Educadores

Divulgação e Notícias

03/07/2019

Secretaria e Defesa Civil lançam cartilha das Brigadas Escolares

Assessoria de Comunicação/Seed

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, juntamente com a Defesa Civil e a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, lançou hoje (2) a cartilha do Programa Brigadas Escolares - Defesa Civil na Escola.

Baixe aqui a cartilha das brigadas escolares

O material foi desenvolvido pela Defesa Civil em conjunto com as duas secretarias com o objetivo de explicar o funcionamento do Programa no âmbito escolar e realizar orientações de como agir em caso de emergências, considerando cada tipo de deficiência. Na cartilha, há orientações e dicas sobre o que fazer para ajudar estudantes surdos, com dificuldade de locomoção, autistas e cegos ou com baixa visão.

Para a chefe do Departamento de Educação Especial da Seed, Denise Matos, a cartilha prima pela inclusão, e isso é muito importante, podendo salvar vidas.

"A disponibilização de informações sobre os procedimentos adequados diante de situações de risco, como é o caso de incêndio, é muito importante. Há detalhes muito peculiares que quando são observados podem salvar a vida de uma pessoa com deficiência. Para tomar decisões corretas, é preciso dar acesso às informações e tornar público o procedimento correto", explicou.

Assista aqui a animação com as dicas de segurança para a escola

PAPER TOYS - Além da cartilha do Programa, foram lançados também dois “paper toys" em modelo 3D, que podem ser montados facilmente. Os modelos apresentados lembram figuras emblemáticas do Programa, sendo incluindo também um modelo que representa a figura do autismo.

Baixe aqui e aqui os modelos para imprimir e montar

PRESENÇAS - Compareceram ao lançamento o Superintendente da Educação, Raph Gomes Alves; o chefe de gabinete da Seed, Josimar Bochine; a chefe do Departamento de Educação Especial, Denise Matos; o diretor do Departamento de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Felipe Braga Cortes; e demais membros das Secretarias e da Defesa Civil.

 Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 02/07/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.