, sua celebração, suas rezas e suas louvações são os nosso objetivos. Resgatar a identidade de Ìyàmi é tarefa árdua, pois implica na superação do preconceito e da visão redutiva deturpada que se fez sobre o aspecto ancestral feminino. Ìyàmi, Mãe Ancestral, divindade mítica, representação coletiva das entidades genitoras ancestrais femininas, divindade das práticas religiosas afro-brasileiras. Ìyàmi veio para o Brasil com descendentes de populações da África Ocidental, mãe primordial, matriz primeira da qual advém toda a criação do mundo material.
Palavras-chave: Ìyàmi. Mãe ancestral. Guèlèdè. Símbolo. Feminino.
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5556 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=30786 |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
O desenvolvimento do julgamento moral e a educação de valores na disciplina de ensino religioso  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SEBBEN, Kelly Sartori
O presente trabalho tem o propósito de descrever etapas da história recente da disciplina de Ensino Religioso, sua trajetória e atual legislação, entender o desenvolvimento moral do indivíduo, observando as fases que o mesmo passa até chegar a um nível de maturidade em termos de moralidade; definir o que são valores, perceber como podem ser trabalhados na disciplina de Ensino Religioso e verificar se a educação de valores está presente na mesma. O objetivo dessa pesquisa é realizar um estudo sobre o desenvolvimento do julgamento moral na infância e pré-adolescência (educandos e educandas do Ensino Fundamental) e também sobre uma educação moral por meio de uma educação de valores na escola, especificamente na disciplina de Ensino Religioso. A pesquisa foi efetivada através de uma revisão bibliográfica e pesquisa social numa escola estadual, na cidade de Passo Fundo/RS. O método utilizado para a abordagem do problema foi o qualitativo, e quanto ao objetivo geral, em termos de instrumento de coleta de dados, utilizaram-se dois questionários, sendo que um foi respondido por educadores/as e o outro pelos educandos/as da escola, visando identificar o que é trabalhado na disciplina de Ensino Religioso e se a educação de valores está inserida no meio educacional. Como resultados, pode-se afirmar que a educação de valores está presente, mesmo que implicitamente, na disciplina de Ensino Religioso da escola pesquisada.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Educação integral. Desenvolvimento moral. Valores.
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2964 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=61956 |
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