Educadores

Eureka Vestibular 2007 - Literatura 3 - Romantismo - Parte 1

Videoaulas ministradas por professores de ensino médio, focando a preparação para o vestibular. Os conteúdos das disciplinas foram pautados por meio de apostilas, e tiveram a orientação e supervisão do Departamento de Ensino Básico da SEED. Realizado em 2007.

Neste vídeo, o professor Marlus apresenta a aula de Literatura, tendo como foco o período Romantismo (1836-1881). O professor inicia a aula apresentando o histórico do Romantismo no Mundo e no Brasil e citando alguns autores e obras famosas da época. Ele também apresenta as características do Romantismo: ideologia burguesa; subjetivismo; sentimentalismo; idealização; evasão; harmonia com a natureza; liberdade e nacionalismo. O professor Marlus ainda comenta sobre as três gerações do Romantismo, citando os autores e suas obras: 1º Geração Romântica - pautada pelo nacionalismo e indianismo, destaque para o poeta Gonçalves Dias; 2º Geração Romântica - a do mal do século (tuberculose), morrer por amor, do ultrarromantismo, destaque para os autores Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire; 3º Geração Romântica - a do condoreirismo (liberdade), da geração escravagista, destaque para os autores Castro Alves, Tobias Barreto e Sousândrade.

Produção: TV Paulo Freire

Idioma: Português

Palavras-chave: Literatura. Romantismo. Gerações Românticas. Poesia nacionalista. Gonçalves Dias. Álvares de Azevedo. Casimiro de Abreu. Fagundes Varela. Junqueira Freire. Castro Alves. Tobias Barreto. Sousândrade.

Formato do Programa: Eureka Vestibular 2007 > Literatura 3 - Romantismo

Duração: 11min58s

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período em que ele foi editado.

  • 8041
  • 42
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações