Educadores

Divulgação e Notícias

19/05/2022

Grupos de estudos Formadores em Ação chegam perto das 20 mil inscrições em menos de três dias

Abertas no início desta semana, na segunda (16), as inscrições para a edição do 2º trimestre de 2022 do Formadores em Ação, da Secretaria de Estado da Educação e Esporte (Seed-PR), já passaram dos 18,2 mil professores e pedagogos inscritos nesta quarta-feira (18).

O programa consiste em grupos de estudos liderados por professores da própria rede estadual, que têm a proposta de abordar a prática em sala de aula aliada a metodologias ativas e tecnologias educacionais.

“Para essa segunda jornada [do ano] a gente está trazendo 42 opções de temáticas, cada dia crescendo um pouco mais. Na primeira a gente teve 32 opções, agora são 42 possibilidades de temas para [o professor] poder escolher e adequar à sua realidade”, diz a coordenadora do Formadores em Ação, Gilmara de Fátima Weingärtner.

Entre as novidades para o segundo trimestre estão os grupos de estudos dos itinerários formativos, de Projeto de Vida e Pensamento Computacional, voltados ao Novo Ensino Médio, e também os do programa Mais Aprendizagem. Há ainda os tradicionais grupos das disciplinas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e de temas transversais como Educação Especial, avaliação da aprendizagem, observação de sala de aula, gestão de sala de aula, recursos educacionais digitais, entre outros. Alguns dos grupos já estão com as vagas no fim — ao todo são 25 mil vagas.

“Todo mundo tem espaço para trazer a sua experiência e também a sua dúvida. Muitas vezes a gente está com alguma dificuldade em sala de aula e eu tenho um colega no meu grupo que consegue me ajudar com essa discussão. Então, trazer sua experiência, sua prática do dia a dia para contribuir, é momento para discutir sobre a aula para que a gente saia desse grupo com práticas melhores e possibilidades de aulas cada vez melhores”, ressaltou Gilmara.

Inscrições — As inscrições vão até o dia 27 de maio e são feitas diretamente pelo site RH Seed. Um tutorial em vídeo está disponível com o passo a passo do processo para quem tiver dúvidas.

Para se inscrever é preciso ser professor(a) ou pedagogo(a) da rede estadual de ensino do Paraná, QPM ou PSS, e ter disponibilidade para participar de uma reunião semanal remota de 1h40min (a carga horária total é de 40h). Para inscrição em turma específica do componente curricular, o professor deve estar suprido e atuando no componente.

A jornada terá início no dia 13 de junho e irá até 09 de setembro, com intervalo no recesso escolar em julho.

Formadores em Ação —  A formação através dos grupos de estudos acontece entre pares, ou seja, são dados e destinados pelos próprios professores da rede estadual de ensino, parte é de formadores e a outra de cursistas.

O conteúdo é desenvolvido com base em roteiros de ação elaborados pela Seed-PR e dividido em jornadas de formação. Cada professor formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, que desenvolvem as ações propostas e colocam o aprendizado em prática na sala de aula, com os alunos.

Além do aprendizado e certificação, os participantes recebem pontuação diferenciada para a classificação de distribuição de aulas em 2023 e remoção em 2022.

Formadores em ação


Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 18/05/2022. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.