Educadores

Divulgação e Notícias

12/02/2021

Grupo de estudos ‘Formadores em Ação’ tem novas datas para jornadas e processo seletivo

Assessoria de comunicação/Seed

O grupo de estudos ‘Formadores em Ação’ está com novas datas e prazos para 2021. O processo terá três avaliações para os interessados nas vagas de Professor Formador, e um novo calendário para o início das jornadas. As inscrições estão abertas desde o dia 6 de janeiro.

Além disso, o processo seletivo para professores formadores terá três datas, e os professores que não forem selecionados na primeira prova podem concorrer novamente. As provas serão sempre aos domingos, sendo a primeira avaliação no dia 21 de fevereiro, com inscrições até o dia 19 (sexta-feira). A segunda oportunidade acontece no dia 07 de março, com prazo de inscrição até dia 05. Por fim, a última avaliação vai ser no dia 28 de março, com inscrições até dia 25.

Os professores que se inscreveram como cursistas (até 07 de fevereiro) terão o início da formação no dia 22 de fevereiro, nas disciplinas que já estavam sendo abordadas em 2020 - Biologia, Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Química, respeitando o total de vagas disponíveis para esta oferta. As outras disciplinas vão iniciar no dia 22 de março, com a abertura de novas turmas para as disciplinas de 2020.

Para os cursistas é necessária apenas uma inscrição, com a qual o professor poderá participar de todas as jornadas. Os que iniciarem o grupo desde a primeira jornada vão completar um total de 100 horas de formação. As inscrições seguem normalmente, de acordo com o calendário:

Inscrição até 07/02 - formação inicia em 22/02;

Inscrição até 01/03 - formação inicia em 22/03;

Inscrição até 11/04 - formação inicia em 10/05;

Inscrição até 27/06 - formação inicia em 26/07;

Inscrição até 22/08 - formação inicia em 20/09.

“O principal objetivo do curso é ressignificar as práticas pedagógicas curriculares, aprimorando a formação de docentes”, diz Roni Miranda, diretor de Educação da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR). “Em 2020, tivemos ótimos resultados, com 8 mil professores participando como cursistas e mais de 500 como formadores. Por isso, neste ano, o projeto está sendo ampliado e haverá grupos que contemplam, também, os pedagogos”, destaca.

Sobre o curso - O programa é desenvolvido com base em roteiros de ação elaborados pela Seed e dividido em jornadas de formação. Cada professor formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, que desenvolvem as ações propostas e colocam o aprendizado em prática na sala de aula, com os alunos. Podem participar do grupo de estudo todos os professores da rede estadual de ensino que estejam atuando em sala de aula nas disciplinas em que a formação é proposta.

A professora Léia Desplanches dos Santos, que ensina Ciências e Matemática no município de Cerro Azul, participou do Formadores em Ação em 2020 e conta que o curso a auxiliou a utilizar novas ferramentas em suas aulas. “Foi um aprendizado incrível. Posso dizer com propriedade que a partir desse curso serei uma outra professora. É maravilhoso saber que estou no caminho certo”, comenta.

Mais informações sobre o Formadores em Ação estão disponíveis em https://sites.google.com/escola.pr.gov.br/grupodeestudosformadoresemacao/p%C3%A1gina-inicial e também no Edital n.º 14/2020 – DG/Seed.

 Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 11/02/2021. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.