Educadores

Divulgação e Notícias

22/08/2019

Escolha do Livro Didático: as obras mais escolhidas pelos professores serão utilizadas em toda a rede. Participe dessa escolha!

Assessoria de Comunicação/Seed

Em setembro, em data a ser definida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e informada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) acontece o processo de escolha do livro didático para os Anos Finais do Ensino Fundamental no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

A escolha desse ano vem com uma novidade: a Seed optou por escolher um material único para toda a rede estadual de ensino. Dessa forma, os livros didáticos com maior número de indicações por parte dos professores serão utilizados em todas as instituições de ensino da rede em 2020.

Segundo o superintendente da Educação, Raph Gomes Alves, uma das maiores vantagens do modelo de escolha “Material único” beneficia diretamente os alunos e professores. Os estudantes que precisarem mudar de escola não sofrerão prejuízos na aprendizagem por iniciarem em uma escola que está trabalhando em sala de aula conteúdos diferentes daqueles que eram abordados em sua escola anterior.

Há também vantagens para os professores, que terão mais facilidade no planejamento de suas aulas quando atuarem em duas ou mais escolas, uma vez que o livro didático é um suporte ao trabalho desenvolvido por cada professor junto às suas turmas e que cada aula é uma aula planejada de forma distinta.

Além disso, unificar o Material Didático para toda a rede traz uma melhoria significativa na logística de distribuição de livros, uma vez que as escolas poderão remanejar os exemplares excedentes para outras escolas, já que todas utilizam os mesmos títulos.

PARTICIPAÇÃO DA REDE – Diante dessa mudança do modelo de escolha, a participação dos professores da rede é fundamental, já que a Seed irá optar pelos títulos de cada disciplina com maior número de indicações feitas pelas escolas no sistema PDDE Interativo/Simec.

Para participar, é fácil: basta acessar o catálogo de livros didáticos disponibilizado pelo MEC na página do PNLD 2020, escolher o título de sua preferência e indicar para o diretor, que irá lançar a escolha no sistema PDDE Interativo/Simec.

O QUE É QUE UM BOM LIVRO DIDÁTICO TEM? – Para auxiliar esse processo de escolha, a Secretaria elencou as características que um bom livro didático deve ter, segundo professores e alunos responderam na consulta pública sobre material didático realizada em abril, que contou com a participação de mais de 22 mil estudantes e de mais de 9 mil professores.

Então, o que um bom livro didático deve ter? Segundo professores e alunos da rede estadual de educação, essas são algumas das características:

- Organização de conteúdos próxima ao do Referencial Curricular do Paraná;
- Comentários e sugestões relacionadas a estratégias exequíveis e possíveis de serem aplicadas em sala de aula;
- Possibilidade de adaptação aos textos e conteúdos referentes a assuntos do contexto local;
- Sugestões de novas intervenções pedagógicas e revisões das estratégias de ensino caso se observe que não houve domínio do conteúdo;
- Sugestões de diferentes metodologias para o trabalho com estudantes com dificuldades de aprendizado, com deficiência e altas habilidades;
- Sugestões para gestão de sala de aula, como sugestão de tempo de duração de cada atividade, possibilidades para organização da sala de aula etc.;
- Comentários, sugestões e respostas das atividades em destaque para facilitar a visualização.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 20/08/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.