Educadores

Ínicio : Física : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Uso de animações visando à aprendizagem significativa de Física Térmica no Ensino Médio Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
GONÇALVES, Leila de Jesus

Neste projeto utilizamos tecnologias educacionais – vídeos, animações e simulações interativas de eventos físicos – como atividades complementares às aulas expositivas e demonstrativas, visando à aprendizagem significativa de Física Térmica no Ensino Médio.

Downloads 799  799  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Astronomia: motivação para o ensino de Física na 8ª série Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
MEES, Alberto Antonio

Este trabalho relata as atividades desenvolvidas em duas turmas de 8ª séries da E. E. de Educação Básica, no Estado de Goiás de Santa Cruz do Sul, RS, tendo como tema: Astronomia: motivação para o ensino de Física na 8ª série. Através de um levantamento bibliográfico sobre a história dos programas de ensino de Ciências do Rio Grande do Sul, conseguimos compreender o motivo do uso do livro didático de Ciências como fonte quase exclusiva de apoio à sala de aula. O embasamento teórico do trabalho acontece em cima de abordagens construtivistas, destacando Piaget e os períodos gerais de desenvolvimento cognitivo; Vigotsky e a interação social e as teorias de aprendizagem significativas de Ausubel e de Novak. Avaliação prévia do conhecimento dos alunos, a Física e o Universo, comparação entre o tamanho dos planetas e o Sol, atividades em grupo, uso da informática, visita ao planetário e práticas realizadas no laboratório de Física estão entre as atividades que relatamos neste trabalho. Percebemos pela empolgação dos alunos, pelos relatos por eles escritos, pela avaliação das aulas e do professor por parte dos alunos, pelos comentários positivos dos pais e direção da escola, que o tema tratado se mostrou pertinente para introduzir os estudos de Física na 8ª série e também pelo leque de conteúdos que podem ser trabalhados a partir da Astronomia, como a luz, calor, e até os movimentos, que na maioria dos livros-texto de ciências aparece como assunto introdutório à Física.

Palavras-chave: Astronomia. Ensino de Física.

Downloads 785  785  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/5385
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Um Estudo das Tendências em Teses e Dissertações Brasileiras sobre o Laboratório Didático de Física Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
ALVARENGA, Rodrigo Gontijo de

Nesta pesquisa, analisamos trabalhos acadêmicos sobre o laboratório didático de Física. Mais especificamente, investigamos a possibilidade de existir algum tipo de tendência ao longo do tempo em dissertações e teses defendidas no Brasil, nas últimas três décadas, que de uma forma ou de outra, abordam o tema laboratório didático de Física. Para isso, tomamos uma amostra composta por 17 trabalhos: 15 dissertações e 2 teses que abordavam esta temática. Estes trabalhos foram analisados qualitativamente buscando identificar as seguintes categorias: Objetivo da pesquisa; Metodologia de pesquisa; Nível de ensino e Conclusões. Tal análise mostrou haver entre os autores a busca por novas metodologias de ensino de laboratório, bem como a comparação com as já existentes, como uma proposta de solução para os problemas de ensino e aprendizagem de Física. Observamos ainda uma forte queda no número desses trabalhos a partir da década de noventa. Tal fato é explicado a partir do advento do paradigma construtivista que coloca o laboratório didático de Física como um recurso coerentemente integrado no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Laboratórios de física. Didática. Física. Estudo e ensino. Trabalho.

Downloads 773  773  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Construção de um sistema de avaliação contínuo em um curso de eletrodinâmica de nível médio Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
BARROS FILHO, Jomar

Neste trabalho, propomos um sistema de avaliação contínuo e coerentemente integrado num curso de Física de Nível Médio, baseado em alguns pressupostos construtivistas; em síntese o problema desta pesquisa repousa no fato de que a avaliação do rendimento escolar, da forma que vem sendo utilizada na maioria das escolas, não tem colaborado para gerar uma aprendizagem adequada aos seus educandos. Ao invés de dar subsídios ao professor, dizendo que tipo de ajuda ele precisa fornecer a cada aluno para que este consiga construir os seus conhecimentos, as avaliações têm servido ao controle da conduta e das atitudes dos estudantes em sala de aula. Especificamente, iremos elaborar e propor um curso de Eletrodinâmica. Este será composto por um conjunto de atividades de ensino que procurarão partir das concepções, sobre alguns fenômenos elétricos, que os alunos já possuam, questionando-os e buscando gerar neles conflitos cognitivos assim como a superação dessas concepções, através da construção de modelos explicativos mais elaborados. A cada atividade de ensino existirá, pelo menos, um instrumento de avaliação que possibilite acompanhar o desenvolvimento dos estudantes quanto à aprendizagem de habilidades que denotem conceitos, procedimentos e atitudes implícitos ao conteúdo de Eletrodinâmica. Além disso, faremos uma discussão propondo, também, uma maneira de compor a nota final dos alunos a partir da análise dos processos de ensino-aprendizagem vivenciados em sala de aula.

Palavras-chave: Avaliação educacional. Ensino de segundo grau. Construtivismo (Educação). Eletrodinâmica.

Downloads 721  721  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000188958
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Uma proposta para o ensino de eletrodinâmica no nível médio Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
MORAES, Maria Beatriz dos Santos Almeida

Neste trabalho é apresentada uma proposta para o ensino de Eletrodinâmica. A proposta visa tornar o ensino e a aprendizagem desta disciplina mais eficientes, usando metodologia e recursos apropriados para os novos tempos, de forma a despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento.

Palavras-chave: Física. Nível médio. Eletrodinâmica. Novas tecnologias. Construção do conhecimento. Aprendizagem significativa.

Downloads 709  709  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Uma experiência didática de inserção do microcomputador como instrumento de medida no laboratório de Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Lucia Forgiarini da

Neste trabalho foram elaboradas cinco atividades experimentais que envolveram o uso do microcomputador como instrumento de medida no laboratório didático de Física. As atividades foram do tipo abertas, de modo que os alunos tivessem oportunidade de explorar, testar e discutir soluções para todo o processo de medida, desde o uso de sensores nos sistemas de detecção, à conversão analógica/digital, passando pelos softwares.

Downloads 692  692  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!História e Filosofia da Ciência: da teoria para a sala de aula Popular Versão: pdf
Atualização:  24/8/2010
Descrição:
VANNUCCHI, Andrea Infantosi

Este trabalho discute a introdução de tópicos de História e Filosofia da Ciência no ensino de Física para o segundo grau. Procurou-se dar embasamento teórico para atividades com tal temática, tanto no que diz respeito a questões metodológicas, com a análise de resultados de pesquisas em Didática das Ciências, como, também, quanto aos conteúdos histórico e filosófico.

Palavras-chave: Atividade de ensino. Ciência e tecnologia. Ensino de Física. História da Óptica. História e Filosofia da Ciência

Downloads 642  642  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-15062005-164939/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Padronização de análises PIXE de amostras sólidas em alvos espessos Popular Versão: 
Atualização:  18/10/2010
Descrição:
ABURAYA, Jim Heiji

Este trabalho propõe a diluição de amostras sólidas numa matriz conhecida onde as características de perda de energia das partículas incidentes e auto absorção da radiação produzida estejam caracterizadas (exemplo: ácido bórico, grafite) e supostamente não sofram alterações devido à introdução da amostra (diluição). Para o cálculo do rendimento de produção de raios X em análises TTPIXE é proposto um fator de correção para alvos espessos, dependente exclusivamente da matriz diluidora, aplicado ao rendimento de produção de raios X de alvos finos.

Palavras-chave: Espectroscopia de raios x. PIXE.

Downloads 613  613  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Uma análise da história e filosofia da ciência presente em livros didáticos de física para o ensin Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
PAGLIARINI, Cassiano Rezende

Pesquisas atuais na área de ensino de ciências têm enfatizado a importância de uma formação científica humanística que seja ampla e geral, mais significativa para estudantes em todos os seus níveis de ensino.

Palavras-chave: História da ciência. Livros didáticos. Mitos científicos. Natureza da ciência. Pseudo-história.


Downloads 612  612  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Newton e a metafísica : uma proposta de ensino de física para o segundo grau a partir do resgate das Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
BARRETO, Márcio

Nesta dissertação de mestrado o leitor encontrará os principais aspectos da obra de Newton, vistos a partir das relações entre ciência e religião em seus escritos. O foco da análise é a lei da atração gravitacional, aqui utilizada como uma metáfora valiosa para o ensino de Segundo Grau, mais especificamente o ensino de Física. O resgate das origens do conceito de força à distância, baseado em autores como B. Dobbs, R. Westfall, A. Koyré e outros, mostra que no ceme do pensamento científico moderno é possível encontrar respostas para questões essenciais da Educação do nosso tempo.

Palavras-chave: Física. Metafísica. Ciência. História.

Downloads 594  594  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 (4) 5 6 »